História
Você vai conhecer aqui somente um pouco da história da instituição Belas Artes, em cujos caminhos trilharam seu fundador, seus dirigentes, os professores, funcionários e alunos em busca dos ideais, dos sonhos, dos desafios e das conquistas de cada um que, de alguma forma, conviveu com ela desde o longínquo 23 de setembro de 1925, quando foi oficialmente fundada com o primitivo nome de Academia de Belas Artes de São Paulo por Pedro Augusto Gomes Cardim.
Pedro Augusto era filho do artista português João Pedro Gomes Cardim e participou ativamente da vida artístico-cultural de São Paulo antes de fundar a Academia de Belas Artes. Envolveu-se ativamente na criação do Teatro Municipal, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, da Academia Paulista de Letras e da Companhia Dramática de São Paulo. Fundar uma instituição para o ensino das artes era um movimento natural e, assim, surgiu um espaço de diálogo, troca de conhecimentos e desenvolvimento da criatividade e expressão pessoal. Talvez por isto o nome da Escola de Belas Artes esteja tão ligado à história da cidade de São Paulo.
Na década de 30, poucos anos depois de sua fundação, a Escola criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de S. Paulo, ficando responsável por seu acervo durante sete anos. As duas instituições, inclusive, dividiram o mesmo prédio durante anos, até que a então Faculdade de Belas Artes mudou-se na década de 80 para a Vila Mariana onde permanece até hoje.
Ao longo dos anos, importantes figuras conviveram com a instituição Belas Artes. Amigos de Pedro Augusto Gomes Cardim, Mario de Andrade e Menotti Del Picchia, estiveram presentes na fundação. Do primeiro Salão Paulista, em 1934, participaram Anitta Malfati, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi, por exemplo.
Responsável pelo projeto da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Benedito Calixto Neto foi formado pela Academia de Belas Artes no curso de Arquitetura, o primeiro da cidade.
Foi assim que a instituição Belas Artes construiu uma sólida base para desenvolver sua história – proporcionando um espaço de troca e diálogo onde a criatividade de cada um é respeitada e incentivada. Criar é um aspecto essencial de expressar-se. É nisto que acreditamos até hoje: na criatividade, persistência e iniciativa de cada um para continuarmos esta história que já passa dos 90 anos e está cada vez mais jovem.
Organização
Prof. Dr. Paulo Antonio Gomes Cardim
Diretor-Presidente
Profa. Maria Lúcia de Oliveira Gomes Cardim
Diretora-Financeira
Priscila Gomes Cardim
Diretora-Administrativa
Prof. Dr. Paulo Antonio Gomes Cardim
Reitor
Profa. Maria Lúcia de Oliveira Gomes Cardim
Assessora de Planejamento
Patrícia Gomes Cardim
Diretora-Geral
Profa. Dra. Josiane Maria de Freitas Tonelotto
Superintendente Acadêmica
Prof. Dr. Francisco Carlos Tadeu Starke Rodrigues
Pró-Reitoria Administrativa e de Qualidade
Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero
Pró-Reitoria de Ensino
Profa. Dra. Leila Rabello de Oliveira
Pró-Reitoria da Educação Digital
Profa. Dra. Anna Beatriz Cautela | Administração, Ciências Contábeis, Gestão da Qualidade – EAD, Gestão de negócios e Inovação, Gestão de Recursos Humanos – EAD, Logística – EAD, Marketing – EAD e Processos Gerenciais – EAD
Profa. Dra. Lucy Mari Tabuti | Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Prof. Ms. Giovanni Di Prete Campari e Prof. Ms. Sergio Ricardo Lessa Ortiz | Arquitetura e Urbanismo
Prof. Dr. Natalicio Batista dos Santos Junior e Prof. Ms. Guilherme Udo | Artes Cênicas e Relações Públicas
Prof. Dra. Ana Carolina Melchert e
Prof. Dr. Roberto Bertani | Artes Visuais
Prof. Dr. Guilherme Bryan | Cinema e Audiovisual
Prof. Dr. Marcos Giannotti | Comunicação Institucional – EAD e Eventos – EAD
Profa. Ms. Juliana Pirani | Cursos de Graduação Votorantim-Sorocaba
Profa. Ms. Adriana Valese | Desenho de Animação e Design de Games
Profa. Ms. Ana Paula Coelho de Carvalho | Design de Interiores e Design de Produto
Profa. Ms. Valeska Fonseca Nakad | Design de Moda
Prof. Ms. Elwyn Lourenço Correia | Design Gráfico
Prof. Ms. Luciano Alarcon | Fotografia
Prof. Ms. Robert Falck | Gastronomia
Profa. Ms. Adriana Kei Ohashi Sato | Jogos Digitais
Prof. Dr. Nivaldo Ferraz | Jornalismo
Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias | Publicidade e Propaganda
Prof. Dr. Marcos Giannotti | Produção Cultural – EAD e Produção Publicitária – EAD
Profa. Dra. Débora Gigli Buonano | Licenciatura em Artes
Profa. Dra. Tatiana Boulhosa | Licenciatura em História – EAD, Licenciatura em Letras – EAD e Pedagogia – EAD
Prof. Dr. Matheus Tagé Veríssimo Ribeiro | Mídias Sociais Digitais
Prof. Dr. Marcello Amalfi | Música, Tecnologia e Inovação
Prof. Ms. Guilherme Udo | Produção Multimídia – EAD
Prof. Dr. Dirceu Lemos da Silva | Rádio, TV e Internet
Prof. Dr. Rodolfo Pereira das Chagas | Relações Internacionais
Honoris causa
O título Honoris Causa é uma homenagem a um profissional ou uma autoridade que, apesar de não exercer o magistério, ofereceu contribuição significativa a alguma área de conhecimento da instituição que o escolheu. Quem concede o titulo é o Conselho Universitário e o diploma é entregue ao agraciado em uma cerimônia específica.
Marcelo Rosenbaum | Arquiteto
A instituição concedeu em 2018 o título de “Professor Honoris Causa de Arquitetura e Urbanismo” a Rosenbaum por sua contribuição à Arquitetura e à sociedade. O evento celebrou, ainda, o aniversário de 93 anos da Belas Artes e 50 anos do designer, ambos celebrados no dia 23 de setembro.
O título de Honoris Causa é uma homenagem ao profissional que, apesar de não exercer o magistério, contribui de forma significativa para alguma área específica. Assim como a Instituição de ensino, Rosenbaum preocupa-se em entender a realidade daqueles que serão impactados pelos projetos, respeitando suas individualidades, histórias, culturas e relações estabelecidas com a sociedade e com o meio ambiente, valorizando a tradição e ancestralidade, dessa maneira, contribuindo com a sociedade de forma respeitosa e focada no indivíduo.
Patrícia Vieira | Estilista
A estilista Patrícia Vieira, a “Rainha do Couro” – como é conhecida –recebeu a titulação em outubro de 2015, pela sua contribuição à moda, cujo olhar contemporâneo vislumbra a identidade nacional, citando processos, materiais e a cultura local.
Jô Soares | Humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro.
Em maio de 2011, José Eugênio Soares, o Jô Soares, foi homenageado por sua grande contribuição nas áreas das artes e comunicação, tendo atuado e criado diversas peças e esquetes para o cinema, televisão, teatro e literatura.
Gilberto Kassab | Economista, engenheiro civil, empresário, corretor de imóveis e político brasileiro filiado ao Partido Social Democrático. Foi ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na gestão do presidente Michel Temer.
O engenheiro civil e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, recebeu o título Honoris Causa em 2008. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo reconheceu-o como um importante apoiador da área, principalmente pela instituição da Lei Cidade Limpa, que resgatou e valorizou a arquitetura da cidade, até então esquecida detrás de tapumes e outdoors.
Olga Krell | jornalista e arquiteta, primeira diretora de redação da revista Casa Cláudia (1977 e 1990)
Olga Krell era considerada a “dama da decoração brasileira”. Desbravou assuntos como arquitetura e design de interiores na imprensa nacional. Em 2004, a jornalista Olga Krell recebeu a titulação, recebendo o reconhecimento de sua contribuição à área de Design de Interiores pelo Unicentro Belas Artes.
Washington Olivetto | Publicitário brasileiro, Sócio da W/Brasil, W/McCann e CCO da McCann Worldgroup América Latina e Caribe.
Em 2003 o curso de Comunicação Social levou o Conselho Universitário a conceder o primeiro titulo Honoris Causa a Washington Olivetto por sua importante atuação na área da Publicidade e Propaganda.
CPA
Com absoluta isenção e autonomia, a CPA - Comissão Própria de Avaliação foi implantada em 2006 no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo com o objetivo de criar um canal de comunicação com o corpo docente, discente e técnico administrativo, a fim de que todos os envolvidos tenham grande interação com os negócios e através de um processo avaliativo contínuo, a CPA possa aprimorar as ações estratégicas, em busca de resultados eficientes no contexto em que atua.
A CPA – Comissão Própria de Avaliação é composta por representantes da comunidade universitária (corpo discente, corpo docente e corpo técnico-administrativo e representante da sociedade civil) que avalia a prestação de serviços à comunidade, bem como o atendimento do Art. 11 da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004 criada pelo MEC – Ministério da Educação, que retrata a criação e implantação da CPA no âmbito da educação superior.
A Comissão Própria de Avaliação é composta pelos seguintes colaboradores:
Profa. Ma. Valeska Fonseca Nakad | Presidente
Prof. Me. Ricardo Basílio Gonçalves | Vice-Presidente
Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero | Representante da Reitoria
Profa. Dra. Leila Rabello de Oliveira | Representante da Mantenedora
Prof. Dr. Rodolfo Pereira das Chagas, Prof. Dr. Marcos Giannotti e Profa. Ma. Juliana Pirani | Representantes das Coordenações de Curso
Profa. Dra. Ana Carolina Lopes Melchert, Profa. Ms. Elisabeth Cristina do Amaral Ecker e Prof. Dr. Tadeu Rodrigues Iuama | Representantes do Corpo Docente
Sra. Raquel Alves Patucci, Sra. Jamile Lopes de Oliveira Gama e Sra. Cristina Martins Leão | Representantes Técnico-Administrativo
Sr. Antonio Duarte Pinto, Sra. Maria Carolina Baroni do Nascimento e Sra. Nathana Bruna de Oliveira Lima de Alcantara | Representantes da Comunidade
Sr. Luiz Fernando Invernizzi Rosa e Sra. Juliana Bernardo Ferreira | Representantes da Equipe Multidisciplinar
Sra. Nathália Cristina Oliveira de Souza, Sr. Pedro Otávio Queiroz Ferreira Jacob e Sr. Matheus de Moraes Camargo | Representantes do Corpo Discente
Acesse os relatórios com os detalhes sobre a metodologia e as ações promovidas pela CPA – Comissão Própria de Avaliação, referentes aos anos de 2015, 2016 e 2017
Confira os resultados da Pesquisas CPA realizada com o corpo discente, docente e técnico-administrativo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Confira os relatórios com os pareceres das últimas avaliações realizadas pelo MEC no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Os Relatos Institucionais apresentam de que forma as avaliações internas e externas interferem positivamente nas estratégias e nos processos de gestão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Acesse o relatório referente aos anos.
Colegiado
Órgão superior, de natureza deliberativa e normativa e de instância final para todos os assuntos acadêmico-administrativos, tem sua composição, suas atribuições e competências regulamentadas no Estatuto do Centro Universitário.
Órgão central de supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, possui atribuições deliberativas, normativas e consultivas. Sua composição, atribuições e competências estão dispostas no Estatuto do Centro Universitário.
Composição
O Conselho Universitário (CONSU) é composto por representantes da direção, coordenação de cursos, corpo docente, corpo discente, corpo técnico-administrativo, mantenedora e da comunidade, com mandato de dois anos, com direito a recondução, exceto a representação discente, cujo mandato será de 1 ano.
Competências
I – Formular o planejamento, as diretrizes, políticas e normas gerais do Centro Universitário;
II – Criar, desmembrar, fundir ou extinguir unidades acadêmicas, administrativas ou suplementares, ouvidos o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e demais órgãos interessados, respeitado o que dispõe este Estatuto;
III – Alterar ou reformar este Estatuto, o Regimento Geral e aprovar os regimentos e regulamentos das unidades acadêmicas ou administrativas, na forma prevista neste Estatuto;
IV – Designar comissão para apurar responsabilidade de dirigentes do Centro Universitário, quando, por omissão ou tolerância, permitirem ou favorecerem o não cumprimento da legislação de ensino, deste Estatuto, do Regimento Geral ou de normas complementares;
V – Instituir a concessão de títulos honoríficos e concessão de prêmios, obedecido o que prevê o plano anual de atividades e seu orçamento base;
VI – Deliberar sobre representações ou recursos que lhe forem encaminhados pela Reitoria;
VII – Deliberar sobre intervenção nos demais órgãos do Centro Universitário, esgotadas as vias ordinárias, bem como avocar as atribuições a eles conferidas;
VIII – Determinar o recesso parcial ou total das atividades acadêmicas de cada curso ou de todos, ouvido o CONSEPE;
IX – Deliberar sobre a sistemática e o processo de avaliação institucional;
X – Deliberar sobre o plano anual de atividades e sobre a proposta orçamentária anual;
XI – Exercer o poder disciplinar, originariamente ou em grau de recurso, como instância superior;
XII – Aprovar o regimento que disciplina o seu funcionamento;
XIII – Exercer as demais atribuições de sua competência, por força de lei e deste Estatuto.
Composição
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é composto por representantes da direção, coordenação de cursos, corpo docente e corpo discente, com mandato de dois anos, com direito a recondução, exceto a representação discente, cujo mandato será de 1 ano.
Competências
I – Criação, expansão, modificação e extinção de cursos;
II – Ampliação, redistribuição e diminuição de vagas;
III – Elaboração da programação dos cursos;
IV – Programação das pesquisas e das atividades de extensão;
V – Normas sobre as relações dos professores com o Centro Universitário, com os colegas e com os estudantes;
VI – Normas que visem ao aperfeiçoamento dos processos de aferição do rendimento escolar;
VII – Propostas de alteração deste Estatuto e do Regimento Geral;
VIII – Qualquer matéria de sua competência, em primeira instância, ou em grau de recurso;
IX – Propostas de avaliação institucional;
X – O regimento que disciplina o seu funcionamento;
XI – Os cursos seqüenciais, o ensino à distância e não presencial, na forma da legislação e normas vigentes;
XII – Os currículos dos cursos de graduação, em conformidade com as diretrizes gerais, fixadas pelo MEC;
XIII – O conteúdo e a duração dos cursos de pós-graduação, em níveis de doutorado, mestrado, especialização;
XIV – O conteúdo e a duração dos cursos de aperfeiçoamento, extensão e atualização;
XV – As normas gerais dos processos de seleção para matrícula em todos os seus cursos e programas;
XVI – O calendário acadêmico anual, os turnos e o horário de funcionamento dos cursos e programas;
XVII – As normas acadêmicas complementares às do Regimento Geral, em especial as relativas a programas de ensino, matrículas e outras, transferências, trancamentos de matrícula, reopções de curso, adaptações, avaliação do processo ensino-aprendizagem, processo seletivo aos diversos cursos, aproveitamento, aceleração ou recuperação de estudos e outras, que se incluem no âmbito de sua competência;
XVIII – O poder disciplinar, no âmbito de suas funções;
XIX – A constituição de comissões;
XX – As demais atribuições que, por sua natureza, lhe estejam afetas.
Colegiado
Campi BA
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COORDENAÇÃO DE CURSO
PORTARIA PRESIDENCIA 001A-2021 - Designa Coordenadora de Artes VisuaisColegiado de Cursos
PORTAIRA REITORIA 023 2022 - Designa Colegiado JornalismoNDE
PORTARIA REITORIA 001 2022 - Designa NDE Cinema e AudiovisualDECISÕES DO CONSEPE
Resoluções CONSEPE_2022
RESOLUÇÃO CONSEPE 001 2022 - Autoriza aumento de vagas_CNAUDECISÕES DO CONSEPE
Resoluções CONSEPE_2021
001 2021 - Autoriza Pós Graduação em Produção de Moda e Styling CriativoDECISÕES DO CONSU
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Resoluções CONSU_2019