Voc√™ j√° percebeu que o cen√°rio da comunica√ß√£o est√° em constante transforma√ß√£o, certo? Neste contexto, o desafio do jornalista √© encontrar novas maneiras de criar conte√ļdo e adapt√°-los para diferentes plataformas com um objetivo em comum: manter uma conex√£o cada vez mais pr√≥xima com um p√ļblico. O jornalista deve ser o profissional:

Responsável pela pesquisa, captação, produção e publicação de notícias, reportagens, entrevistas, artigos e imagens, de caráter jornalístico, para os diversos meios, veículos e plataformas de comunicação, sejam eles offline ou online

Com √©tica e transpar√™ncia, que promove a difus√£o e acesso √†s informa√ß√Ķes e ao conhecimento cient√≠fico e cultural, adequando as mensagens jornal√≠sticas √†s caracter√≠sticas dos meios, linguagens e perfis dos p√ļblicos receptores

Que estuda técnicas de comunicação digital e empresarial, reportagem, redação, edição, fotojornalismo e de pesquisa

No curso de Jornalismo da Belas voc√™ aprender√° a import√Ęncia da converg√™ncia de m√≠dias, cultura e entretenimento, justamente para entender quais s√£o os desejos dessa sociedade contempor√Ęnea. Para isso, voc√™ ter√° acesso a espa√ßos como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com est√ļdios de TV, v√≠deo e r√°dio, locais onde os alunos podem fazer grava√ß√Ķes com c√Ęmeras, ilumina√ß√£o e outros equipamentos, al√©m de poder utilizar as ilhas de edi√ß√£o.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espa√ßo equipado com √≥culos de realidade virtual e ferramentas para a experimenta√ß√£o de formatos e conte√ļdos voltados para a inova√ß√£o e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • HIST√ďRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HIST√ďRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPOR√āNEA
  • 40
  • INTERPRETA√á√ēES DO BRASIL CONTEMPOR√āNEO
  • 40
  • INTERPRETA√á√ēES DO MUNDO CONTEMPOR√āNEO
  • 40
  • ORGANIZA√á√ÉO DO JORNALISMO
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • TEORIA E T√ČCNICA DA NOT√ćCIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICA√á√ÉO VISUAL
  • 40
  • CONVERG√äNCIAS DE M√ćDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • EST√ČTICA E FELICIDADE
  • 40
  • HIST√ďRIA DA M√ćDIA
  • 40
  • JORNALISMO EM AMBIENTE DIGITAL
  • 40
  • JORNALISMO IMPRESSO
  • 40
  • NEUROCI√äNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • PSICOLOGIA DA COMUNICA√á√ÉO
  • 40
  • REDA√á√ÉO E COMUNICA√á√ÉO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICA√á√ÉO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EMPREENDEDORISMO E INOVA√á√ÉO
  • 40
  • GEST√ÉO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GR√ĀFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E EST√ČTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGR√ĀFICA
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE R√ĀDIO
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE TV
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICA√á√ÉO
  • 40
  • SEMI√ďTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICA√á√ÉO
  • 60
  • COMUNICA√á√ÉO P√öBLICA
  • 40
  • CORRESPOND√äNCIA INTERNACIONAL E AG√äNCIA DE NOT√ćCIAS
  • 60
  • EXPRESS√ÉO, CORPO E VOZ
  • 40
  • LOCU√á√ÉO E APRESENTA√á√ÉO EM RTV
  • 40
  • MERCADO E NOVOS NEG√ďCIOS EM JORNALISMO
  • 40
  • RADIOJORNALISMO
  • 80
  • REDA√á√ÉO E COMUNICA√á√ÉO DIRIGIDA
  • 40
  • T√ďPICOS EM JORNALISMO - PROJETOS
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • EDI√á√ÉO DE IMAGEM EM R√ĀDIO E TELEVIS√ÉO
  • 60
  • JORNALISMO DE REVISTA
  • 40
  • JORNALISMO INVESTIGATIVO
  • 40
  • JORNALISMO OPINATIVO
  • 60
  • LIVRO E GRANDE REPORTAGEM
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PROJETO E PLANEJAMENTO EDITORIAL
  • 40
  • TELEJORNALISMO
  • 80
  • T√ďPICOS EM JORNALISMO - PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • GEST√ÉO DE JORNALISMO DIGITAL E ONLINE
  • 80
  • JORNALISMO CIENT√ćFICO E EDUCATIVO
  • 40
  • JORNALISMO CULTURAL
  • 40
  • JORNALISMO DE CIDADE E COMUNIT√ĀRIO
  • 40
  • JORNALISMO DE MODA
  • 40
  • JORNALISMO ECON√ĒMICO
  • 40
  • JORNALISMO ESPORTIVO
  • 40
  • JORNALISMO POL√ćTICO
  • 40
  • LEGISLA√á√ÉO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • T√ďPICOS EM JORNALISMO - METODOLOGIAS
  • 40
  • Subtotal
  • 440

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • AUDIOVISUAL, WEB E PROJETOS EDUCACIONAIS
  • 40
  • CULTURA AFRO-AMER√ćNDIA
  • 40
  • DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE
  • 40
  • DOCUMENT√ĀRIO E VIDEORREPORTAGEM
  • 60
  • √ČTICA E LEI DE IMPRENSA
  • 40
  • FOTOJORNALISMO
  • 80
  • LABORAT√ďRIO DE JORNALISMO
  • 60
  • PLANEJAMENTO GR√ĀFICO E EDITORA√á√ÉO
  • 40
  • T√ďPICOS EM JORNALISMO - PLANEJAMENTO
  • 40
  • Subtotal
  • 440
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 220
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • EST√ĀGIO SUPERVISIONADO
  • 240
  • T√ďPICOS EM COMUNICA√á√ÉO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUS√ÉO DE CURSO - TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 640

Carga Hor√°ria Total do Curso

4 anos - 3600 Horas/Aulas


Mercado

Segundo o √ļltimo Mapeamento da Ind√ļstria Criativa, a contrata√ß√£o de editores de m√≠dias eletr√īnicas cresceu, em 2015:

12,6%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Ind√ļstria Criativa no Brasil (FIRJAN).

Este dado indica que o ambiente digital representa um grande potencial de trabalho para os jornalistas, que também podem atuar em:

Veículos jornalísticos, agências de notícia, assessorias de comunicação e imprensa

Portais, sites e blogs de notícias

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Já conhece os diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

A Belas Artes é referência no ensino de excelência e pioneira na área da Economia Criativa em todos os segmentos de cursos nos quais atua como: Graduação, Pós-Graduação, Cursos Livres, tanto na modalidade presencial quanto online/digital.

A modalidade de Educação Digital da Belas Artes tem encantado e impactado os estudantes, principalmente porque se apropria tanto da criatividade quanto da tecnologia. Diferenciais característicos estão contemplados nas aulas, conhecimentos e nas experiências oferecidas.

Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

N√ļcleo de Empreendedorismo e Inova√ß√£o (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

Localização

Unidades bem localizadas pr√≥ximas a esta√ß√Ķes do metr√ī (Para√≠so, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de S√£o Paulo.

SAIBA MAIS

International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

Infraestrutura

Espa√ßos que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de √ļltima tecnologia, como os Laborat√≥rios de Realidade Virtual e de impress√£o 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

Gest√£o de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sess√Ķes personalizadas de orienta√ß√£o profissional.

SAIBA MAIS

Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

Economia Criativa

Institui√ß√£o com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, √°rea que, anualmente, gera mais de 155 bilh√Ķes de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 15 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - TECNOLOGIA

Os cursos na Educação Digital modalidade online/digital contam com recursos de tecnologia educacional eficientes. Utilizamos inclusive realidade aumentada na busca de estímulos para experiências inovadoras, material de suporte interativo, com design responsivo e acessível, e materiais de apoio (artigos e ebooks). Assim, os estudantes conseguem estudar no tempo e espaço que lhes seja conveniente.

SAIBA MAIS

2 - PROFESSORES E TUTORES

Com um time formado por doutores em quase sua totalidade, nossos docentes são experts em suas áreas, com larga experiência profissional. Possuem capacitação contínua para atuação na educação digital, são apaixonados por isso, e know-how na utilização de diversas plataformas e ferramentas de aprendizagem para o uso de tecnologia que permita a educação oferecida remotamente.

SAIBA MAIS

3 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

4 - N√ļcleo de Empreendedorismo e Inova√ß√£o (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

5 - M√ďDULOS

Os cursos s√£o modulares, tem√°ticos e semestralmente s√£o desenvolvidos projetos (PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar) que garantem que os conhecimentos sejam integrados e consolidados.

SAIBA MAIS

6 - Localização

Unidades bem localizadas pr√≥ximas a esta√ß√Ķes do metr√ī (Para√≠so, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de S√£o Paulo.

SAIBA MAIS

7 - ISO 9001

Entre tantos diferenciais, a Belas Artes tamb√©m √© a √ļnica institui√ß√£o de ensino da Am√©rica do Sul a ter o selo de qualidade ISO 9001 em Educa√ß√£o Digital.

SAIBA MAIS

8 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

9 - Infraestrutura

Espa√ßos que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de √ļltima tecnologia, como os Laborat√≥rios de Realidade Virtual e de impress√£o 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

10 - Gest√£o de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sess√Ķes personalizadas de orienta√ß√£o profissional.

SAIBA MAIS

11 - EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

A Belas Artes tem o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem dos estudantes mais criativa, prazerosa e, principalmente, mais efetiva. Os trabalhos são desafiadores para que o aluno possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos e seja capaz de desenvolver competências pessoais e profissionais relevantes.

SAIBA MAIS

12 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

13 - Economia Criativa

Institui√ß√£o com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, √°rea que, anualmente, gera mais de 155 bilh√Ķes de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

14 - DNA BELAS ARTES

Há quase 100 anos dedicando-se ao ensino superior, temos a missão de valorizar a cultura, a brasilidade, o propósito e o autoconhecimento. Nossa persistência pela excelência resultou em uma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) diferenciado que proporciona o sentimento de pertencimento do #TimeBelasArtes.

SAIBA MAIS

15 - ATENDIMENTO

Os cursos EAD da Belas Artes oferecem canais de atendimento exclusivos como chat e e-mail garantindo um atendimento personalizado, tanto sobre a parte técnica quanto de ordem acadêmica. Além de ser uma proposta de educação online/digital mais próxima e engajada, tem foco na educação de excelência.

SAIBA MAIS

Acontece

Volta às aulas do Time Belas Artes

Leia Mais

Time Belas Artes ganha 6¬ļ edi√ß√£o do Concurso Nacional de Paisagismo da ANP - Associa√ß√£o Nacional de Paisagismo

Leia Mais

Superintendente acadêmica da Belas Artes fala sobre o próximo semestre a alunos e candidatos

Leia Mais

Startup de alunos da Belas Artes vence prêmio na maior feira de criatividade da América Latina

Leia Mais