Gamificação e
Design de Games

Professores Licenciados em Pedagogia ou outros educadores que trabalhem com Ensino Fundamental I.

Valores PHYGITAL

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – Phygital
Valor* do curso de R$ 19.800,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 585,99*R$ 21.095,69*
B30R$ 693,21*R$ 20.796,33*
C24R$ 804,17*R$ 19.300,16*
D18R$ 1.072,22*R$ 19.300,00*
EÀ vistaR$ 16.405,04*R$ 16.405,04*
Valores EAD

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – EAD
Valor do curso de R$ 15.300,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 449,36*R$ 16.177,00*
B30R$ 531,58*R$ 15.947,44*
C24R$ 616,67*R$ 14.800,12*
D18R$ 822,22*R$ 14.800,00*
EÀ vistaR$ 12.580,03*R$ 12.580,03*
Valores PHYGITAL

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – Phygital
Valor* do curso de R$ 19.800,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 585,99*R$ 21.095,69*
B30R$ 693,21*R$ 20.796,33*
C24R$ 804,17*R$ 19.300,16*
D18R$ 1.072,22*R$ 19.300,00*
EÀ vistaR$ 16.405,04*R$ 16.405,04*
Valores EAD

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – EAD
Valor do curso de R$ 15.300,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 449,36*R$ 16.177,00*
B30R$ 531,58*R$ 15.947,44*
C24R$ 616,67*R$ 14.800,12*
D18R$ 822,22*R$ 14.800,00*
EÀ vistaR$ 12.580,03*R$ 12.580,03*

Por que fazer esse curso?

Capacitar os alunos para atuarem na indústria de games como gestores e/ou produtores de games. Este curso abrange os principais aspectos e características de game design, mecânicas de games bem elementos projetuais de games.
O curso também apresenta destaque aos diferenciais dos projetos como oportunidade de negócios e gerenciamento de produção de games aliados às ferramentas de tecnologia, inovação e pensamento crítico. Obs.: Algumas disciplinas utilizam softwares específicos tais como Audition, Unity 3D, Figma, Monday
Graduados em áreas afins que possuam ou não experiência no mercado de trabalho mas queiram direcionar sua carreira profissional à indústria e mercado de games (nacional e internacional) especializando-se na gestão de negócios em games e no gerenciamento de equipes como produtores.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

A disciplina visa apresentar e analisar elementos que compõem uma trilha sonora voltada para games tais como música, efeitos sonoros, feedback sonoros, texturas sonoras etc. Trabalha os conceitos de som diegético e não diegético para propostas de design de som.

Esta disciplina aborda os princípios de direção de arte visual para os componentes visuais de um jogo tais como personagens, objetos, cenários, tipografia e elementos de interfaces visuais e Heads-Up-Displays (HUD). Apresenta aspectos do desenho, da composição visual, uso de cores e paleta de cores, texturas, estilos.

A disciplina traz os principais aspectos legais da área de negócios na indústria de games dando ênfase à legislação nacional e internacional vigente, voltada à área de conteúdo digital, softwares e direitos autorais. Apresenta os principais órgãos de registro, os modelos e constituições de empresas, exemplos de contratos e acordos de confidencialidade adotados nessa indústria.

Esta disciplina trabalha a aplicação de conceitos da Gamificação aos negócios apresentando diferenciais estratégicos para um engajamento mais amplo e eficiente dos clientes e usuários dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

A disciplina traz os conceitos de elementos formais de mecânica de jogos tais como objetivo, regras, limites, recursos, condições de vitória, desafios etc. Aborda também a documentação necessária para um projeto, planejamento e documentação de jogo (Game Design Document: Game Doc). A disciplina propõe análise e aplicações destes conceitos em atividades práticas.

Esta disciplina apresenta os conceitos de jogo, play, diversão, suspensão de descrédito, Teoria do Flow e Gamificação a partir de diferentes linhas de pesquisa e pensamento crítico que abrangem a cultura dos games ao longo da história e contextos sócio-culturais bem como suas aplicações.

A disciplina aborda conceito de empreendedorismo e inovação tendo foco nos modelos de Start-Ups e seus diferenciais como negócios na indústria 4.0. Traz ainda exemplos e modelos de planos de negócios por meio do uso do Canvas.

Aborda conceitos e aplicações de interfaces e a devida usabilidade em projetos de games (UI) voltadas ao usuário (jogador), a partir de análises e estudos visando proporcionar uma melhor experiência ao usuário (UX).

Esta disciplina trabalha com a construção de level design e balanceamento para games a partir dos conceitos e elementos de level design, métricas, parametrização, iteração, considerando as principais características das mecânicas e desafios do game

Apresentação dos conceitos de lógica da programação e aplicações a partir de algorítmos tais como estruturas de decisão e de repetição, variáveis simples e compostas, e depuração de código e suas ferramentas.

Aborda conceitos e metodologias ágeis abrangendo a pré-produção, produção e pós-produção de games como Scrum ou Design Sprint associados ao Design Thinking destacando diferenciais e adequações destas metodologias conforme as necessidades dos projetos. Trabalha com cronograma e divisão de tarefas para uma equipe de desenvolvimento de games.

Apresenta diferentes modelos de monetização e mix desses modelos em diferentes propostas de games como possibilidades estratégicas de marketing e obtenção e/ou ampliação da receita (revenue) gerada a partir do consumo de games.

A disciplina tem como proposta apresentar os aspectos da construção narrativa dos games, a partir das interações (inputs e outputs jogo x jogador) além de trabalhar com a produção do roteiro e storyboards para diálogos, prólogos, epílogos e cut-scenes nos projetos de games.

A disciplina trabalha com linguagens de programação voltadas para games utilizando motores de jogos, com ênfase nos tópicos inteligência artificial, busca de caminho, mecanismos de tomada decisão baseados em máquinas de estado e árvores de comportamento.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

Currículo Lattes

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui graduação em Desenho Industrial – Proj. Produto pela mesma instituição. Designer, atuou como Coordenadora do curso de Design de Animação e professora no curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi. Desenvolveu projetos de games na Cats in the Sky.Tem experiência com organização de eventos e foi júri no IndieCade – segundo maior festival internacional de games independentes. Pesquisa as seguintes áreas de interesse acadêmico: games, design e cultura, gamificação.

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