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SEG e QUA

Valores

VALORES

Valores* dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – São Paulo
Valor* do curso de R$ 25.000,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser paga*Valor Final*
A36R$ 742,85R$ 26.742,77
B30R$ 878,97R$ 26.369,05
C24R$ 1.020,83R$ 24.499,95
D18R$ 1.361,11R$ 24.500,00
EÀ vistaR$ 20.762,01R$ 20.762,01

Por que fazer esse curso?

A Pós-Graduação oferece o desenvolvimento de competências teórico-práticas em Enologia e Estudo de bebidas do empreendedorismo à produção e comercialização, incluindo aspectos de degustação e preparação de bebidas a partir de aulas laboratoriais, visitas a adegas e boutiques de vinhos.
O curso é ideal para profissionais que desejam atuar em diferentes setores industriais, artesanais ou comerciais relacionados à bebidas considerando todos os elos da cadeia da vinicultura, o mercado atual e suas percepções sensoriais.
O especialista estará apto para atuação em empreendimentos próprios, organizações e projetos relacionados à Enologia, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre bebidas em níveis qualitativos e suas diversas áreas a serem exploradas.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

Definição, histórico, aplicações e métodos da análise sensorial: características sensoriais importantes na aceitação do produto e dos seus receptores. Fatores que influenciam a avaliação sensorial. Conceitos básicos para a aplicação da análise sensorial. Os sentidos humanos e sua importância na análise sensorial. Painel sensorial aprimorando habilidades sensoriais na análise organoléptica de mostos e vinhos e das bebidas.

A história e origem do Café e dos Chás no BR e no mundo; Compreensão dos sabores no café; Construção dos sabores no preparo do café; Classificação dos cafés; Conhecimento sobre as diversas técnicas de preparar cafés, lattes e cappuccinos. Origem e a carta do Expresso; Equipamentos e preparos dos cafés e chás. As famílias dos chás e das infusões. Degustação e Harmonização

A cadeia de fornecedores. Panorama de distribuição (volume de MAPA e ANVISA: competências e fiscalizações do segmento de bebidas compra para cada patamar. Os grupos de vinhos e bebidas: armazenamento e distribuição. Boutiques de vinhos. As Confrarias.

Definição de economia criativa, evolução histórica, principais características e os negócios criativos. As questões instrumentais e comportamentais de empreendedorismo, bem como técnicas e ferramentas estratégicas e de suporte para empreender. Aborda, ainda, instituições de fomento, financiamento e desenvolvimento de novos negócios.

Mostrar a necessidade de um planejamento ao se pensar na elaboração de um cardápio, de uma carta, ou menu apontando os princípios indicadores de um serviço de alimentação ou restaurante de qualidade

A origem da videira e da viticultura, sua expansão e as regiões próprias para o cultivo e as condições fisiológicas e agroambientais para o seu cultivo. Os processos de produção e colheitas da vinificação desde o recebimento da matéria prima até a finalização dos processos de vinificação. As características das principais variedades de uvas e os tipos de vinhos

Discussão sobre temas de gestão ambiental e responsabilidade socioambiental, voltadas a produção de vinhos e bebidas e sua aplicação no cotidiano.

A criatividade dos alunos para aprender a criar, adaptar, inovar e realizar modelos de negócios disruptivos em um formato de gestão diferenciado do que se conhece no mercado. A concretização de um negócio a partir de um problema inicial, montando-se um modelo de negócio utilizando o Business Model Canvas.

Exercita experiências enogastronômicas em atividades de cunho sensorial. Fichas de degustação. Exames olfativo, visual e gustativo. As Confrarias.

Conceitos de hospitalidade no âmbito da Enologia e Bebidas. Roteiros turísticos enogastronômicos; História das bebidas na humanidade. Caracterização do setor de vinhos e bebidas; Vinhos e bebidas na cadeia produtiva do turismo; Atividades impulsoras do turismo, da alimentação e das bebidas.

Entender o papel do líder e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, em que seus membros se sentem motivados e comprometidos com os resultados esperados. Tema relevante é a diversidade de culturas, valores e opções que hoje compõe as organizações, que, se bem compreendida e gerenciada, pode ser transformada em importante vantagem competitiva

A história da coquetelaria; Classificação dos coquetéis: Categorias, finalidades, grupos clássicos de coquetéis; Produção de bebidas fermentadas, destiladas e compostas. Produção de coquetéis com Vodka, Rum e Tequila, Produção de coquetéis com Gin, Whiskey, Bourbon e Cachaça aplicando as técnicas corretas dos coquetéis batidos, mexidos e montados; Técnicas modernas e preparo dos coquetéis contemporâneos; Coquetelaria sem álcool.

História da Cerveja & tipos de lúpulos. Cervejas Mainstream x cervejas especiais; Técnicas de degustação de cervejas; Matérias-primas; Processo Produção; Famílias de Cervejas; Escolas alemã, anglo-saxônica, belga e americana; O atual mercado cervejeiro.

As tendencias dos novos mercados de bebidas no BR e no mundo; Soft Drinks, chás, kombucha, refrigerantes adultos e sucos; Destilados: spirits tropicais: a cachaça, o rum, a tequila e o mezcal.

Os diversos tipos de bebidas: Bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Bebidas fermentadas e destiladas. Soft Drinks, Refrigerantes, Bebidas Alcoólicas e não Alcoólicas. Noções de degustação técnica de bebidas diversas.

× INVESTIMENTO Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

COORDENAÇÃO

Currículo Lattes

Mestre em Gestão Estratégica em Hospitalidade pela Laureate International Universities (UAM), Especialista em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário SENAC/SP, Especialista em Gestão Estratégica em RH pela FGV, Graduada em Licenciatura Plena em Educação pela Faculdade FEBASP/SP. Atualmente é Coordenadora e docente nos Cursos de Pós Graduação da área de Hospitalidade no Centro Universitário Belas Artes de SP, docente nas Universidades Anhembi Morumbi e UNIITALO em cursos de Pós Graduação nas disciplinas ligadas às áreas de Negócios, Recursos Humanos e Metodologia Cientifica/Projetos Aplicados, bem como atua como Consultora de Treinamentos em empresas de diversos segmentos. Atuou como Coordenadora Acadêmica Nacional da área de Soluções Corporativas da Universidade Estácio em SP e como Membro Oficial no Brasil para formação de Analistas Sensoriais pelo Centro Studi Assaggiatori – Bréscia- Itália. Forte atuação também como Gerente de Desenvolvimento e Qualidade em empresas ligadas área de Hospitalidade, sendo responsável pelo Desenvolvimento Corporativo, Implantação de Gestão da Qualidade Total e implantação de Universidade Corporativa. Foi Professora titular e Coordenadora das áreas de Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e no SENAC SP. Possui 20 anos de experiência em Educação e Formação profissional. Além disso, possui ampla experiência em Implantação e Manutenção de Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 e SA 8000. Autora de vários artigos publicados em revistas e periódicos da área.

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