Você já percebeu que o cenário da comunicação está em constante transformação, certo? Neste contexto, o desafio do jornalista é encontrar novas maneiras de criar conteúdo e adaptá-los para diferentes plataformas com um objetivo em comum: manter uma conexão cada vez mais próxima com um público. O jornalista deve ser o profissional:

Responsável pela pesquisa, captação, produção e publicação de notícias, reportagens, entrevistas, artigos e imagens, de caráter jornalístico, para os diversos meios, veículos e plataformas de comunicação, sejam eles offline ou online

Com ética e transparência, que promove a difusão e acesso às informações e ao conhecimento científico e cultural, adequando as mensagens jornalísticas às características dos meios, linguagens e perfis dos públicos receptores

Que estuda técnicas de comunicação digital e empresarial, reportagem, redação, edição, fotojornalismo e de pesquisa

No curso de Jornalismo da Belas você aprenderá a importância da convergência de mídias, cultura e entretenimento, justamente para entender quais são os desejos dessa sociedade contemporânea. Para isso, você terá acesso a espaços como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • ORGANIZAÇÃO DO JORNALISMO
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • TEORIA E TÉCNICA DA NOTÍCIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • JORNALISMO EM AMBIENTE DIGITAL
  • 40
  • JORNALISMO IMPRESSO
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE RÁDIO
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE TV
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO
  • 60
  • COMUNICAÇÃO PÚBLICA
  • 40
  • CORRESPONDÊNCIA INTERNACIONAL E AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
  • 60
  • EXPRESSÃO, CORPO E VOZ
  • 40
  • LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO EM RTV
  • 40
  • MERCADO E NOVOS NEGÓCIOS EM JORNALISMO
  • 40
  • RADIOJORNALISMO
  • 80
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIRIGIDA
  • 40
  • TÓPICOS EM JORNALISMO - PROJETOS
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • EDIÇÃO DE IMAGEM EM RÁDIO E TELEVISÃO
  • 60
  • JORNALISMO DE REVISTA
  • 40
  • JORNALISMO INVESTIGATIVO
  • 40
  • JORNALISMO OPINATIVO
  • 60
  • LIVRO E GRANDE REPORTAGEM
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PROJETO E PLANEJAMENTO EDITORIAL
  • 40
  • TELEJORNALISMO
  • 80
  • TÓPICOS EM JORNALISMO - PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • GESTÃO DE JORNALISMO DIGITAL E ONLINE
  • 80
  • JORNALISMO CIENTÍFICO E EDUCATIVO
  • 40
  • JORNALISMO CULTURAL
  • 40
  • JORNALISMO DE CIDADE E COMUNITÁRIO
  • 40
  • JORNALISMO DE MODA
  • 40
  • JORNALISMO ECONÔMICO
  • 40
  • JORNALISMO ESPORTIVO
  • 40
  • JORNALISMO POLÍTICO
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • TÓPICOS EM JORNALISMO - METODOLOGIAS
  • 40
  • Subtotal
  • 440

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • AUDIOVISUAL, WEB E PROJETOS EDUCACIONAIS
  • 40
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA
  • 40
  • DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE
  • 40
  • DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM
  • 60
  • ÉTICA E LEI DE IMPRENSA
  • 40
  • FOTOJORNALISMO
  • 80
  • LABORATÓRIO DE JORNALISMO
  • 60
  • PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORAÇÃO
  • 40
  • TÓPICOS EM JORNALISMO - PLANEJAMENTO
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 220
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • 240
  • TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 640

Carga Horária Total do Curso

3600 Horas/Aulas


Mercado

Segundo o último Mapeamento da Indústria Criativa, a contratação de editores de mídias eletrônicas cresceu, em 2015:

12,6%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

Este dado indica que o ambiente digital representa um grande potencial de trabalho para os jornalistas, que também podem atuar em:

Veículos jornalísticos, agências de notícia, assessorias de comunicação e imprensa

Portais, sites e blogs de notícias

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Como os nossos alunos são avaliados:

Já conhece os 10 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - Journey

Programa que promove sessões gratuitas de meditação e yoga com o objetivo de otimizar o aprendizado e exercitar a concentração e o foco.

5 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

6 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

7 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

8 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

9 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

10 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 10 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - Journey

Programa que promove sessões gratuitas de meditação e yoga com o objetivo de otimizar o aprendizado e exercitar a concentração e o foco.

5 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

6 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

7 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

8 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

9 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

10 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Acontece

Roda de conversa debate moradia e os espaços de vivência na cidade

Leia Mais

Professora da Belas Artes é indicada a Prêmio Amigos do Mercado

Leia Mais

Professor do curso de Música, Tecnologia e Inovação promove encontro para apreciação de equipamentos

Leia Mais

Mostra Belas Artes seleciona obras de alunos de todos os cursos da instituição

Leia Mais