Cinema - EAD

Profissionais graduados de diversas áreas do conhecimento, que trabalham ou que pretendem trabalhar com a produção audiovisual.

Valores EAD

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – EAD
Valor do curso de R$ 25.000,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 742,85*R$ 26.742,77*
B30R$ 878,97*R$ 26.369,05*
C24R$ 1.020,83*R$ 24.499,95*
D18R$ 1.361,11*R$ 24.500,00*
EÀ vistaR$ 20.762,01*R$ 20.762,01*
 

Por que fazer esse curso?

O curso de pós-graduação lato sensu a distância em cinema tem duração de três semestres e mescla conhecimentos práticos com teóricos e históricos. Torne-se um profissional preparado para analisar e praticar exercícios cinematográficos, conhecendo as principais etapas de realização de uma produção e os momentos mais importantes da história do cinema, com destaque para filmes, realizadores e escolas cinematográficas.
A pós-graduação em EaD de cinema engloba conhecimentos sobre cinema, técnicas de produção e tecnologias avançadas utilizadas nessa arte a fim de prepará-lo para as áreas em que você pode atuar profissionalmente, além de apresentar a você como funcionam os processos de financiamento, de produção, de distribuição e de exibição de filmes cinematográficos.
O setor audiovisual é o que mais cresce na economia brasileira. De acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), a participação desse setor na economia brasileira cresceu cerca de 42%, passando de 0,38% em 2007 para 0,54% em 2013. Considerando-se o valor agregado do setor em valores correntes, o audiovisual passou de R$8,7 bilhões em 2007 para RS$24,5 bilhões em 2014.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

Abordagem histórica do cinema digital. Mercado audiovisual brasileiro.Economia criativa e cadeia produtiva do audiovisual. As janelas de exibição e os novos modelos de distribuição digital. O impacto das novas tecnologias. Novos modelos de negócio

Esta disciplina apresentará os princípios da direção audiovisual. Aplicação e uso dos conceitos de linguagem cinematográfica. Noções de tipos de plano e movimentos de câmera. Explicações sobre o roteiro decupado. E exemplos práticos de direção.

A direção de arte como ferramenta para a criação do universo visual de uma obra audiovisual de ficção – filme e série. A construção da realidade narrativa sensorial e plástica, a partir da premissa do roteiro. A relação entre a direção de arte e os outros departamentos constituintes de uma equipe.

A direção de fotografia como ferramenta para a criação do universo visual de uma obra audiovisual de ficção – filme e série. A importância da fotografia para a criação da linguagem audiovisual. Noções básicas de iluminação. As principais funções do departamento de fotografia.

A relação entre a edição e a pós-produção dentro de uma obra/produto audiovisual. Panorama histórico da montagem no cinema. Os principais conceitos e teorias da montagem cinematográfica. A construção de sentidos e emoções durante o processo de edição e montagem. Linguagens e procedimentos de edição e montagem. Introdução à prática da edição e da pós-produção digital.

Formação do cinema americano. A pluralidade de influências de outras artes na composição da encenação, da cenografia e dos diálogos. As transformações narrativas a partir do advento do som no cinema moderno. A força dos gêneros cinematográficos. As perspectivas autorais a partir da fusão de estilos e estratégias narrativas.

Formação do cinema na Europa. O papel dos espetáculos populares e das artes na formação e no desenvolvimento da linguagem cinematográfica e do estilo. A pluralidade de influências artísticas na composição da encenação e da cenografia. As transformações narrativas, a partir do advento do som no cinema moderno.

Esta disciplina apresentará os princípios da produção audiovisual em seus variados aspectos. Nossa discussão abrange o mercado audiovisual e suas políticas com enfoque no modelo contemporâneo, passando pela elaboração e gestão de projetos direcionados a diversos produtos audiovisuais.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

guilherme.bryan@belasartes.br

Currículo Lattes

É professor dos cursos de graduação de Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Artes Visuais e Produção Fonográfica e de pós-graduação em Direção de Arte e Cinema e Vídeo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Além disso, é diretor, roteirista e pesquisador da série 100 anos de samba, exibida pelo Canal Brasil, diretor e roteirista da série Os anos 80 estão de volta, exibida pelos canais Curta! e Viva, e professor de Introdução à História do Videoclipe, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. É doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Comunicação e Cultura pela ECA-USP. Também é autor do livro Teletema – a história da música popular através da teledramaturgia brasileira, da editora Dash, com Vincent Villari, e do Quem tem um sonho não dança – cultura jovem brasileira nos anos 80, editora Record. Foi chefe de Jornalismo da Rádio Brasil 2000 FM e subeditor da revista Cult, com textos publicados em jornais e revistas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: videoclipe, cultura brasileira, televisão, cinema e música.

TOUR 360

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades