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Direção de Arte em Comunicação

Pós-Graduação

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Pós-Graduação

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Modalidade

Presencial

CAMPUS

Vila Mariana

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

TER E QUI, das 19h00 às 22h40*
*+5 sábados de acordo com a matriz curricular

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

O curso de Pós-Graduação em direção de Arte em Comunicação da BA, é uma excelente opção para quem procura novos desafios para crescer profissionalmente, adquirir conhecimento e desenvolver seu potencial.
Oferecendo conhecimento nas áreas de criação de comunicação visual, layouts, identidades visuais, telas e interfaces de interação e peças comunicacionais diversas, o curso possui uma densa base prático-teórica que estimula a criatividade e oferece ferramentas necessárias para o gerenciamento em projetos.
Possui foco nas demandas do mercado de trabalho, destinado a graduados nos cursos de Artes, Comunicação, Design e Jornalismo.

VALORES

Valores

Cursos de Pós-Graduação

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Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$ 36.812,48*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 1.099,46*R$ 39.580,60*
B30R$ 1.301,19*R$ 39.035,91*
C24R$ 1.513,02*R$ 36.312,48*
D18R$ 2.017,36*R$ 36.312,48*
EÀ vistaR$ 30.865,60*R$ 30.865,60*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Utilizando-se da etnografia como método, fundamento da antropologia, esta disciplina aborda a escrita etnográfica. No entanto, uma vez que a visualidade ganha destaque nos finais do século XIX, ainda com o surgimento da fotografia e depois do vídeo, torna-se um suporte para a etnografia, ou melhor, uma tecnologia. Desde os fundamentos da imagem, passando pela fotografia até chegar ao seu reconhecimento como arte. Abordaremos a etnografia, a fotografia, a arte-pintura, o cinema e o vídeo, numa perspectiva histórica. Por se tratar de uma área muito ampla, vai desde a análise de vídeos etnográficos até a análise das artes plásticas. Conectaremos com o Instituto Warburg, os historiadores da pequena história e rumaremos para a análise do cotidiano e a antropologia, ou seja, a etnografia como ferramental.
Os componentes previstos para esta disciplina são: a criação e a estrutura do roteiro, suas características, processos de pesquisa e redação; micronarrativa e macro narrativa. Estruturas rítmicas, tensão, clímax, transições e cortes, plano-sequência e cinema experimental. Etapas de um roteiro técnico completo, como a ideia, o storyline, a sinopse e o storyboard, transições de cenas, relações de tempo-espaço, sincronismos e conceitos de imagem e som. Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos para a realização de um roteiro técnico para audiovisual, articulando noções de tempo e espaço por meio da linguagem cinematográfica. Desenvolver o pensamento criativo com o uso de referências de diversas linguagens. Articular questões de tempo-espaço que envolva a noção de montagem sonoro-imagética em um filme.
Demonstrar e praticar técnicas que permitam o desbloqueio criativo bem como as ferramentas mais utilizadas no escopo da Economia Criativa para favorecer a produção de ideias é o enfoque desta disciplina. Desde o brainstorming praticado da maneira correta, como técnicas de moodboards, painel semântico e design thinking, o aluno deverá se desafiar a cada aula, com metodologias diferenciadas a partir de briefings reais, estimulados para a busca de mudanças do mindset em busca daquilo que é mais esperado nas corporações: o pensamento inovador. Por meio de técnicas e atividades individuais e em grupos, discussão de textos de diversos autores, vídeos, jogos e outras dinâmicas, serão apresentados casos que demonstram e esclarecem essas abordagens com o objetivo de preparar os alunos para a busca de propostas capazes de criar rupturas de paradigmas, com apoio inclusive de descobertas do campo da neurociência.
Os conteúdos previstos nesta disciplina foram organizados para colaborar com o desenvolvimento, montagem, estruturação e execução de eventos e espetáculos. São abordados tópicos como: o perfil ideal do Diretor de Arte para eventos e espetáculos, a lista de produção e checklist de produção, a construção de maquetes (materiais, tecnologias e montagem multimídia) e a produção de grandes eventos. Analisar o processo criativo, a adequação de figurinos, adereços e objetos de cena, as relações nas composições espaciais e as mecânicas em Direção de Arte, suas linguagens artísticas e simbólicas. Organizar e executar a produção de arte em espetáculos e eventos, valendo-se do instrumental conceitual, estético e da práxis da montagem, combinando os elementos compositivos para a organização e materialização da criação em diferentes suportes valendo-se das interrelações entre imagens e sons.
Estudar e praticar o olhar fotográfico utilizando a infraestrutura do estúdio fotográfico e softwares de edição e tratamento de imagens. Visa treinar a linguagem fotográfica para criar imagens de forte impacto visual, sedução e transmissora de conceitos. Aplicar técnicas de fotografia e iluminação, controle da câmera e equipamentos do estúdio fotográfico, pós-produção e Iconologia: caminhos da interpretação. Estudo e produção de retratos e still. Construção e desmontagem do signo fotográfico. Produção de ensaio fotográfico com defesa de projeto da proposta. Análise da linguagem de grandes mestres da fotografia publicitária, como Oliviero Toscani, entre outros e análise da estética da fotografia. Trabalho prático em estúdio da escola e aula externa em estúdio profissional.
Discutir as teorias, os pensadores e os princípios que regem as mídias computacionais para que o trabalho artístico, estético e poético, possa ser aplicado nela de maneira ampla, adequada e funcional. Analisam-se a arquitetura da mídia computacional e suas limitações técnicas, as origens do pensamento sobre a mídia computacional e como projetar comportamentos. Do Seamless ao Gamefication: a estética das mídias computacionais. A disciplina fornecerá os fundamentos, limites e mecanismos atuantes nas mídias computacionais provendo o suporte necessário para que as práticas de criação possam se desenvolver sobre elas de maneira viável e responsável. Physical Computing e Wearable Computing: novas formas de interação com mídias computacionais.
