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Design de Games

Bacharelado

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Modalidade

Presencial

CAMPUS

Vila Mariana

DURAÇÃO

8 Semestres

HORÁRIOS

MANHÃ, das 7h30 às 12h50

Sobre

O CURSO

Valores

Cursos de Graduação

Parcelas Mensais e Consecutivas
ManhãR$ 4.239,52*
*Valores sem desconto referente a 2024/1
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–
Já imaginou projetar um game inteiro, da história e criação de personagens até a programação dos gráficos? O formado em Design de Game é capaz de implementar um novo jogo de forma individual ou com o auxílio de uma equipe multidisciplinar. Afinal, ele é o profissional que:
Produz jogos, experiências imersivas, simuladores para computadores, smartphones, consoles de videogame e complexos sistemas de realidade virtual, além de games recreativos
Possui formação que abrange competências distintas, que vai de técnicas como programação à capacidade de criar ilustrações, esculturas e animações 3D
Estuda o comportamento e as características do grupo para o qual o jogo é produzido, assim como sempre analisa as tendências do mercado
Desenvolve talentos específicos e atua como programador, artista gráfico, animador, roteirista, coordenador de projetos, diretor de arte, sound designer, entre outras áreas

Como é nossa

Matriz Curricular

DISCIPLINASHORAS
CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA40
DESENHO DE OBSERVAÇÃO80
DIGITAL STORYTELLING40
FERRAMENTAS DIGITAIS80
HISTÓRIA DA ARTE: DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX40
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA40
METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN40
PERCEPÇÃO VISUAL40
PRINCÍPIOS DOS JOGOS40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 1 – JOGO ANALÓGICO60
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ALGORÍTMOS E LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO80
DESENHO DE MODELO VIVO40
DESIGN DE PERSONAGENS40
GEOMETRIA40
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA40
HISTORIA DO DESIGN40
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE40
PRINCÍPIOS DE ANIMAÇÃO 2D80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 2 – ANIMAÇÃO60
ROTEIRO E STORYBOARD PARA ANIMAÇÃO E JOGOS40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ANIMAÇÃO 2D DIGITAL40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I40
EDIÇÃO DE VÍDEO40
ERGONOMIA40
ILUSTRAÇÃO DIGITAL40
MECÂNICAS DE JOGOS E DOCUMENTAÇÃO40
PROGRAMAÇÃO BÁSICA PARA JOGOS80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 3 – JOGO 2D60
PROTOTIPAGEM RÁPIDA PARA JOGOS40
SOUND DESIGN PARA JOGOS80
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II40
CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL40
DESENHO DE CENÁRIOS E AMBIENTES40
DESIGN E SUSTENTABILIDADE40
HISTÓRIA DOS JOGOS40
LEVEL DESIGN40
MODELAGEM 3D DIGITAL80
OPTATIVA I40
PROGRAMAÇÃO: FÍSICA APLICADA PARA JOGOS80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA IV – PERSONAGEM E AMBIENTAÇÃO 3D60
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III40
BALANCEAMENTO DE JOGOS40
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS40
METODOLOGIAS ÁGEIS PARA PRODUÇÃO DE JOGOS40
OPTATIVA II40
PROGRAMAÇÃO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA V – JOGO 3D60
RENDERING E PÓS-PRODUÇÃO PARA JOGOS 3D40
RIGGING E ANIMAÇÃO 3D80
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV40
DESIGN DE INTERAÇÃO PARA JOGOS40
DESIGN DE INTERFACE PARA JOGOS40
DIREÇÃO DE ARTE PARA JOGOS80
GAME CULTURA40
LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM40
MÍDIAS SOCIAIS E MONITORAMENTO40
OPTATIVA III40
PROGRAMAÇÃO E PROTOTIPAGEM PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA VI – DISPOSITIVO MÓVEL60
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V40
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO40
GAMIFICAÇÃO80
GESTÃO DE PROJETOS40
JOGOS E REALIDADE VIRTUAL40
MARKETING: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MONETIZAÇÃO PARA JOGOS40
PROGRAMAÇÃO AVANÇADA E IMPLEMENTAÇÃO DE JOGOS80
SERIOUS GAMES40
TCC: PESQUISA E PROJETO40
TÓPICOS EM DESIGN40
SUBTOTAL480
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI40
GESTÃO DE NEGÓCIOS PARA JOGOS40
JOGOS: USABILIDADE E PLAYTEST40
PRODUÇÃO DE PORTFÓLIO PARA INDÚSTRIA DE JOGOS40
PROGRAMAÇÃO: TECHNICAL ARTS80
TCC: PRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO40
SUBTOTAL280

TOTAL

3.760 Horas
8 Semestres
4 anos

O aluno deverá cursar 120 horas de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído por LIBRAS e por outras disciplinas ofertadas pelos cursos EAD da Instituição.

PROFA. MS. ADRIANA VALESE

Coordenadora do curso

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), com Especialização em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2001) e Especialização em História da Arte pela FAAP (1991). Graduação em Educação Artística pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1986). Leciona desde 1989 em cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Artes, Arquitetura, Design e Moda. Atuou como coordenadora acadêmica de cursos de Graduação em Artes e Design e como diretora acadêmica da área de Artes, Arquitetura, Design e Moda. Professora nos cursos de Desenho de Animação e Design de Games no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e coordenadora do CST em Design de Animação e do curso de Design de Games na mesma instituição.

Exclusividades
para o

#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.

Guia da Faculdade: Melhor curso de Design de Games da Região Sudeste.

NEI
BA creative collectibles
Nota máxima MEC
logo STB - student travel bureal, exclusividade Belas Artes

COMO É

O MERCADO DE TRABALHO
ícone Brasil milhões - Design de Games
O setor de games cresceu 20% em 2020, no Brasil e movimenta mais de R$ 152, 9 bilhões.
ícone Brasil polo jogos - Design de Games
O Brasil está se tornando um polo de desenvolvimento de jogos eletrônicos com mais de mil desenvolvedoras formalizadas, de acordo com a Abragames.

935 mil

É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
ícone carreia games exterior - Design de Games
Há infinitas possibilidades de carreira nos renomados estúdios de jogos do Brasil ou no exterior, especialmente Canadá e Estados Unidos e desenvolvendo sua própria empresa. 
ícone crescimento pib criativo
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%

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