História

A Arte fazendo história

Você vai conhecer aqui somente um pouco da história da instituição Belas Artes, em cujos caminhos trilharam seu fundador, seus dirigentes, os professores, funcionários e alunos em busca dos ideais, dos sonhos, dos desafios e das conquistas de cada um que, de alguma forma, conviveu com ela desde o longínquo 23 de setembro de 1925, quando foi oficialmente fundada com o primitivo nome de Academia de Belas Artes de São Paulo por Pedro Augusto Gomes Cardim.

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Pedro Augusto era filho do artista português João Pedro Gomes Cardim e participou ativamente da vida artístico-cultural de São Paulo antes de fundar a Academia de Belas Artes. Envolveu-se ativamente na criação do Teatro Municipal, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, da Academia Paulista de Letras e da Companhia Dramática de São Paulo. Fundar uma instituição para o ensino das artes era um movimento natural e, assim, surgiu um espaço de diálogo, troca de conhecimentos e desenvolvimento da criatividade e expressão pessoal. Talvez por isto o nome da Escola de Belas Artes esteja tão ligado à história da cidade de São Paulo.

Na década de 30, poucos anos depois de sua fundação, a Escola criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de S. Paulo, ficando responsável por seu acervo durante sete anos. As duas instituições, inclusive, dividiram o mesmo prédio durante anos, até que a então Faculdade de Belas Artes mudou-se na década de 80 para a Vila Mariana onde permanece até hoje.

Ao longo dos anos, importantes figuras conviveram com a instituição Belas Artes. Amigos de Pedro Augusto Gomes Cardim, Mario de Andrade e Menotti Del Picchia, estiveram presentes na fundação. Do primeiro Salão Paulista, em 1934, participaram Anitta Malfati, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi, por exemplo.

Responsável pelo projeto da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Benedito Calixto Neto foi formado pela Academia de Belas Artes no curso de Arquitetura, o primeiro da cidade.

Foi assim que a instituição Belas Artes construiu uma sólida base para desenvolver sua história – proporcionando um espaço de troca e diálogo onde a criatividade de cada um é respeitada e incentivada. Criar é um aspecto essencial de expressar-se. É nisto que acreditamos até hoje: na criatividade, persistência e iniciativa de cada um para continuarmos esta história que já passa dos 90 anos e está cada vez mais jovem.

Organização

Nosso Expediente

Prof. Dr. Paulo Antonio Gomes Cardim
Diretor-Presidente
Profa. Maria Lúcia de Oliveira Gomes Cardim
Diretora-Financeira
Priscila Gomes Cardim
Diretora-Administrativa

Prof. Dr. Paulo Antonio Gomes Cardim
Reitor
Profa. Maria Lúcia de Oliveira Gomes Cardim
Assessora de Planejamento
Patrícia Gomes Cardim
Diretora-Geral
Profa. Dra. Josiane Maria de Freitas Tonelotto
Superintendente Acadêmica
Prof. Dr. Francisco Carlos Tadeu Starke Rodrigues
Pró-Reitoria Administrativa e de Qualidade
Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero
Pró-Reitoria de Ensino
Profa. Dra. Leila Rabello de Oliveira
Pró-Reitoria da Educação Digital

Profa. Dra. Anna Beatriz Cautela | Administração, Ciências Contábeis, Gestão da Qualidade – EAD, Gestão de negócios e Inovação, Gestão de Recursos Humanos – EAD, Logística – EAD, Marketing – EAD e Processos Gerenciais – EAD
Prof. Dr. Willian França | Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Prof. Ms. Giovanni Di Prete Campari e Prof. Ms. Sergio Ricardo Lessa Ortiz | Arquitetura e Urbanismo
Prof. Ms. Natalicio Batista dos Santos Junior e Prof. Ms. Guilherme Udo | Artes Cênicas e Relações Públicas
Prof. Dra. Ana Carolina Melchert e
Prof. Dr. Roberto Bertani |
Artes Visuais
Prof. Dr. Guilherme Bryan |
Cinema e Audiovisual
Prof. Dr. Marcos Giannotti | Comunicação Institucional – EAD e Eventos – EAD
Profa. Ms. Juliana Pirani | Cursos de Graduação Votorantim-Sorocaba
Profa. Ms. Adriana Valese | Desenho de Animação e Design de Games
Profa. Ms. Ana Paula Coelho de Carvalho | Design de Interiores e Design de Produto
Profa. Ms. Valeska Fonseca Nakad | Design de Moda
Prof. Ms. Elwyn Lourenço Correia | Design Gráfico
Prof. Ms. Luciano Alarcon | Fotografia
Prof. Ms. Robert Falck | Gastronomia
Profa. Ms. Adriana Kei Ohashi Sato | Jogos Digitais
Prof. Dr. Nivaldo Ferraz | Jornalismo
Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias | Licenciatura em Artes, Produção Cultural – EAD, Produção Publicitária – EAD e Publicidade e Propaganda
Profa. Dra. Tatiana Boulhosa | Licenciatura em História – EAD, Licenciatura em Letras – EAD e Pedagogia – EAD
Profa. Ms. Domitila Maria de Castro Carolino | Mídias Sociais Digitais
Prof. Ms. Carlos Lima | Música, Tecnologia e Inovação
Prof. Ms. Guilherme Udo | Produção Multimídia – EAD
Prof. Dr. Renato Tavares Junior | Rádio e TV
Prof. Dr. Rodolfo Pereira das Chagas | Relações Internacionais