Esta disciplina traça um panorama geral da Direção de Arte aplicada à área da comunicação publicitária, com ênfase no seu caráter persuasivo. Por meio de leituras, referências e debates teóricos, tem-se a discussão de como se dá o ofício do Diretor de Arte na contemporaneidade. O aluno é conduzido para aprimorar o olhar analítico sobre as técnicas, os estilos gráficos e o esforço criativo, além de desenvolver técnicas e processos de criação habilitando-o a desenvolver uma visão crítica do meio publicitário e da Direção de Arte na Propaganda. A compreensão das figuras de linguagem aplicadas à comunicação visual e questões como hierarquia visual, grid, metalinguagem e hipertextualidade entram em cena. Entre outras atividades práticas, os alunos refazem campanhas de clientes reais e conceitos criativos para diversas mídias.
Aproximar o aluno por meio do seu processo criativo, usando exemplos de produções cinematográficas, de tv ou vídeo para análise crítica e de exercício prático. Tem por objetivo principal estudar, discutir e executar em estúdio, a análise da relação do diretor de Arte com os demais profissionais envolvidos na produção de material audiovisual. Visa proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem exercícios práticos para assimilação dos conceitos. Estuda-se do esboço ao uso dos efeitos digitais, do estudo do espaço narrativo ao serviço de decupagem, da análise de making-off de filmes, da construção do figurino e da maquiagem e do ensaio fotográfico, videográfico ou simplesmente para um roteiro.
Nesta disciplina, o aluno terá a oportunidade da experimentação, com práticas buscando o descondicionamento provocado pelo excesso do uso das mídias digitais. Utilizando técnicas tanto artesanais quanto digitais, manuseando materiais dos mais inusitados, será estimulado a construir e desconstruir narrativas visuais com fins comerciais a partir de técnicas artísticas. Seja lidando com colagens, tintas, massas, madeira, papel, pintura, ilustração, grafite, aguada etc., o contato com linguagens diferenciadas e até híbridas será a tônica. A partir de briefings reais, as soluções serão discutidas em função de seus públicos e objetivos, dos objetivos de comunicação, da análise da concorrência, com resultados capazes de gerar grande impacto visual, atuando no território volátil da arte e do design gráfico ou digital.
Totalmente focado nas questões das Artes Visuais e seus desdobramentos, seus procedimentos e suas poéticas, esta disciplina apresenta os processos e metodologias criativas, as referências e o contexto das Artes. Introduz um resumo dos fundamentos e um panorama da arte contemporânea. Em seguida, toma o rumo da análise e leitura da obra de arte. Apresentar os processos e práticas de construção artística relacionando-os com a poética na contemporaneidade e a linguagem das Artes Visuais. O aluno é estimulado a pesquisar as diversas mídias, para reconhecer referências artísticas, suas poéticas e suas técnicas. Em paralelo, o aluno faz uma imersão em conceitos comuns, tanto ao universo das Artes Plásticas quanto no universo da estética e da linguagem do Design, da Publicidade ou da Comunicação Visual como um todo.
Fundamentos e teorias da imagem, representação e produção de sentido na Arte formam o grande escopo desta disciplina, que também é apresentado logo no início do curso para que o aluno obtenha uma visão panorâmica da sociedade audiovisual em que vivemos. São apresentados estudos para compreender a arqueologia da imagem, como se dá a construção da imagem técnica e do conhecimento no contexto da cultura da imagem. Traz a Arte como fenômeno social e cultural e apresenta estudos da percepção, da visão, do olhar, das técnicas e da estética. Discute os paradigmas que explicam a sociedade contemporânea e o fenômeno da superexposição de imagens. Neste módulo o aluno tem a oportunidade de fazer visitas monitoradas pelo docente a museus e/ou galerias para um trabalho de campo.
Nesta disciplina, o aluno tem um contato direto com os fundamentos da linguagem e da comunicação, podendo atualizar-se com as novas teorias e introduzir-se na análise da produção da comunicação comercial do mercado. O signo e a produção de sentido são abordados sob o viés da Semiótica, com o apoio de importantes autores. A comunicação, a ideologia e a sociabilidade também são abordadas além do grande universo das mídias e seus novos paradigmas. Pontuar com a nomenclatura correta e capacitar o aluno numa visão global do universo da comunicação e da linguagem.
Este módulo tem por objetivo exercitar reflexões em torno do design, seu pensamento e práticas, no contexto contemporâneo. Com o intuito de promover a observação crítica e oferecer recursos para entender as influências presentes em nossos dias, destaca alguns aspectos artísticos, econômicos, sociais e políticos que caracterizam o design na passagem do século XX para o XXI. Repercorrendo marcos dessa história, como o consumo, a influência da Bauhaus e a cultura de massa, analisa conceitos quais complexidade, hibridismo, cibercultura, poéticas visuais e estética digital. Expõe e discute o caráter inovador e disruptivo que permeia a natureza do design, revelando ideias e autores que exploraram territórios de transição e romperam cânones.
Esta disciplina costuma apresentar-se como informação absolutamente nova para a maioria dos alunos. Ele traz uma reflexão sobre o traje social e o traje de cena, relacionando moda com o cinema, o teatro, a televisão, o vídeo e a fotografia. Aborda a história da indumentária como subsídio para procedimentos criativos contemporâneos; o traje cênico e seus aspectos: cor, forma, origem, movimento, textura e volume, investigando-os na teoria e na prática. Aborda, de maneira prática e teórica, a elaboração de trajes para as artes cênicas, buscando referências nas artes e na moda. Criar conexões com os discursos visuais da Moda presentes na linguagem do cinema, da fotografia e do vídeo. Inserir o aluno no universo da imagem de moda contemporânea e estimular o enriquecimento do repertório de referências para pesquisa e criação.
Sonoplastia: usos e funções. Conceitos de som, ruído e música. Gêneros e ritmos musicais, história e características estéticas. Música e cultura. Linguagem Sonora. Fundamentos da Física Acústica. Propriedades do Som. Elementos da música: Ritmo, Melodia e Harmonia. Música e Sound Design. Produção sonora aplicada ao audiovisual. Música erudita e música popular: uso e características na indústria cultural. Criação sonora nos audiovisuais, na publicidade, em eventos, instalações e performances. Interfaces entre som e imagem aplicadas na arte e na comunicação. Instrumentalizar o aluno para que ele possa utilizar recursos técnicos e teóricos no auxílio de suas atividades profissionais e acadêmicas. Proporcionar ao aluno uma visão crítica da produção musical e relacioná-la com as demais áreas da cultura. Exercícios práticos de sonoplastia.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Professores do curso

