Gestão do Conhecimento e da Informação Digital BA ONLINE (EAD)

Interessados e profissionais de Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura, Biblioteconomia, Contabilidade, Design, Direito, Economia, Educação, Engenharia, Jornalismo, Marketing, Novas Mídias, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Tecnologia, entre outros.

Por que fazer esse curso?

O curso traz uma proposta inovadora e a aplicação das melhores práticas para o compartilhamento de informação e gestão de capital intelectual. Destaca a importância da coleta, seleção, organização, preservação e segurança da informação como uma vantagem competitiva. O curso proporcionará o desenvolvimento e a implementação de projetos voltados para a informação e o conhecimento, com metodologias e técnicas atualizadas no mercado digital.
O curso é destinado aos profissionais de diversos segmentos, tendo em vista que a cultura digital, a segurança da informação, a gestão e a apropriação do conhecimento são indispensáveis para as tendências contemporâneas e, ainda, a interação e o compartilhamento entre os setores, contribuem para alavancar o conhecimento nas organizações.
Desenvolva pensamento crítico e competências para o gerenciamento da criação de novos conhecimentos e redes intelectuais. Torne-se um profissional especializado, interprete dados, transforme informação em conhecimento, seja para a tomada de decisão com confiabilidade ou como diferencial competitivo em um mundo com diversos e rápidos cenários.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

Analisar o volume, a variedade, a velocidade e o valor da informação. O algoritmo e a interpretação de conteúdo para a tomada de decisão. Identificar, selecionar e transformar informação relevante em processos de decisão. Geração de vantagens competitivas em ambientes dinâmicos. A explosão e o crescimento exponencial da informação, os processos e ferramentas eficazes para gerenciar e facilitar a transformação da informação em conhecimento. Analisar informações identificando tendências em tempo real.

Direito digital como um conhecimento essencial nas organizações, seja pública ou privada. Reflexões acerca dos direitos autorais na era dos conteúdos digitais (privacidade, liberdade de expressão, comércio eletrônico, responsabilidade civil na Internet, segurança da informação, entre outras). Direito Digital e a realidade disruptiva e mutável, composta por fronteiras informacionais e ativos intangíveis. Segurança no ambiente digital: os riscos, os crimes eletrônicos, a proteção de dados, a questão do monitoramento. As vantagens e as ameaças da era digital.

O poder da comunicação na sociedade da informação, o estudo e o desempenho das novas mídias. Competência em comunicação (processo, planejamento, significado e cultura). Consequências da midiatização social. Sociedade, comunidade, redes e cultura organizacional.

Gestão de material e repositórios digitais, custódia e preservação. Metadados. Gestão de dados (planejamento, manutenção, preservação) e agregação de valor. Os riscos da obsolescência digital. Controle de repositório de conteúdo e biblioteca de objetos. Acesso, segurança e recuperação de dados digitais confiáveis, qualidade e autenticidade. Gestão e preservação de dados digitais para o futuro.

Inteligência competitiva organizacional e o pensamento crítico como diferencial competitivo. Cenários. Fornecer conceitos, ferramentas, metodologias e conselhos práticos para melhorar o fluxo de informação e o processo de tomada de decisão nas organizações. Desenvolver a capacidade criativa pela aplicação do conhecimento em todos os níveis da organização. As vantagens que a inteligência competitiva proporciona.

A informação voltada para o aprendizado. A cultura da Inovação. Revolução da informação. Informação e concorrência. Organização flexível. Conhecimento, habilidades e aprendizagem. Inovação e redes de conhecimento. Organização de aprendizagem e sistemas de inovação. Produção e competição global pelo futuro. Pensando diferente e garantindo o futuro.

IReflexões sobre ética, poder e informação. Imagem e reputação. Ética, estética e política. Analisar as mudanças e a fragilidade da sociedade midiática. A demanda por ética e preceitos morais na sociedade pós-moderna.

Uma abordagem interdisciplinar e integradora, visando auxiliar na análise e compreensão dos sistemas complexos. Cenários e conceitos-chave da complexidade. As teorias da complexidade e as organizações geradoras de conhecimento. O conhecimento não linear e as suas aplicações aos problemas do mundo contemporâneo, pelo viés da gestão do conhecimento. O conhecimento como fenômeno complexo, entendido e aproveitado.

Solução de conflitos. A análise do discurso e suas interfaces. A teoria do discurso e a articulação crítica. Definição do processo de negociação como sistema de transformação. Enfoque sistêmico no processo de negociação. Negociador como emissor de informações. A formação de estratégia como um processo visionário.

Aspectos teóricos. Estudos de caso. Interface entre gestão do conhecimento e gestão da informação. Práticas de Gestão do Conhecimento. Disseminação do conhecimento e oportunidades. Lições aprendidas.

Utilização de métodos estatísticos para análises qualitativa e quantitativa de problemas contemporâneos. A questão das amostras e a organização dos dados. Transformando dados em informação para a tomada de decisão.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

leila.rabello@belasartes.br

Currículo Lattes

Doutora em Ciências Sociais pela PUC São Paulo (2015-2018); Mestra em Ciência da Informação pela PUC Campinas (2004); Pós-Graduação (Lato Sensu) em Educação no Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi; Licenciatura Plena em História; Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Professora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Coordenadora dos Projetos Finais e Professora nos Cursos de MBAs, MBA Executivo e Masters (Pós-Graduação Lato Sensu) da BSP Business School São Paulo / Laureate International Universities. Professora no MBA Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios. Coordenadora de Projetos e Exposições no MUBA – Museu Belas Artes de São Paulo.

TOUR 360

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades