Design Estratégico

09/08

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TER e QUI

Valores

VALORES

Valores* dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – São Paulo
Valor do curso de R$ 29.690,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser paga*Valor Final*
A36R$ 885,06R$ 31.862,09
B30R$ 1.047,23R$ 31.416,84
C24R$ 1.216,25R$ 29.189,94
D18R$ 1.621,67R$ 29.190,00
EÀ vistaR$ 24.736,45R$ 24.736,45

Por que fazer esse curso?

A criatividade é inerente ao ser humano, e o design é parte essencial da prática do pensamento criativo no mercado, envolvendo cultura, negócios, ciência e a vida cotidiana. O design estratégico visa administrar a mudança no processo de inovação, passa a ser uma ferramenta eficiente para a gestão de novos produtos, serviços e experiências emocionais com diferenciação para as empresas e mercado. Capacitar um profissional criativo para ser um gestor do design é um grande diferencial competitivo neste mercado globalizado e sem fronteiras.
O curso de pós-graduação em Design Estratégico da Belas Artes visa preparar o profissional para ser um gestor analítico com visão de mercado, design, estratégia e identidade e cultura organizacional da empresa.
O objetivo é controlar a coerência da atividade de design na organização e inserir o design em um processo de inovação na construção de uma vantagem competitiva e sustentável. E cada vez mais, as empresas precisam deste profissional criativo com espírito inovador, que saiba liderar equipes, tomar decisões eficientes e com capacidade para interpretar números e assim gerenciar projetos diferenciados no mercado.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

A disciplina contempla a gestão e a conceituação de marcas, desde o propósito, posicionamento, arquitetura de marcas, brand equity e o composto de marketing nos ambientes online e offline na sustentação do valor da marca na era digital e gestão estratégica do marketing do negócio.

Aborda os principais conceitos relacionados ao comportamento do consumidor, avaliando diversidades, necessidades e motivações na tomada de decisão de compra, a personalidade e comportamento, os ambientes social e cultural como fatores de influência no estilo de vida. O processo de tomada de decisão individual e empresarial e o comportamento do consumidor na sociedade em que vive. Privilegia a forma de pesquisar o consumidor e a segmentação de mercado. Discute aspectos cognitivos (necessidades, percepções e atitudes), descritivos (demográficos e psicográficos) e as influências do ambiente no comportamento (cultura, família e situação).

A disciplina apresentará as interações entre todas as pessoas envolvidas no serviço, e não apenas o consumidor. Serão abordado os processos, os espaços, os dispositivos onde esses serviços acontecem e da experiência que a empresa deseja que os usuários tenham com o serviço.

A disciplina aborda o design como parte da estratégia de negócios da empresa e seus ambientes mercadológicos, antecipando uma visão clara dos futuros mercados e da concorrência, criando mercados e prevendo tendências.

A disciplina abordará a função do UX Designer em todo o sistema e em todos os aspectos do ecossistema e em todos os aspectos do mapeamento da experiência do usuário, personas, consumer journey, maps, entrevistas, elaboração de cenários de uso.

A disciplina contextualiza a sustentabilidade na sociedade contemporânea do ponto de vista histórico e conceitual, relacionando o design com a problemática. Apresenta os conceitos de eco design, design para sustentabilidade, fundamentos e exemplos práticos. Introduz conceitos de gestão ambiental, procedimentos e ferramentas. Analisa e experimenta metodologias de eco design e design para sustentabilidade aplicadas no contexto da gestão do design.

Compreensão dos conceitos, na prática, do pensamento do Design Thinking, capazes de estimular a cultura da inovação constante e a solução de problemas da complexidade, de forma a produzir produtos e serviços capazes de alinhar as estratégias corporativas à experiência desejada de consumo.

A disciplina irá tratar da natureza da profissão, as diversas áreas em que o design é praticado e os vários métodos que os profissionais de design empregam em seu trabalho.

A disciplina aborda os processos gerenciais de tomada de decisão, no que tange aos resultados financeiros do negócio, por meio do entendimento da interrelação entre o desempenho financeiro e os planos de ação previstos ou em curso. Enfoca o uso do custo na tomada de decisão e os fundamentos do planejamento financeiro.

A disciplina é determinante para uma execução projetual bem feita e, principalmente, para obter uma diferenciação de mercado. O ato de gerenciar um projeto se trata de aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas que visam a garantir o sucesso do mesmo, envolvendo todas as fases de planejamento, execução e fase final.

A disciplina irá apresentar os conceitos básicos de marca e identidade da marca e sua gestão estratégica em todos os pontos de contato a partir do posicionamento da marca. Do design estratégico do símbolo à gestão da identidade corporativa, com enfoque nas relações entre design, gestão de marcas e estratégia de negócios e contempla a integração entre identidade e valor de marca.

A disciplina busca apresentar a cultura da convergência por meio da economia de compartilhamento, com foco no entrelaçamento entre mídias sociais digitais e novas mídias.

O ato de liderar envolve uma perspectiva de desenvolvimento e uma visão estratégica, captando do processo, o caminho, as pessoas, o antes, o durante e o depois, tendo em vista o objetivo e o futuro na ação. A disciplina irá trabalhar o papel do líder do design e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes. Formação de Equipes de alto desempenho: a diversidade como valor estratégica do negócio. Conflito entre gerações. Empowerment. Estilos gerenciais e perfis de liderança. Estratégias de mobilização de equipes.

O processo empreendedor baseia-se em uma sequência conhecida de etapas que compõem desde a identificação de uma oportunidade e da motivação pelo empreendimento até a efetiva gestão da nova empresa. Neste processo, uma das etapas é a formalização de um plano de negócios, que deve contemplar todos os aspectos relacionados ao novo negócio, com a definição da missão da organização, a oferta de produtos e serviços, as questões financeiras envolvidas, entre muitos outros. A elaboração competente de um plano de negócios aumenta muito as chances de sucesso das novas empresas.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

marcia.auriani@belasartes.br

Currículo Lattes

Coordenadora de cursos de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e gestora executiva do Portal InfoBranding. Atua no mercado corporativo como palestrante e consultora e no acadêmico como coordenadora e professora de pós-graduação e MBA em todo o Brasil. Participação de duas imersões internacionais a polos de tecnologia como o Vale do Silício, nos EUA, e Tel-Aviv, em Israel. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Pós-graduada em Administração em Marketing pela Fundação Álvares Penteado, Graduada em Administração de Empresas, extensão em Marketing Digital pela HSM Educação, Ensino Superior pela Laureate International Universities, Propaganda e Marketing pela ESPM e Design Management pela LBDI. Acumula também os títulos de extensão internacional em Negócios na EOI (Madrid) e na Andrés Bello (Chile), Autora e organizadora de 10 livros com foco em branding, negócios, design e gestão em economia criativa e assina diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior; além disso, trouxe para São Paulo o III Congresso Internacional de Branding em 2016. Representou o Brasil como jurada do concurso internacional The Best Brand Awards 2015 e novamente em 2018.

TOUR 360

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