Direção de Arte em Comunicação

PROFA. DRA. VALERIA GUERRA

PROFA. ME. TASSIA CAROLINE ZANINI

PROFA. ME. MONICA PALAZZO

PROF. DR. RENATO MADER

PROF. DR. FAUSTO ROBERTO POÇO VIANA

PROF. ME. NELSON DA SILVA

PROF. DR. SERGIO RICARDO LESSA ORTIZ

PROFA. DRA. MICHAELLA PIVETTI

PROF. ME. JORGE TADEU BRETTAS DE GODOY

PROF. DR. JOSÉ RONALDO MATHIAS

PROF. DRA CAROLINA KALLAS

PROFA. ME. YANNICK BOURGUIGNON CARVALHO

PROF. ME. ELZEMANN NEVES

PROFA. ME ZILPA MAGALHÃES

PROF. DR. SERGIO RICARDO LESSA ORTIZ

Coordenador do Curso
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2013/2020). É sócio do escritório SLH Arquitetos Associados. Durante 11 anos foi sócio do escritório Sergio Santana Planejamento e Desenho da Paisagem, responsável pelo desenvolvimento de projetos importantes de arquitetura paisagística e urbanismo por todo país. Atualmente é professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, um dos coordenadores do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador dos cursos de Pós-Graduação: Cenografia e Figurino, Design de Interiores e Direção de Arte em Comunicação desta Instituição. Membro do Corpo Curatorial da 15a. Quadrienal de Praga de 2023. Membro da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Integra o Banco Nacional de Avaliadores da Educação Superior (BaSis) vinculado ao Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).Tem experiência nas áreas de Arquitetura, Paisagismo, Urbanismo e Artes, com ênfase em Cenografia e Indumentária, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, paisagismo, espaços livres, cenografia, indumentária, teatro e Peter Brook.

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