Você sabe o que faz o formado em Relações Públicas? Este é o profissional responsável pela gestão da comunicação organizacional e da imagem de uma organização. Para isso, ele deve:

Desenvolver estratégias de comunicação institucional para e entre os públicos de empresas privadas, governos e entidades e movimentos da sociedade civil

Promover eventos e ações de relacionamento das organizações.

Desenvolver atividades de assessoria de imprensa, de gestão de imagem e prevenção de crises organizacionais, bem como de avaliação e monitoramento de opinião e de redes sociais

Estudar conceitos e práticas, redação, criação e sensibilização, planejamento estratégico e organizações

Avaliado com nota máxima no MEC, o curso de Relações Públicas da Belas Artes promoverá a sua formação a partir de disciplinas atuais, além de espaços e experiências como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • CIRCUITO E SISTEMA DE CULTURA
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • PÚBLICOS: PERFIS E RELAÇÕES
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • MÍDIA, SOCIEDADE E ETNOGRAFIA
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES
  • 40
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • RELAÇÕES PÚBLICAS E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE
  • 40
  • COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, PODER E CULTURA ORGANIZACIONAL
  • 60
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
  • 40
  • FOTOGRAFIA PARA PROJETOS INSTITUCIONAIS
  • 60
  • IMAGEM E REPUTAÇÃO
  • 40
  • RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNITÁRIAS E TERCEIRO SETOR
  • 40
  • RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO DIRIGIDA
  • 40
  • TEORIA DA OPINIÃO PÚBLICA
  • 60
  • Subtotal
  • 460
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE PROJETOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS
  • 40
  • COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E NEGOCIAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
  • 40
  • DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE
  • 40
  • ECONOMIA
  • 40
  • EDITORAÇÃO GRÁFICA ELETRÔNICA E DIGITAL
  • 60
  • EVENTOS
  • 60
  • MARKETING
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PESQUISA DE OPINIÃO E MERCADO
  • 60
  • PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCATIVOS
  • 40
  • Subtotal
  • 460
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA RELAÇÕES PÚBLICAS
  • 60
  • CERIMONIAL E PROTOCOLO
  • 40
  • COMUNICAÇÃO DIGITAL ORGANIZACIONAL
  • 60
  • COMUNICAÇÃO E CRÍTICA CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • ESTATÍSTICA APLICADA A RELAÇÕES PÚBLICAS
  • 40
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
  • 40
  • PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS - PROJETOS
  • 60
  • PLANEJAMENTO MARKETING
  • 40
  • RELAÇÕES COM PÚBLICO INTERNO
  • 40
  • RELAÇÕES PÚBLICAS EM ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
  • 40
  • Subtotal
  • 460

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CONSULTORIA E MERCADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
  • 40
  • GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E GOVERNANÇA CORPORATIVA
  • 60
  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE RELACIONAMENTO COM OS PÚBLICOS
  • 60
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE CRISE
  • 60
  • RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS
  • 40
  • TCC: PESQUISA
  • 80
  • TCC: PRODUÇAO
  • 80
  • Subtotal
  • 460
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 310
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • 310
  • TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 800

Carga Horária Total do Curso

4 anos - 3840 Horas/Aulas


Mercado

Em 2016, o mercado de comunicação corporativa atingiu o número de:

1000

empresas do segmento, de diferentes portes

2,2

bilhões de reais de faturamento

Fonte: Anuário de Comunicação Corporativa da Mega Brasil (2017).

E neste universo de possibilidades, o formado em Relações Públicas pode trabalhar em:

Departamentos de comunicação e marketing de empresas privadas, públicas e do Terceiro Setor

Agências de comunicação e relações públicas, assessorias de imprensa, produtoras de eventos

Empresas de pesquisa de mercado e opinião pública

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Já conhece os diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

A Belas Artes é referência no ensino de excelência e pioneira na área da Economia Criativa em todos os segmentos de cursos nos quais atua como: Graduação, Pós-Graduação, Cursos Livres, tanto na modalidade presencial quanto online/digital.

A modalidade de Educação Digital da Belas Artes tem encantado e impactado os estudantes, principalmente porque se apropria tanto da criatividade quanto da tecnologia. Diferenciais característicos estão contemplados nas aulas, conhecimentos e nas experiências oferecidas.

Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 15 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - TECNOLOGIA

Os cursos na Educação Digital modalidade online/digital contam com recursos de tecnologia educacional eficientes. Utilizamos inclusive realidade aumentada na busca de estímulos para experiências inovadoras, material de suporte interativo, com design responsivo e acessível, e materiais de apoio (artigos e ebooks). Assim, os estudantes conseguem estudar no tempo e espaço que lhes seja conveniente.

SAIBA MAIS

2 - PROFESSORES E TUTORES

Com um time formado por doutores em quase sua totalidade, nossos docentes são experts em suas áreas, com larga experiência profissional. Possuem capacitação contínua para atuação na educação digital, são apaixonados por isso, e know-how na utilização de diversas plataformas e ferramentas de aprendizagem para o uso de tecnologia que permita a educação oferecida remotamente.

SAIBA MAIS

3 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

4 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

5 - MÓDULOS

Os cursos são modulares, temáticos e semestralmente são desenvolvidos projetos (PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar) que garantem que os conhecimentos sejam integrados e consolidados.

SAIBA MAIS

6 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

7 - ISO 9001

Entre tantos diferenciais, a Belas Artes também é a única instituição de ensino da América do Sul a ter o selo de qualidade ISO 9001 em Educação Digital.

SAIBA MAIS

8 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

9 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

10 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

11 - EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

A Belas Artes tem o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem dos estudantes mais criativa, prazerosa e, principalmente, mais efetiva. Os trabalhos são desafiadores para que o aluno possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos e seja capaz de desenvolver competências pessoais e profissionais relevantes.

SAIBA MAIS

12 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

13 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

14 - DNA BELAS ARTES

Há quase 100 anos dedicando-se ao ensino superior, temos a missão de valorizar a cultura, a brasilidade, o propósito e o autoconhecimento. Nossa persistência pela excelência resultou em uma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) diferenciado que proporciona o sentimento de pertencimento do #TimeBelasArtes.

SAIBA MAIS

15 - ATENDIMENTO

Os cursos EAD da Belas Artes oferecem canais de atendimento exclusivos como chat e e-mail garantindo um atendimento personalizado, tanto sobre a parte técnica quanto de ordem acadêmica. Além de ser uma proposta de educação online/digital mais próxima e engajada, tem foco na educação de excelência.

SAIBA MAIS

Acontece

Volta às aulas do Time Belas Artes

Leia Mais

Tony Ramos é o convidado especial do BA Em Cena no dia 04 de agosto

Leia Mais

Time Belas Artes ganha 6º edição do Concurso Nacional de Paisagismo da ANP - Associação Nacional de Paisagismo

Leia Mais

Superintendente acadêmica da Belas Artes fala sobre o próximo semestre a alunos e candidatos

Leia Mais