Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede

Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais

Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas

Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária

O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil inovador, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade. Essa formação só é possível porque, aqui, você terá acesso a espaços e experiências como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

CICLO DE FORMAÇÃO

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PRÁTICAS CRIATIVAS
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • MÍDIAS, NEGÓCIOS E PÚBLICOS - PROSPECÇÕES E ESTRATÉGIAS
  • 40
  • GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 40
  • COMUNICAÇÃO E MERCADO
  • 40
  • Subtotal
  • 400

CICLO DE PROFISSIONALIZAÇÃO

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • MARKETING - PRODUTOS E SERVIÇOS
  • 80
  • FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
  • 80
  • ECONOMIA E CADEIAS PRODUTIVAS
  • 60
  • CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA AUDIOVISUAL
  • 40
  • CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA RÁDIO
  • 40
  • SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E DA MÍDIA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PROJETOS
  • 40
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • PLANEJAMENTO DE MÍDIA
  • 80
  • PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
  • 60
  • COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, DISCURSO E PERSUASÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE MARKETING
  • 40
  • EVENTOS E RELAÇÕES COM A IMPRENSA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - METODOLOGIAS
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 80
  • CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE
  • 60
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • ESTUDOS GRÁFICOS - PRODUTOS E POÉTICAS
  • 40
  • COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • PRODUÇÃO GRÁFICA
  • 40
  • ESTATÍSTICA APLICADA À PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PESQUISA
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO
  • 80
  • MARKETING DIGITAL
  • 60
  • GESTÃO DE WEB E REDES SOCIAIS - PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
  • 40
  • MONITORAMENTO E METRIFICAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO DIGITAL
  • 40
  • INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
  • 40
  • SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • COMUNICAÇÃO E CRÍTICA CONTEMPORÂNEA - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PLANEJAMENTO
  • 40
  • BRANDING
  • 40
  • Subtotal
  • 420

CICLO DE CONCLUSÃO

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • Trabalho de Conclusão de Curso TCC
  • 20
  • Tópicos em Comunicação
  • 40
  • Optativa
  • 120
  • Atividades Complementares
  • 180
  • Subtotal
  • 360

Carga Horária Total do Curso

3240 Horas/Aulas


Infraestrutura

Sala Stadium

Restaurante Otia

Hub Digital - Salas de Computação Gráfica

Mercado

Segundo o último Mapeamento da Indústria Criativa, o número de empregos na área de publicidade cresceu, em 2015:

8,9%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

E as oportunidades de trabalho para os publicitários não se concentram em uma única atividade. O formado em Publicidade e Propaganda pode atuar em:

Agências de publicidade e propaganda e/ou de comunicação, produtoras de eventos e de criação (impressa, audiovisual e web)

Departamentos de comunicação e marketing de empresas privadas, públicas e do terceiro setor

Consultorias de comunicação e empresas de pesquisa, em projetos e empreendimentos autorais

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Como os nossos alunos são avaliados:

Já conhece os 10 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - Journey

Programa que promove sessões gratuitas de meditação e yoga com o objetivo de otimizar o aprendizado e exercitar a concentração e o foco.

5 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

6 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

7 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

8 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

9 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

10 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Acontece

Professor do curso de Música, Tecnologia e Inovação promove encontro para apreciação de equipamentos

Leia Mais

Funcionamento da Belas Artes durante o feriado do Dia de Nossa Sra. Aparecida

Leia Mais

Belas Artes recebe novas certificações de qualidade pela NBR ISO 9001

Leia Mais

Belas Artes divulga edital do Vestibular 2019

Leia Mais