Design Digital e novas mídias

Profissionais do Design (Gráfico, Produto, Interiores e Moda), Arquitetura, Comunicação Social (Publicidade, Propaganda e Jornalismo), Marketing, Ciências da Informação, e/ou com vivência em cargos executivos.

09/08

Início da próxima turma
TER e QUI

Valores SÃO PAULO

VALORES*

Valores* dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – São Paulo
Valor do curso de R$ 34.639,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser paga*Valor Final*
A36R$ 1.035,03R$ 37.261,08
B30R$ 1.224,69R$ 36.740,83
C24R$ 1.422,46R$ 34.138,93
D18R$ 1.896,61R$ 34.139,00
EÀ vistaR$ 28.935,47R$ 28.935,47

 

Por que fazer esse curso?

Torne-se capaz de desenvolver projetos interativos e funcionais para o mercado, coordenando e gerenciando a interação e a interface para as mídias sociais. Consiga traduzir estratégias empresariais diversas para esses ambientes digitais.
A Pós-Graduação de “Design Digital e Novas Mídias” permite a compreensão e o acompanhamento das transformações nas áreas de comunicação, design digital e novas mídias, estimulando uma pesquisa aplicada no ambiente de negócios.
O mercado de maneira geral procura designers com um olhar mais apurado sobre as plataformas digitais. Afinal, esses ambientes proporcionam uma gama de oportunidades e soluções para o cotidiano das pessoas, da sociedade e dos relacionamentos.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

A disciplina apresenta os princípios, critérios e recomendações para IHC, e introdução às técnicas para projetos. Maior detalhamento sobre técnicas de interação e avaliação de usabilidade e o desenvolvimento de um projeto para aplicação. Apresentação das técnicas de acessibilidade à Web e sua aplicabilidade em projetos. Apresentação e aplicabilidade de novas tecnologias que ampliem e melhorem a interação na área digital.

A disciplina inicia com um panorama sobre o consumo na sociedade contemporânea para, em seguida, caracterizar o consumidor contemporâneo. Dentro de uma abordagem geral do comportamento do consumidor, desde o campo psicológico até as influências socioculturais, são enfocados o perfil da geração digital, o problema da segmentação do mercado atual e seus critérios, para concluir com as técnicas de pesquisa do consumidor, fornecendo uma visão geral das formas consagradas até as mais novas.

A disciplina aborda a experiência do usuário com base em fatores motivacionais que contribuem para o engajamento dentro de um produto de design. Estudos sobre hedonomia com foco em sistemas digitais. Permeia a usabilidade. Conceituação de interface para experiência e arquitetura da Informação como suporte aos projetos de experiência.

Definição, caracterização e paradigmas das interfaces digitais. Contexto histórico e cultural do Design de Interfaces, observando as novas tecnologias e os mais variados tipos de interfaces e domínios, incluindo os cenários e contextos. Identificação dos processos, métodos e técnicas de desenvolvimento das interfaces para o meio digital interativo. Conceito de informação e navegação no meio digital interativo.

Design enquanto estratégia para criar valor à marca, produto, embalagem ou no desempenho dos serviços. Planejamento estratégico de marketing e a importância nas relações do design digital, do desempenho da empresa e da gestão do design, utilizando modelos mentais e canvas para execução de novos projetos.

Definição e objetivos da gestão da marca. Conceitos e definições de posicionamento estratégico, classificação e estratégias digitais. Construção de imagem de marca em redes sociais. Integração de social media marketing às estratégias off-line e online. Gestão de marcas e reputação no ambiente digital.

Conceitos de Empreendedorismo. Criação de novos negócios. Visão empreendedora e estratégica no processo de geração, estruturação e gestão de negócios, produtos e serviços em empresas.

A disciplina compreende as diversas fases e processos de gamificação para interfaces digitais, metodologias e limitações e sua aplicabilidade estratégica de marketing na gestão dos negócios. O uso de design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar as pessoas, atingir objetivos e resolver problemas.  O mercado e as formas de resolver problemas de comunicação por meio de estratégias de jogos. Estado de Flow e suas aplicações práticas.

A disciplina de caráter teórico aborda os conceitos de cibercultura, hipermídia e novas mídias e discute suas características como forma de ampliar as possibilidades de aplicações na concepção da produção cultural, em especial no campo do design digital. 

Teoria da Imagem. Linguagem visual, elementos e composição da imagem. Leis da Gestalt. Experiência estética e midiatização – interações sociais imagéticas. Juízo e percepção. Psicologia das massas, pertencimento e identidades (trans)nacionais mutáveis. Narrativas imagéticas na web. Transmídia e Convergência: como o apelo visual se encaixa nos mais variados formatos de mídia. A transformação dos meios e a força da criação de conteúdos individualizada e monetizada. O paradigma da criação e distribuição capilarizada.

A disciplina contempla o comportamento dos usuários da web e a interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Evolução da junção de IoT, Big Data e Inteligência Artificial no processo criativo e no desenvolvimento de produtos e serviços. A humanização dos dados e a necessidade em mapear e filtrar informações relevantes nas novas estratégias de comunicação.

A disciplina de Métricas e Monitoramento de Resultados aborda, por meio de estudos de caso atualizados, como as empresas de diferentes áreas de atuação podem medir resultados obtidos com campanhas de marketing e de comunicação, a partir da utilização de mídias novas e tradicionais. Serão estudadas as estratégias de monitoramento utilizadas pelas empresas para obter as informações importantes sobre o mercado atual consumidor.

A disciplina busca apresentar a cultura da convergência por meio da economia de compartilhamento, com foco no entrelaçamento entre mídias sociais digitais e novas mídias.

A disciplina contempla, por meio dos conceitos de semiótica aplicada, uma abordagem crítica da imagem enquanto fenômeno portador de sentido nas sociedades contemporâneas, desenvolvendo a sensibilidade para diferentes modos e técnicas do olhar.

A disciplina trata dos conceitos relacionados a dispositivos móveis conectados à internet e sua implicação no estabelecimento da internet das coisas. Contempla também questões de prototipagem de produtos interativos como automação embarcada, usabilidade e ergonomia.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

PROFESSORES

COORDENAÇÃO

marcia.auriani@belasartes.br
Currículo Lattes

Coordenadora de cursos de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e gestora executiva do Portal InfoBranding. Atua no mercado corporativo como palestrante e consultora e no acadêmico como coordenadora e professora de pós-graduação e MBA em todo o Brasil. Participação de duas imersões internacionais a polos de tecnologia como o Vale do Silício, nos EUA, e Tel-Aviv, em Israel. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Pós-graduada em Administração em Marketing pela Fundação Álvares Penteado, Graduada em Administração de Empresas, extensão em Marketing Digital pela HSM Educação, Ensino Superior pela Laureate International Universities, Propaganda e Marketing pela ESPM e Design Management pela LBDI. Acumula também os títulos de extensão internacional em Negócios na EOI (Madrid) e na Andrés Bello (Chile), Autora e organizadora de 10 livros com foco em branding, negócios, design e gestão em economia criativa e assina diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior; além disso, trouxe para São Paulo o III Congresso Internacional de Branding em 2016. Representou o Brasil como jurada do concurso internacional The Best Brand Awards 2015 e novamente em 2018.

TOUR 360

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