Você já percebeu que o cenário da comunicação está em constante transformação, certo? Neste contexto, o desafio do jornalista é encontrar novas maneiras de criar conteúdo e adaptá-los para diferentes plataformas com um objetivo em comum: manter uma conexão cada vez mais próxima com um público. O jornalista deve ser o profissional:

Responsável pela pesquisa, captação, produção e publicação de notícias, reportagens, entrevistas, artigos e imagens, de caráter jornalístico, para os diversos meios, veículos e plataformas de comunicação, sejam eles offline ou online

Com ética e transparência, que promove a difusão e acesso às informações e ao conhecimento científico e cultural, adequando as mensagens jornalísticas às características dos meios, linguagens e perfis dos públicos receptores

Que estuda técnicas de comunicação digital e empresarial, reportagem, redação, edição, fotojornalismo e de pesquisa

No curso de Jornalismo da Belas você aprenderá a importância da convergência de mídias, cultura e entretenimento, justamente para entender quais são os desejos dessa sociedade contemporânea. Para isso, você terá acesso a espaços como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • ORGANIZAÇÃO DO JORNALISMO
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • TEORIA E TÉCNICA DA NOTÍCIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • JORNALISMO EM AMBIENTE DIGITAL
  • 40
  • JORNALISMO IMPRESSO
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE RÁDIO
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE TV
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO
  • 60
  • COMUNICAÇÃO PÚBLICA
  • 40
  • CORRESPONDÊNCIA INTERNACIONAL E AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
  • 60
  • EXPRESSÃO, CORPO E VOZ
  • 40
  • LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO EM RTV
  • 40
  • MERCADO E NOVOS NEGÓCIOS EM JORNALISMO
  • 40
  • RADIOJORNALISMO
  • 80
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIRIGIDA
  • 40
  • TÓPICOS EM JORNALISMO - PROJETOS
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • EDIÇÃO DE IMAGEM EM RÁDIO E TELEVISÃO
  • 60
  • JORNALISMO DE REVISTA
  • 40
  • JORNALISMO INVESTIGATIVO
  • 40
  • JORNALISMO OPINATIVO
  • 60
  • LIVRO E GRANDE REPORTAGEM
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PROJETO E PLANEJAMENTO EDITORIAL
  • 40
  • TELEJORNALISMO
  • 80
  • TÓPICOS EM JORNALISMO - PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • GESTÃO DE JORNALISMO DIGITAL E ONLINE
  • 80
  • JORNALISMO CIENTÍFICO E EDUCATIVO
  • 40
  • JORNALISMO CULTURAL
  • 40
  • JORNALISMO DE CIDADE E COMUNITÁRIO
  • 40
  • JORNALISMO DE MODA
  • 40
  • JORNALISMO ECONÔMICO
  • 40
  • JORNALISMO ESPORTIVO
  • 40
  • JORNALISMO POLÍTICO
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • TÓPICOS EM JORNALISMO - METODOLOGIAS
  • 40
  • Subtotal
  • 440

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • AUDIOVISUAL, WEB E PROJETOS EDUCACIONAIS
  • 40
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA
  • 40
  • DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE
  • 40
  • DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM
  • 60
  • ÉTICA E LEI DE IMPRENSA
  • 40
  • FOTOJORNALISMO
  • 80
  • LABORATÓRIO DE JORNALISMO
  • 60
  • PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORAÇÃO
  • 40
  • TÓPICOS EM JORNALISMO - PLANEJAMENTO
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 220
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • 240
  • TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 640

Carga Horária Total do Curso

4 anos - 3600 Horas/Aulas


Mercado

Segundo o último Mapeamento da Indústria Criativa, a contratação de editores de mídias eletrônicas cresceu, em 2015:

12,6%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

Este dado indica que o ambiente digital representa um grande potencial de trabalho para os jornalistas, que também podem atuar em:

Veículos jornalísticos, agências de notícia, assessorias de comunicação e imprensa

Portais, sites e blogs de notícias

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Como os nossos alunos são avaliados:

Já conhece os 9 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

5 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

6 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

7 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

8 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

9 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 9 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

5 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

6 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

7 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

8 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

9 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Acontece

Volta às aulas do Time Belas Artes

Leia Mais

Vestibular Belas Artes 2019/2 está chegando!

Leia Mais

Time Belas Artes ganha 6º edição do Concurso Nacional de Paisagismo da ANP - Associação Nacional de Paisagismo

Leia Mais

Roda de conversa debate moradia e os espaços de vivência na cidade

Leia Mais