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Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade

Pós-Graduação

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Pós-Graduação

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Modalidade

Presencial

CAMPUS

Vila Mariana

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

SEG E QUA, das 19h00 às 22h40*
*+5 sábados de acordo com a matriz curricular

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

Torne-se um profissional preparado para redesenhar edificações e ambientes urbanos com performance sustentável, por meio de estratégias que aliem embasamento teórico, concepção vernacular e tecnologias diversas, em sintonia com a agenda global das principais cidades do mundo.
A Pós-Graduação em Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade, apresenta conhecimentos, técnicas e tecnologias para atuar em escalas diversas, do edifício à cidade. Para isso, aprofunda conceitos como cidades compactas, usos mistos, compacidade, hibridismo e mobilidade urbana, rebatidos aos desafios profissionais atuais.
O esgotamento do modelo de cidade atual, com a predominância do individualismo, da monofuncionalidade e da intolerância, torna necessário um estudo aprofundado de como habitar este espaço com qualidade, autonomia, e com a manutenção do protagonismo de culturas e realidades locais.

VALORES

Valores

Cursos de Pós-Graduação

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Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso de R$ 36.812,48*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 1.099,46*R$ 39.580,60*
B30R$ 1.301,19*R$ 39.035,91*
C24R$ 1.513,02*R$ 36.312,48*
D18R$ 2.017,36*R$ 36.312,48*
EÀ vistaR$ 30.865,60*R$ 30.865,60*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

A disciplina desenvolve a habilidade de compreensão geral e a análise crítica das principais certificações de sustentabilidade de edificações no Brasil, para possibilitar o manusear as normas como LEED, AQUA e Procel e ferramentas disponíveis para avaliação das estratégias específicas, em que terá contato com cases práticos para análise de certificação ambiental para um empreendimento existente.
A disciplina se propõe a introduzir aspectos da arquitetura ecológica por meio do projeto e pensamento construtivo e no conceito de integração da arquitetura com o meio: no uso apropriado de materiais, no fluxo da água e seus processos biológicos, produção de alimentos, eficiência energética, bioclimatismo e na capacidade de uma construção gerar impacto social positivo. Busca abordar conceitos de ecologia na habitação reconhecendo que nos princípios dos sistemas naturais pode-se identificar os caminhos para nossas atividades culturais.
Esta disciplina tem como objetivo identificar e interpretar os parâmetros determinados pelas condicionantes climáticas e pelas demandas de conforto ambiental dos usuários para a definição de estratégias de projeto arquitetônico sustentável. Para tanto, inicia-se pela coleta de dados climáticos do contexto local (temperaturas, umidade, ventos etc.), os quais devem ser sistematizados através de meios gráficos apropriados para sua análise. A interpretação destes dados permite a definição de diretrizes para a adoção de diferentes estratégias projetuais, tais como proteção solar, ventilação natural, massa térmica, entre outros. Exemplos de projetos em diferentes contextos climáticos serão apresentados como maneira de analisar as possíveis soluções. Finalmente, serão apresentados em caráter introdutório o uso de modelos de simulação eletrônica de performance ambiental.
A disciplina tem por objetivo identificar parâmetros relacionados ao corpo humano e seus movimentos de acordo com as atividades exercidas e, assim, entender as interações entre os usuários e os ambientes previstos, garantindo o uso adequado, saudável e seguro. Acrescido a isso, é necessário estudar e investigar a importância do Conforto Ambiental e da Ergonomia para a avaliação, idealização e produção de ambientes, edificações e produtos, traduzindo expectativas e necessidades dos usuários.
A disciplina em questão visa discutir a cidade contemporânea, as edificações, e os planos urbanos, que de algum modo representam os dilemas e os questionamentos consequentes da complexidade existente. O objetivo é contribuir ao enriquecimento do repertório de soluções e estratégias de intervenção, que promovem a urbanidade, além de exercitar o raciocínio crítico e a capacidade analítica para análises de fatos urbanos. São discutidos estudos de caso de diversas naturezas e escalas, além de critérios comparativos, métodos de análise, enfoques, e conceitos como mobilidade urbana, adensamento qualitativo, edifícios híbridos, e tudo que consta na agenda das grandes cidades que estão reinventando seus espaços públicos.
A disciplina aborda os atuais desafios e as principais ferramentas do planejamento ambiental para a cidade sustentável (urbanismo ecológico, infraestrutura verde e outros) e como a dinâmica entre ambiente natural e construído tem papel primordial nessa temática. Discute, ainda, o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente (federação, estados e municípios; organizações não governamentais e o setor privado como novos atores no processo de planejamento ambiental), bem como a legislação existente.
A implementação de estratégias de sustentabilidade em um projeto depende de diversos fatores, entre eles uma análise técnica do contexto e tecnologias disponíveis e uma análise econômica dos investimentos e respectivos retornos (diretos e indiretos). O estudo de viabilidade técnica nos direciona a sair das soluções óbvias e procurar iniciativas que façam sentido para o projeto. O estudo de viabilidade econômica, o planejamento dos investimentos e seu acompanhamento, são imprescindíveis para subsidiar as decisões, visando a implementação das estratégias de sustentabilidade nos empreendimentos. A disciplina propõe ampla visão das estratégias de sustentabilidade aplicáveis a diversos contextos e projetos de diferentes escalas, assim como formas de avaliar e comunicar seu impacto ambiental e econômico; dar condições que permitem planejar e administrar os custos ligados à sustentabilidade ao longo do desenvolvimento dos projetos e da construção de um empreendimento. Possui uma abordagem participativa, com aulas teóricas e exercícios práticos.
A disciplina apresenta o panorama da questão do desenvolvimento sustentável e discuti a necessidade de inovação no tratamento dos desafios e problemas existentes no ambiente construído. Proporciona o conhecimento organizado e sistematizado sobre a questão ambiental contemporânea e suas implicações na produção do espaço urbano, incluindo os estudos dos protocolos internacionais e seus reflexos nos processos de inovação de produtos, tecnologias e processos organizacionais.
Método conceitual e analítico para o desenvolvimento e concepção de processos participativos na implantação de projetos de intervenção com comunidades vulneráveis, com ênfase para diagnósticos participativos e comunicação social. Subsidiar o aluno na concepção de projetos que visam a participação social nas cidades a partir de referenciais, tecnologias de Diagnósticos, Comunicação e Intervenções físicas.
A disciplina aborda os aspectos quantitativos e qualitativos do conforto lumínico, a fim de propiciar a reflexão e discussão das questões envolvidas no projeto arquitetônico. Instrumenta o aluno para realizar estudos de insolação, avaliar as condições climáticas e os impactos das decisões de projeto no conforto lumínico dos edifícios, por meio modelos, ferramentas e métricas aplicadas ao dimensionamento de sistemas de iluminação natural.
A disciplina aborda os aspectos quantitativos e qualitativos do conforto térmico, a fim de propiciar a reflexão e discussão das questões envolvidas no projeto arquitetônico. Instrumenta o aluno para realizar estudos de insolação, avaliar as condições climáticas e os impactos das decisões de projeto no conforto térmico dos edifícios, por meio do balanço térmico e da aplicação de sistemas passivos de ventilação e geotermia. Promove o desenvolvimento do saber através da aplicação prática dos conteúdos teóricos apresentados. Os conceitos ambientais são expressos em um projeto arquitetônico desenvolvido em grupo.
A disciplina visa discutir conceitos e critérios metodológicos para projetos de intervenção em pré-existências, objetivando a sustentabilidade da memória histórica, artística e cultural. A paisagem cultural é um conceito amplo, e com desdobramentos diversos para a contemporaneidade, sendo assim, são analisados casos antigos e atuais, cotidianos e de exceção, visando extrair estratégias, e linhas de raciocínio para intervenções que valorizem as pré-existências. São apresentados alguns casos considerados polêmicos no patrimônio histórico dos últimos anos, promovendo debates entre os alunos, para instigar a percepção das complexidades existentes, e pontos de vista divergentes, em meio aos desafios da preservação do patrimônio histórico e desenvolvimento urbano.
A disciplina propõe uma abordagem, sob o ponto de vista das ciências sociais aplicadas da ampla cadeia de ações antrópicas entendida como gestão de resíduos sólidos e o planejamento urbano. Essa disciplina, propõem o desenvolvimento de análises de caráter interdisciplinar, com base em método científico, pesquisa, organização e desenvolvimento ao longo dessa disciplina por meio de seminários, aulas expositivas, discussões e visitas técnicas.
A disciplina desenvolve a habilidade de compreensão dos impactos ambientais e da sustentabilidade aplicável aos sistemas estruturais, e possibilita a análise e implementação de sistemas construtivos de menor impacto ambiental ao longo do ciclo de vida da edificação. Tem-se o contato com cases práticos para análise e definição de um sistema construtivo em madeira, metal ou concreto para um projeto modelo.
A disciplina de Tecnologias Sustentáveis proporciona e capacita o profissional definir parâmetros de projeto e retrofit adequados às características de construções sustentáveis e aborda conceitos de tecnologias solares passivas e proativas, bem como a relação entre arquitetura e clima; explora o impacto das variáveis climáticas no desempenho térmico e luminoso dos edifícios e demonstra características projetuais que podem reduzir os efeitos negativos, assim como outras que podem potencializar os efeitos positivos, no que diz respeito ao conforto ambiental e ao consumo racional de energia elétrica e reuso de água.
Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa. Desenvolvimento de TC – Trabalho de Curso.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Professores do curso

Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade

PROFA. ME. ELISA PEREIRA DE MACEDO

PROFA. ME. EVY HANNES

PROFA. ME. ELENA MARIA REZENDE

PROF. DR. MATHEUS FRANCO DA ROSA LOPES

PROF. ME. ANTONIO RODRIGUES NETTO

PROFA. ME. NATHÁLIA MARA LORENZETTI LIMA

PROF. ME. ANDRÉ VILLAS BOAS COELHO MENDES

PROF. ME. ROBSON DA SILVA MORENO

PROF. ME. TOMAZ AMARAL LOTUFO

PROFA. ME. MARIANA DE CILLO MALUFE SPIGNARDI

PROF. ME. LUIS FELIPE XAVIER

PROF. ME. ANTONIO RODRIGUES NETTO

Coordenador do Curso
Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP; Mestre pela FAU-USP; Advogado pela Faculdade de Direito – USP (São Francisco); professor na graduação de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; integrou a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes de jan/2012 a dez/2018. Experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na área de Planejamento Urbano e Regional; na área de Projeto Urbano de Sistema Viário e Transportes; e na área de Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

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