menu

Design Estratégico

Pós-Graduação

Edit Content

Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

Presencial

CAMPUS

Vila Mariana

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

TER E QUI, das 19h00 às 22h40*
*+5 sábados de acordo com a matriz curricular

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

A criatividade é inerente ao ser humano, e o design é parte essencial da prática do pensamento criativo no mercado, envolvendo cultura, negócios, ciência e a vida cotidiana. O design estratégico visa administrar a mudança no processo de inovação, passa a ser uma ferramenta eficiente para a gestão de novos produtos, serviços e experiências emocionais com diferenciação para as empresas e mercado. Capacitar um profissional criativo para ser um gestor do design é um grande diferencial competitivo neste mercado globalizado e sem fronteiras.
O curso de pós-graduação em Design Estratégico da Belas Artes visa preparar o profissional para ser um gestor analítico com visão de mercado, design, estratégia e identidade e cultura organizacional da empresa.
O objetivo é controlar a coerência da atividade de design na organização e inserir o design em um processo de inovação na construção de uma vantagem competitiva e sustentável. E cada vez mais, as empresas precisam deste profissional criativo com espírito inovador, que saiba liderar equipes, tomar decisões eficientes e com capacidade para interpretar números e assim gerenciar projetos diferenciados no mercado.

VALORES

Valores

Cursos de Pós-Graduação

Edit Content

Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$ 31.174,50*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 928,75*R$ 33.435,21*
B30R$ 1.099,16*R$ 32.975,09*
C24R$ 1.278,10*R$ 30.674,50*
D18R$ 1.704,13*R$ 30.674,50*
EÀ vistaR$ 26.073,33*R$ 26.073,33*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

