Professores Licenciados em Pedagogia ou outros educadores que trabalhem com Ensino Fundamental I.
Valor* do curso de R$ 16.830,00* Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido | |||
Opção | Parcelas Mensais e Consecutivas | Parcela a ser paga* | Valor Final* |
A | 36 | R$ 495,82 | R$ 17.849,36 |
B | 30 | R$ 586,54 | R$ 17.596,06 |
C | 24 | R$ 680,42 | R$ 16.330,13 |
D | 18 | R$ 907,22 | R$ 16.330,00 |
E | À vista | R$ 13.880,54 | R$ 13.880,54 |
Discute o conceito de discalculia e das dificuldades com a aprendizagem sobre os números. Apresenta estudos relacionados ao distúrbio e a necessidade de mais pesquisas sobre o tema. Contribui com a atuação do docente contribuindo com a detecção de casos e na construção de estratégias para a educação de alunos que tenham esta dificuldade em particular, levando em consideração as características do quadro e os recursos à disposição em sala de aula a para além dela. Discute também a importância da triangulação sala de aula – coordenação – família na convivência com as dificuldades de aprendizagem e a legislação ao redor do tema.
Apresenta possíveis caminhos para o ensino da matemática nas séries iniciais a partir da intersecção da matemática com a ludicidade e aborda desafios para a transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental ancorado nas teorias da Educação Matemática. Trabalha também com a importância do estímulo ao pensamento lógico-matemático desde o início da educação formal.
Estudo de índices e gráficos relacionados a resultados da educação brasileira. Realiza pesquisa por meio de coleta, análise de dados e a elaboração de tabelas e gráficos de estudos de casos em educação. Analisa a adequação e propostas para realização de pesquisas com discentes, por meio de situações didáticas que proporcionem a coleta e a representação de dados, e do tratamento dessas informações para compartilhamento com seus pares.
Estudo do conceito de espaço na criança, considerando a geometria como parte do processo de desenvolvimento humano: espacialização; compreensão das relações de tamanho; comparações. Discute a visão piagetiana e de outras teorias sobre o ensino aprendizagem em geometria como a Teoria de Van Hiele.
Discute a relação entre a aritmética e a álgebra por meio da análise de suas propriedades e dos algoritmos. Considera como se apresentam esses temas para alunos de Ensino Fundamental I e possibilidades de significação desses conceitos utilizando situações do cotidiano como contribuição no processo de ensino-aprendizagem.
Apresenta as teorias que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Debate a relação entre a teoria e a prática em sala de aula. Aborda as teorias que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem da matemática como: Teoria das situações didáticas e a-didáticas; transposição didática; obstáculos epistemológicos e didáticos, dentre outros. Discute a relação entre a teoria e a prática em sala de aula, refletindo sobre as diferentes metodologias e em como articula-las na elaboração de atividades educacionais e em situações de sala de aula.
Aborda questões sobre educação financeira relacionadas ao desenvolvimento do conhecimento do docente sobre o tema. Discute as possibilidades de transposição didática para adequação situações problemas com base em tarefas sobre temas financeiros proporcionando uma reflexão sobre a importância da Educação Financeira desde a infância, em consonância com uma formação cidadã.
Estudo do conceito de espaço na criança, considerando a geometria como parte do processo de desenvolvimento humano: espacialização; compreensão das relações de tamanho; comparações. Discute a visão piagetiana e de outras teorias sobre o ensino aprendizagem em geometria como a Teoria de Van Hiele.
Apresenta um panorama do Ensino de Matemática no Brasil, buscando suas uma compreensão histórica de sua evolução no campo do saber. As reflexões começam com as origens do Ensino de Matemática e caminham em direção ao mundo contemporâneo, passando pelos movimentos de modernização do século XX e pelos debates que estiveram por trás do surgimento da Educação Matemática como ciência.
Discute sobre a utilização de recursos e de materiais e da importância e do potencial didático do Laboratório de Matemática para o ensino dessa disciplina na Educação Básica. Caracterização de projetos de atuação docente, e possibilidades de implementação do laboratório, por meio da busca de recursos e materiais para o ensino da matemática na Educação Básica, de modo que esse ambiente crie uma relação com a pesquisa, a experimentação e a curiosidade da criança com o universo matemático.
Apresenta Metodologias Ativas de Ensino pressupondo a transformação do estudante em agentes ativos de sua formação, permitindo que eles pesquisem, procurem, indaguem e se envolvam em sua formação. Discute a conceitualização de metodologias ativas e aborda como elas se articulam ao Ensino da Matemática, trazendo reflexões importantes para o planejamento e execução das aulas. Faz uma reflexão sobre as avaliações e sua consonância com a proposta docente.
Aborda e discute políticas nacionais tais como o Plano Nacional de Educação (PNL); Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAID); Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLMD) e documentos oficiais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Apresenta a questão das avaliações de desempenho sobre o ensino-aprendizagem em matemática, e o desempenho de nossos estudantes, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Explora a utilização de ferramentas e recursos de aprendizagem, refletindo sobre o uso educativo das tecnologias da informação e da comunicação que sejam adequadas para a faixa etária. Aborda as dimensões do aprender e procura produzir situações didáticas usando diferentes mídias: analógicas e digitais. Discute a importância das tecnologias como ferramenta para promover uma educação ampla e inclusiva.
Aborda o estudo da Teoria dos Campos Conceituais e procura trazer diversas análises de situações de aprendizagem dos conceitos matemáticos sob essa perspectiva. Propõem a elaboração de situações de aprendizagem dos conceitos matemáticos a partir da Teoria dos Campos Conceituais, como o campo conceitual das estruturas aditivas e multiplicativas, reforçando aqui a estrutura teórico-prática da proposta.
Apresenta o estudo dos números naturais e inteiros; bem como dos números primos e dos critérios de divisibilidade. Aborda a relação entre os algoritmos e o raciocínio matemático; explora questões relacionadas a padrões e situações numéricas. Analisa possibilidades de abordagens para que esses conceitos ganhem significância para os estudantes.
Possui graduação em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é professora nos cursos de pós graduação da Universidade Nove de Julho, professora – Devry Brasil, professor titular do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciaturas em matemática, álgebra na licenciatura em matemática, educação matemática, matemática e arte e álgebra
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