Fotografia:
Reflexões e Práticas Contemporâneas

Fotógrafos profissionais e amadores, artistas, educadores, editores, colecionadores, pesquisadores interessados no campo de estudos da imagem fotográfica, comunicação visual e áreas afins.

Valores

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – São Paulo
Valor do curso de R$ 31.174,50*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 930,07*R$ 33.482,49*
B30R$ 1.100,49*R$ 33.014,70*
C24R$ 1.278,10*R$ 30.674,40*
D18R$ 1.704,14*R$ 30.674,52*
EÀ vistaR$ 25.994,46*R$ 25.994,46*
 

Por que fazer esse curso?

Apertar o botão da câmera tornou-se uma prática cotidiana, seja para capturar um momento ou para gravar uma imagem, mas nem sempre temos a possibilidade de refletir sobre a incorporação do ato fotográfico em nossas vidas. Esse curso é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos práticos e teóricos sobre fotografia, tanto para aqueles que já atuam na área quanto para quem deseja adentrar o universo fotográfico.
Busca atualizar o campo de estudo que surge no cenário caracterizado pela facilidade no manuseio dos aparatos fotográficos, pela superabundância de imagens e pela comunicação em redes digitais. Ao mesmo tempo que essas características alteram o processo de produção, edição e circulação de fotografias, criam novos espaços de atuação profissional.
As disciplinas estimulam novas práticas como a produção de publicações em distintos suportes, experimentações audiovisuais a partir de fotografias assim como processos artísticos que tem o fotográfico como agente principal. Do ponto de vista teórico as aulas estimulam novos pensamentos sobre conceitos tradicionais, fundamentais para a compreensão do atual panorama da fotografia.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

A antropologia das imagens e as imagens da antropologia. Histórico e possibilidades contemporâneas da utilização da fotografia em trabalhos antropológicos. A imagem fotográfica como fonte de pesquisa.

Pesquisa e edição de coleções e acervos. Elaboração de museografia, montagem e texto curatorial para exposições fotográficas

Redação e formatação de projetos voltados para editais e leis de cultura.

O uso estético e técnico da fotografia em produções audiovisuais. Fotofilmes e Found Footage, o arquivo fotográfico como elemento narrativo. Experimentações em produção de vídeos.

As memórias técnicas e os suportes para armazenamento e preservação de fotografias. A construção de memórias pessoais e coletivas por meio da imagem fotográfica.

O lugar da fotografia nos meios de comunicação atuais. O papel do fotojornalismo e da fotografia amadora na transmissão e troca de informações. Os memes e gifs enquanto entretenimento e notícia.

Os usos da fotografia no trabalho de preservação e divulgação de coleções de arte. O potencial da fotografia enquanto instrumento de reprodução e como obra em museus de arte.

Compreensão e representação da arquitetura por meio da imagem fotográfica. As construções, seus espaços internos e suas interações com a paisagem urbana.

Revisão e atualização da história do desenvolvimento da linguagem fotográfica. Da gênese do fotográfico ao contexto digital. Reflexão sobre teorias clássicas da fotografia a partir de uma compreensão contemporânea.

Aproximações da fotografia com o campo da prática artística e as problemáticas que surgem desses encontros ao longo da história. A fotografia como arte e a arte como fotografia.

Técnicas e recursos didáticos para o ensino da fotografia. Criação e operaciona-lização de conteúdos e avaliações específicas para fotografia.

Os aparatos fotográficos como extensões do homem. A superabundância na produção de fotografias. A velocidade da circulação de imagens em rede como pilar da comunicação humana.

Análises de obras históricas e aplicações contemporâneas. Construções de narrativas visuais, gestão de criação e produção de publicações fotográficas.

Edição e manipulação digital de fotografias. Formatos, arquivos e tratamento de imagens em softwares específicos para imagem fotográfica.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

guilherme.tosetto@belasartes.br

Currículo Lattes

Doutor em Fotografia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Mestre em Multimeios pela Unicamp, orientado pelo Professor Dr. Etienne Samain, especialista em Fotografia e graduado em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina. Foi um dos curadores da exposição 140 Caracteres no MAM-SP, fez a curadoria de duas exposições de fotografia em Lisboa: Territórios Íntimos, na Galeria 78/80 e Imagens Incendiárias na Galeria da Faculdade de Belas Artes. Trabalhou como editor de fotografia no Portal G1, foi assistente de edição de fotografia na Folha de São Paulo e atuou como pesquisador iconográfico e fotojornalista na Editora Abril (Revista Bravo!, Exame e Viagem e Turismo). É docente dos cursos de Fotografia, Comunicação Social e Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, instituição na qual atualmente é o coordenador do curso superior tecnológico em Fotografia

TOUR 360

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades