Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede

Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais

Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas

Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária

O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil inovador, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade. Essa formação só é possível porque, aqui, você terá acesso a espaços e experiências como:

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, ÉTICA E SOCIEDADE
  • 80
  • COMUNICAÇÃO, MERCADO E PÚBLICOS
  • 80
  • COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 60
  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA: PRÁTICAS CRIATIVAS
  • 40
  • Subtotal
  • 340
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 80
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS E REDES: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
  • 80
  • MARKETING - PRODUTOS E SERVIÇOS
  • 60
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 340
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • HISTÓRIA DA ARTE: DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX
  • 40
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
  • 80
  • AUDIOVISUAL, ROTEIRO E STORYTELLING
  • 80
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 40
  • Subtotal
  • 360
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 80
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 80
  • FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
  • 40
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 80
  • Subtotal
  • 360
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • BRANDING
  • 40
  • COMUNICAÇÃO E CULTURA VISUAL
  • 80
  • PLANEJAMENTO DE MÍDIA
  • 60
  • INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 40
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 60
  • Subtotal
  • 360
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ESTUDOS CULTURAIS E SOCIOLOGIA DA MÍDIA
  • 80
  • PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
  • 80
  • PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
  • 60
  • ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 40
  • OPTATIVA I
  • 40
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 20
  • Subtotal
  • 360
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE - PROJETOS
  • 60
  • PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO
  • 60
  • INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
  • 40
  • MONITORAMENTO E METRIFICAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL
  • 40
  • OPTATIVA II
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
  • 80
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 40
  • Subtotal
  • 360
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ORIENTAÇÃO
  • 20
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 60
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • 200
  • Subtotal
  • 280

Carga Horária Total do Curso

2760 Horas/Aulas


Mercado

Segundo o último Mapeamento da Indústria Criativa, o número de empregos na área de publicidade cresceu, em 2015:

8,9%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

E as oportunidades de trabalho para os publicitários não se concentram em uma única atividade. O formado em Publicidade e Propaganda pode atuar em:

Agências de publicidade e propaganda e/ou de comunicação, produtoras de eventos e de criação (impressa, audiovisual e web)

Departamentos de comunicação e marketing de empresas privadas, públicas e do terceiro setor

Consultorias de comunicação e empresas de pesquisa, em projetos e empreendimentos autorais

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Como os nossos alunos são avaliados:

Já conhece os diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

2 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

3 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

4 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

5 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

6 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 6 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

2 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

3 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

4 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

5 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

6 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Acontece

Professora da Belas Artes é indicada a Prêmio Amigos do Mercado

Leia Mais

Professor do curso de Música, Tecnologia e Inovação promove encontro para apreciação de equipamentos

Leia Mais

Belas Artes recebe novas certificações de qualidade pela NBR ISO 9001

Leia Mais

Belas Artes divulga edital do Vestibular 2019

Leia Mais