A disciplina contempla a gestão e a conceituação de marcas, desde o propósito, posicionamento, arquitetura de marcas, brand equity e o composto de marketing nos ambientes online e offline na sustentação do valor da marca na era digital e gestão estratégica do marketing do negócio.
Aborda os principais conceitos relacionados ao comportamento do consumidor, avaliando diversidades, necessidades e motivações na tomada de decisão de compra, a personalidade e comportamento, os ambientes social e cultural como fatores de influência no estilo de vida. O processo de tomada de decisão individual e empresarial e o comportamento do consumidor na sociedade em que vive. Privilegia a forma de pesquisar o consumidor e a segmentação de mercado. Discute aspectos cognitivos (necessidades, percepções e atitudes), descritivos (demográficos e psicográficos) e as influências do ambiente no comportamento (cultura, família e situação).
A disciplina apresentará as interações entre todas as pessoas envolvidas no serviço, e não apenas o consumidor. Serão abordado os processos, os espaços, os dispositivos onde esses serviços acontecem e da experiência que a empresa deseja que os usuários tenham com o serviço.
A disciplina aborda o design como parte da estratégia de negócios da empresa e seus ambientes mercadológicos, antecipando uma visão clara dos futuros mercados e da concorrência, criando mercados e prevendo tendências.
A disciplina discute conceitos e classificações de produtos e serviços no aspecto emocional do design. Aborda as relações entre marcas, serviços e produtos e sua experiência com o consumidor. Aspecto sensorial e emocional, a estética e o design. Experiência e sinestesia: visão, olfato, audição, paladar e tato e sua utilização nos projetos do design.
A disciplina abordará a função do UX Designer em todo o sistema e em todos os aspectos do ecossistema e em todos os aspectos do mapeamento da experiência do usuário, personas, consumer journey, maps, entrevistas, elaboração de cenários de uso.
A disciplina contextualiza a sustentabilidade na sociedade contemporânea do ponto de vista histórico e conceitual, relacionando o design com a problemática. Apresenta os conceitos de eco design, design para sustentabilidade, fundamentos e exemplos práticos. Introduz conceitos de gestão ambiental, procedimentos e ferramentas. Analisa e experimenta metodologias de eco design e design para sustentabilidade aplicadas no contexto da gestão do design.
Compreensão dos conceitos, na prática, do pensamento do Design Thinking, capazes de estimular a cultura da inovação constante e a solução de problemas da complexidade, de forma a produzir produtos e serviços capazes de alinhar as estratégias corporativas à experiência desejada de consumo.
A disciplina irá tratar da natureza da profissão, as diversas áreas em que o design é praticado e os vários métodos que os profissionais de design empregam em seu trabalho.
A disciplina aborda os processos gerenciais de tomada de decisão, no que tange aos resultados financeiros do negócio, por meio do entendimento da interrelação entre o desempenho financeiro e os planos de ação previstos ou em curso. Enfoca o uso do custo na tomada de decisão e os fundamentos do planejamento financeiro.
A disciplina é determinante para uma execução projetual bem feita e, principalmente, para obter uma diferenciação de mercado. O ato de gerenciar um projeto se trata de aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas que visam a garantir o sucesso do mesmo, envolvendo todas as fases de planejamento, execução e fase final.
A disciplina apresenta uma visão estratégica da administração do negócio de design. Serão abordados aspectos como organização, administração, organograma e fluxograma de trabalho, produção, qualidade – são etapas fundamentais para a administração eficaz do negócio e/ou departamento de design. Serão abordados os diversos segmentos do produto design – gráfico, produto, interiores, joias, automotivo, embalagem, etc. A disciplina será focada no “dia a dia” do gerenciamento de escritórios de design.
A disciplina irá apresentar os conceitos básicos de marca e identidade da marca e sua gestão estratégica em todos os pontos de contato a partir do posicionamento da marca. Do design estratégico do símbolo à gestão da identidade corporativa, com enfoque nas relações entre design, gestão de marcas e estratégia de negócios e contempla a integração entre identidade e valor de marca.
O ato de liderar envolve uma perspectiva de desenvolvimento e uma visão estratégica, captando do processo, o caminho, as pessoas, o antes, o durante e o depois, tendo em vista o objetivo e o futuro na ação. A disciplina irá trabalhar o papel do líder do design e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes. Formação de Equipes de alto desempenho: a diversidade como valor estratégica do negócio. Conflito entre gerações. Empowerment. Estilos gerenciais e perfis de liderança. Estratégias de mobilização de equipes.
O processo empreendedor baseia-se em uma sequência conhecida de etapas que compõem desde a identificação de uma oportunidade e da motivação pelo empreendimento até a efetiva gestão da nova empresa. Neste processo, uma das etapas é a formalização de um plano de negócios, que deve contemplar todos os aspectos relacionados ao novo negócio, com a definição da missão da organização, a oferta de produtos e serviços, as questões financeiras envolvidas, entre muitos outros. A elaboração competente de um plano de negócios aumenta muito as chances de sucesso das novas empresas.
O Trabalho Final de Curso (TFC) da Pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo pode ser desenvolvido em três modalidades distintas: paper, artigo e projeto técnico autoral, dentro dos eixos: mercado, sociedade e 3º. Setor.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Professores do curso

Design Estratégico

PROFA. MS. MARCIA AURIANI

Coordenadora do curso
Coordenadora de cursos de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e gestora executiva do Portal InfoBranding. Atua no mercado corporativo como palestrante e consultora e no acadêmico como coordenadora e professora de pós-graduação e MBA em todo o Brasil. Participação de duas imersões internacionais a polos de tecnologia como o Vale do Silício, nos EUA, e Tel-Aviv, em Israel. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Pós-graduada em Administração em Marketing pela Fundação Álvares Penteado, Graduada em Administração de Empresas, extensão em Marketing Digital pela HSM Educação, Ensino Superior pela Laureate International Universities, Propaganda e Marketing pela ESPM e Design Management pela LBDI. Acumula também os títulos de extensão internacional em Negócios na EOI (Madrid) e na Andrés Bello (Chile), Autora e organizadora de 10 livros com foco em branding, negócios, design e gestão em economia criativa e assina diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior; além disso, trouxe para São Paulo o III Congresso Internacional de Branding em 2016. Representou o Brasil como jurada do concurso internacional The Best Brand Awards 2015 e novamente em 2018.

Inscreva-se agora no curso

Design Estratégico

E faça parte do nosso time de mentes criativas

Edit Content

Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Próxima Turma em Breve

Aproveite a oportunidade de turbinar sua carreira e alcançar seus objetivos! Inscreva-se agora para ser um dos primeiros a ser avisado quando nosso curso abrir.