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Cenografia e Figurino

Pós-Graduação

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Pós-Graduação

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Modalidade

Presencial

CAMPUS

Vila Mariana

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

TER E QUI, das 19h00 às 22h40*
*+5 sábados de acordo com a matriz curricular

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

Capacite-se para desenvolver projetos cenográficos para espetáculos teatrais, desfiles de moda, exposições, shows, balés, televisão, bem como figurinos para espetáculos de teatro, ópera, cinema e televisão, algumas das muitas áreas carentes de profissionais especializados atualmente.
A Pós-Graduação de “Cenografia e Figurinos” tem a cenografia teatral como foco central dos estudos, utilizando como base para discutir áreas correlatas. As aulas propiciam o embasamento teórico e histórico, bem como conhecimento de técnicas construtivas e processos de composição artística.
Cenografia, no âmbito atual, está inclusa em quase todas as diversificadas modalidades do mercado de negócios. Apesar disso, poucas são as instituições especializadas e disciplinas específicas desta área, tornando esse curso referência para as companhias dedicadas às artes e entretenimento no Brasil.

VALORES

Valores

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Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso de R$ 34.291,95*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 1.023,14*R$ 36.833,23*
B30R$ 1.210,87*R$ 36.326,35*
C24R$ 1.407,99*R$ 33.791,95*
D18R$ 1.877,33*R$ 33.791,95*
EÀ vistaR$ 28.723,16*R$ 28.723,16*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

A caracterização (ou maquiagem cênica) é parte importante da composição cênica, auxiliando na criação de personagem em diálogo com a concepção dos figurinos. A disciplina aborda as diversas aplicações da caracterização em diferentes áreas: teatro, carnaval, musicais, televisão, publicidade, editorial de moda, dentre outros. Oferece noções teóricas e práticas sobre as funções expressivas e comunicativas da maquiagem teatral. Apresenta os materiais de uso da cosmetologia e técnicas de uso.
A Cenografia no cinema e na TV: como a cenografia está inserida no contexto da Direção de Arte. O entendimento do organograma da equipe de Arte; exercício de decupagem de roteiro. Linguagem e Estética. Espaços de Produção e Filmagem: Estúdio versus Locação. A Produção de Arte: responsabilidades da função, entendimento do roteiro e novo exercício de decupagem. Pesquisa de materiais e planilhas de orçamento. A Produção de objetos: responsabilidades da função, entendimento do roteiro. Pesquisa de objetos; particularidade da produção de objetos (termos de compromisso e responsabilidade; planilhas de orçamentos, administração de verba e cheques caução.)
Estudo da relevância da cenografia no mercado de eventos e sua intrínseca relação com o campo da Publicidade (stands em feiras), da Moda (desfiles) e da Museologia (exposições). Aborda o processo em todas as suas etapas de desenvolvimento. A definição da demanda, temas e briefings, processos criativos, estratégias de inserção de marcas e dos conteúdos propostos pela curadoria/direção. Apresentação de projeto (projeto preliminar e projeto executivo). Orçamento, adaptações de projeto e acompanhamento de montagem. Apresentação de técnicas e conceitos para a concepção dos espaços narrativos. Interdisciplinaridade e relação com instituições e agencias de produção cultural e agências comerciais.
Aborda, de maneira prática e teórica, a elaboração de trajes cênicos. Entender como o traje cênico se estrutura em minimamente seis aspectos: cor, forma, origem, movimento, textura e volume, investigando-os na teoria e na prática. Apresenta produções de referência do cenário mundial, trabalhos de figurinistas que atuam no Teatro e na Performance e que convidam à reflexão e ao fazer.
Aborda os processos criativos de confecção de figurinos, com referências teóricas contemporâneas em artes visuais, cinema, música e moda. Explora técnicas de confecção no uso de materiais convencionais e alternativos, texturas, cromática e possibilidades de significações de objetos, para a elaboração de projetos orientados em grupo.
Explora um conjunto de conhecimentos básicos, que permite aos alunos prosseguirem estudos mais avançados nas áreas emergentes da realidade virtual e da realidade aumentada, capacitando à realização de trabalhos voltados para a cenografia. Apresenta técnicas de modelagem de ambientes virtuais e tecnologias para desenvolvimento de ambientes virtuais e aumentados e de realidade virtual imersiva.
Trata a elaboração de trajes para televisão, publicidade e cinema, de maneira teórica e prática, provocando a reflexão sobre os valores simbólicos e conceitos inerentes no uso do traje. Toma exemplos históricos como base de repertório e recursos para a criação contemporânea, explorando as formas de olhar e criar. Entender a responsabilidade do trabalho: com o público, a equipe criativa e o elenco. Desenvolvimento de exercícios práticos de criação e composição de trajes.
A disciplina aborda a História da Cenografia por meio de cinco encontros temáticos que analisam as principais concepções artísticas referentes à antiguidade, renascimento, naturalismo, arte moderna e contemporânea. A disciplina parte da leitura de aspectos formais da cenografia estabelecendo as devidas contextualizações do período histórico, caracterizando um trabalho interdisciplinar em História da Cenografia. Trata a história da indumentária como subsídio para procedimentos criativos contemporâneos.
Aborda a História do Traje por meio de cinco encontros que estudam o percurso do figurino nas artes cênicas (teatro, balé e ópera), com suas diferentes funções e símbolos desde a Grécia clássica até os dias de hoje. Abrange as áreas das artes cênicas, da moda, do cinema e das artes plásticas, trabalhando a percepção visual dos alunos, o que potencializará a aplicação dos conteúdos da disciplina em projetos de figurino e cenografia.
Apresenta os fundamentos estéticos e técnicos da iluminação cênica, explorando as descobertas que deram origem a um pensamento sobre o trabalho do Lighting Designer e apresenta produções relevantes de referência neste campo. Traçar um painel do trabalho de iluminação relacionado à cenografia e ao espaço cenográfico, abordando processo criativo, estética da luz nos espetáculos, metodologia de trabalho, procedimentos e estudo de caso. Estende esta abordagem para áreas de atuação do cenógrafo: Teatro, Dança, Ópera, Shows musicais, Concertos, Eventos corporativos e Exposições.
Aborda a sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras. Apresenta e debate a partir de referências sobre a sonoplastia no teatro, cinema, rádio e televisão. Os alunos são estimulados a compreender e utilizar o som como um elemento de linguagem e, por meio de exercícios práticos, de edição e criação de sons, o aluno aprende a elaborar e articular os diferentes componentes sonoros de uma cena, com o objetivo de desenvolver o raciocínio narrativo, a leitura crítica a partir de um roteiro aplicado à cena.
Prática de projeto e de documentação de produção individual que reúne as habilidades e técnicas apreendidas pelo aluno. O desenvolvimento do projeto inclui as etapas de pré-produção, produção e execução, nas quais o aluno aplica as noções e aprendizados sobre processo criativo, organização, apresentação, realização e documentação do processo e seu resultado. Reúne ainda as referências dos processos anteriores na construção de um portfolio robusto de sua produção durante o curso, o que lhe dará subsídio para prosseguir no campo de pesquisa desejado para a realização de sua última etapa (o TCC).
Estudo dos processos de criação cenográfica considerando diversos aspectos pertinentes ao processo. Explora as possibilidades de tipologias e a expansão do espaço cênico teatral de lugares convencionais a não convencionais. Aborda a estética a partir do ponto de vista da cenografia e da definição do espaço cênico, bem como referências artísticas contemporâneas que estão na interface das Artes Visuais e do Teatro, convergindo para a prática e estética da cenografia, dos figurinos e da iluminação cênica. Ressalta a criação de repertório. Explora os modos do olhar e representar, tendo o desenho e a constituição de imagens como processo de pensamento e percepção de uma época em determinado lugar. Desenvolvimento de exercícios práticos, criação, composição e finalização por meio de diferentes meios e mídias.
Estuda as formas construtivas de elementos cênicos a partir de uma perspectiva sustentável. Aborda técnicas construtivas cênicas, apresentando noções de cenotecnia. Apresenta as possibilidades de materiais e suas diversas aplicações e potencial de reaproveitamento e transformação na construção e acabamentos de cenários, incluindo a qualidade pictórica da cena que permite a transformação visual da matéria empregada no cenário.
A disciplina investiga o uso de tecnologias digitais na composição cênica, oferecendo referencial de produção histórica e contemporânea, explorando o tema dentro de diversas áreas: teatro, dança, performance, filme, vídeo, instalações site-specific, ambientes imersivos e espaço público. Conduz para a prática de projeto na qual, além dos referenciais abordados, explora a linguagem e a estética da cena digital.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Professores do curso

