História da Arte: Teoria e Crítica

Professores de Educação Básica e Universitária, profissionais de Comunicação, Artes e Design e interessados em ampliar conhecimento em Artes.

Valores SÃO PAULO

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu São Paulo
Valor do curso de R$ 34.639,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 1.035,03*R$ 37.261,08*
B30R$ 1.224,69*R$ 36.740,83*
C24R$ 1.422,46*R$ 34.138,93*
D18R$ 1.896,61*R$ 34.139,00*
EÀ vistaR$ 28.935,47*R$ 28.935,47*
 
 
Valores SOROCABA

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – Sorocaba
Valor do curso de R$ 19.800,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 585,99*R$ 21.095,69*
B30R$ 693,21*R$ 20.796,33*
C24R$ 804,17*R$ 19.300,16*
D18R$ 1.072,22*R$ 19.300,00*
EÀ vistaR$ 16.405,04*R$ 16.405,04*

Por que fazer esse curso?

O curso de História da Arte apresenta um vasto repertório teórico e conceitual do campo das Artes Visuais, não se detendo a escolas ou linguagens especificamente. Sua importância está em oferecer aos interessados uma gramática visual e poética sobre o fazer artístico, capacitando o estudioso em artes a compreender, refletir e atuar no campo das artes.
O foco do curso é a pesquisa teórica, visual e estética sobre a arte. O Curso destina-se a formados na área de Artes, Comunicação, Design e Educação, bem como a todos os profissionais interessados em ampliar, consolidar e articular conhecimentos e práticas artísticas numa perspectiva crítica e propositiva.
A História da Arte apresenta-se como um campo de estudo e reflexão de grande importância nos dias atuais e nossa proposta contempla uma formação ampla em disciplinas tanto tradicionais como contemporâneas fortalecendo um conhecimento poético, teórico e mercadológico do objeto artístico.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

Arte e cultura ameríndia. Povos e produção ameríndia. Arte e agência. Perspectivismo ameríndio. Linguagens da arte ameríndia: contexto e relação.

Análise das relações entre Arte e Política na metade do Século XVIII e Século XIX: Neoclassicismo, Iluminismo e Revolução Francesa. Romantismo e realismo e o distanciamento do clássico. Os gêneros clássicos da história da arte: dos gregos ao impressionismo. A pintura e a escultura clássica.

Estudo sobre arte e poética. Processos e metodologia da criação e produção artística. Fundamentos e panorama da arte contemporânea. Processos e práticas de construção artística relacionados aos momentos e localidades específicos da arte hoje.

Estudo sobre arte em perspectiva antropológica. Arte e cultura no Ocidente. Os sentidos da cultura. Arte e prática cultural. A crítica do conceito de cultura. As aproximações e distanciamentos entre arte e cultura. Arte e reprodutibilidade. Arte e decolonialidade. Estudos Culturais.

O valor da obra de arte. O mercado de arte e suas instituições. A precificação da obra. Arte e marketing.

Projeto moderno e características da modernidade. As características sociais da modernidade. A crise do Sujeito e da representação. Os tipos de soluções formais típicos do modernismo e das vanguardas. Os diferentes campos artísticos e movimentos. As diferenças e semelhanças entre modernismo e pós-modernismo.

Arte africana e arte europeia. Cultura africana e sua produção artística. Arte africana tradicional. Arte africana popular. Arte africana contemporânea. Arte afro-brasileira.
Arte latino-americana: conceitos e conflitos. Arte latino-americana no século XIX. A Modernidade e o fim do academicismo. A obra de Rivera, Orozco e Siqueiros: o muralismo mexicano. Universos Particulares e Mitos Manifestos: o surrealismo na América Latina. O construtivismo e as poéticas do movimento na América Latina. O lugar da arte latino-americana na arte contemporânea .
Arte urbana e arte pública. Espaço público e arte. Novos espaços para se pensar a arte. intervenções artísticas e site-specifics. Arte no espaço público, arte como espaço público e arte de interesse público.

Compreensão dos diferentes aspectos da produção artística em novas mídias partindo de estudos sobre a imagem técnica e reprodutível até as mídias digitais contemporâneas; para tal, apresenta e analisa a produção de artistas e teóricos relevantes.

Museu e memória. História dos museus. Estudos práticos teóricos sobre atuações profissionais do artista visual. Atividade do curador. Curadoria e arte. Design de exposição.
Fundamentos da Filosofia e da Estética. O pensamento, a linguagem e a arte. Mímesis e a crise da representação. O belo, o idealismo e o gênio criador.
Performance: linguagem e história. A performance no campo expandido. Criação interdisciplinar em performance: vídeo-performance, foto-performance e performance-instalação. História da arte e performance. O corpo como espaço de articulação de processos biológicos e culturais. Diálogo poético com artistas reconhecidos da linguagem da performance.
Forma e expressão. Caracterização e expressão nos planos bi e tridimensional. Materiais e técnicas expressivas. Pensamento visual e espacial.
Fundamentos, características, histórico da Crítica de Arte, sua relação com a cultura e imprensa moderna. Crítica de arte como ferramenta da crítica da cultura moderna. Crise da crítica da arte e cultura contemporânea. Produção da crítica contemporânea nas perspectivas das novas teorias e abordagens da Teoria da Arte. Jornalismo cultural e a construção da Esfera Pública: gêneros e espaços de discussão.
Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

ronaldo.mathias@belasartes.br
Currículo Lattes

Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Graduação Teorias da Comunicação, Antropologia e História da Arte e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Coordenador da Pós em História da Arte. Autor do livro Antropologia e Arte (2014) pela Editora Claridade (Nova Alexandria) e Antropologia Visual (2016), pela Nova Alexandria.

TOUR 360

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades