Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede

Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais

Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas

Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária

O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil inovador, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade. Essa formação só é possível porque, aqui, você terá acesso a espaços e experiências como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PRÁTICAS CRIATIVAS
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • MÍDIAS, NEGÓCIOS E PÚBLICOS - PROSPECÇÕES E ESTRATÉGICAS
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO E MERCADO
  • 40
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA AUDIOVISUAL
  • 40
  • CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA RÁDIO
  • 40
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • ECONOMIA E CADEIAS PRODUTIVAS
  • 60
  • FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
  • 80
  • MARKETING - PRODUTOS E SERVIÇOS
  • 80
  • SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E DA MÍDIA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PROJETOS
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, DISCURSO E PERSUASÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • EVENTOS E RELAÇÕES COM A IMPRENSA
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
  • 60
  • PLANEJAMENTO DE MARKETING
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE MÍDIA
  • 80
  • PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - METODOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE
  • 60
  • ESTATÍSTICA APLICADA À PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • ESTUDOS GRÁFICOS - PRODUTOS E POÉTICAS
  • 40
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • PRODUÇÃO GRÁFICA
  • 40
  • REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 80
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 420

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • BRANDING
  • 40
  • COMUNICAÇÃO E CRÍTICA CONTEMPORÂNEA - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • GESTÃO DE WEB E REDES SOCIAIS - PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
  • 40
  • INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
  • 40
  • MARKETING DIGITAL
  • 60
  • MONITORAMENTO E METRIFICAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO DIGITAL
  • 40
  • PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO
  • 80
  • SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PLANEJAMENTO
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 180
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 360

Carga Horária Total do Curso

3240 Horas/Aulas


Mercado

Segundo o último Mapeamento da Indústria Criativa, o número de empregos na área de publicidade cresceu, em 2015:

8,9%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

E as oportunidades de trabalho para os publicitários não se concentram em uma única atividade. O formado em Publicidade e Propaganda pode atuar em:

Agências de publicidade e propaganda e/ou de comunicação, produtoras de eventos e de criação (impressa, audiovisual e web)

Departamentos de comunicação e marketing de empresas privadas, públicas e do terceiro setor

Consultorias de comunicação e empresas de pesquisa, em projetos e empreendimentos autorais

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Como os nossos alunos são avaliados:

Já conhece os 10 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - Journey

Programa que promove sessões gratuitas de meditação e yoga com o objetivo de otimizar o aprendizado e exercitar a concentração e o foco.

5 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

6 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

7 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

8 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

9 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

10 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 10 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - Journey

Programa que promove sessões gratuitas de meditação e yoga com o objetivo de otimizar o aprendizado e exercitar a concentração e o foco.

5 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

6 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

7 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

8 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

9 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

10 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Acontece

Professora da Belas Artes é indicada a Prêmio Amigos do Mercado

Leia Mais

Professor do curso de Música, Tecnologia e Inovação promove encontro para apreciação de equipamentos

Leia Mais

Mostra BA expõe obras de alunos de Artes Visuais da Belas Artes

Leia Mais

Funcionamento da Central de Relacionamento da Belas Artes durante o Vestibular 2019

Leia Mais