Cenografia e Figurino

PROFA. ME. PAULA SILVEIRA DE PAOLI

PROF. DR. SAN PESTANA

PROF. DR. MARCELLO AMALFI

PROFA. ME. VICTORIA BONI VON POSER

PROF. DR. FAUSTO ROBERTO POÇO VIANA

PROF. ME. JAIME MARTIN VEGA ROCOBADO

PROF. DRA. CLAUDIA PINTO BEM

PROF. DRA. ARIANE VITALE CARDOSO

PROF. ME. RAFAEL VIEIRA BLAS

PROF. DRA. ADRIANA VAZ

PROF. DR. SERGIO LESSA ORTIZ

Coordenador do Curso
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2013). É sócio do escritório SLH Arquitetos Associados. Durante 11 anos foi sócio do escritório Sergio Santana Planejamento e Desenho da Paisagem, responsável pelo desenvolvimento de projetos importantes de arquitetura paisagística e urbanismo por todo país. Atualmente é professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e assistente de coordenação no curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do curso de pós-graduação em cenografia e figurino desta Instituição. Integra o Banco Nacional de Avaliadores da Educação Superior (BaSis) vinculado ao Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).Tem experiência nas áreas de Arquitetura, Paisagismo, Urbanismo e Artes, com ênfase em Cenografia e Indumentária, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, paisagismo, espaços livres, Barra da Tijuca(RJ), cenografia, indumentária, teatro e Peter Brook.

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