Honoris causa

Homenagens profissionais

O título Honoris Causa é uma homenagem a um profissional ou uma autoridade que, apesar de não exercer o magistério, ofereceu contribuição significativa a alguma área de conhecimento da instituição que o escolheu. Quem concede o titulo é o Conselho Universitário e o diploma é entregue ao agraciado em uma cerimônia específica.

MARCELO ROSENBAUM
[2018]

Marcelo Rosenbaum | Arquiteto

A instituição concedeu em 2018 o título de “Professor Honoris Causa de Arquitetura e Urbanismo” a Rosenbaum por sua contribuição à Arquitetura e à sociedade. O evento celebrou, ainda, o aniversário de 93 anos da Belas Artes e 50 anos do designer, ambos celebrados no dia 23 de setembro.

O título de Honoris Causa é uma homenagem ao profissional que, apesar de não exercer o magistério, contribui de forma significativa para alguma área específica. Assim como a Instituição de ensino, Rosenbaum preocupa-se em entender a realidade daqueles que serão impactados pelos projetos, respeitando suas individualidades, histórias, culturas e relações estabelecidas com a sociedade e com o meio ambiente, valorizando a tradição e ancestralidade, dessa maneira, contribuindo com a sociedade de forma respeitosa e focada no indivíduo.

Patrícia Vieira
[2015]

Patrícia Vieira | Estilista

A estilista Patrícia Vieira, a “Rainha do Couro” – como é conhecida –recebeu a titulação em outubro de 2015, pela sua contribuição à moda, cujo olhar contemporâneo vislumbra a identidade nacional, citando processos, materiais e a cultura local.

Jô Soares
[2011]

Jô Soares | Humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro.

Em maio de 2011, José Eugênio Soares, o Jô Soares, foi homenageado por sua grande contribuição nas áreas das artes e comunicação, tendo atuado e criado diversas peças e esquetes para o cinema, televisão, teatro e literatura.

Gilberto Kassab
[2008]

Gilberto Kassab | Economista, engenheiro civil, empresário, corretor de imóveis e político brasileiro filiado ao Partido Social Democrático. Foi ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na gestão do presidente Michel Temer.

O engenheiro civil e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, recebeu o título Honoris Causa em 2008. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo reconheceu-o como um importante apoiador da área, principalmente pela instituição da Lei Cidade Limpa, que resgatou e valorizou a arquitetura da cidade, até então esquecida detrás de tapumes e outdoors.

Olga Krell
[2004]

Olga Krell | jornalista e arquiteta,  primeira diretora de redação da revista Casa Cláudia (1977 e 1990)

Olga Krell era considerada a “dama da decoração brasileira”. Desbravou assuntos como arquitetura e design de interiores na imprensa nacional. Em 2004, a jornalista Olga Krell recebeu a titulação, recebendo o reconhecimento de sua contribuição à área de Design de Interiores pelo Unicentro Belas Artes.

Washington Olivetto
[2003]

Washington Olivetto | Publicitário brasileiro, Sócio da W/Brasil, W/McCann e CCO da McCann Worldgroup América Latina e Caribe.

Em 2003 o curso de Comunicação Social levou o Conselho Universitário a conceder o primeiro titulo Honoris Causa a Washington Olivetto por sua importante atuação na área da Publicidade e Propaganda.

CPA

Comissão
Própria de Avaliação

Com absoluta isenção e autonomia, a CPA - Comissão Própria de Avaliação foi implantada em 2006 no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo com o objetivo de criar um canal de comunicação com o corpo docente, discente e técnico administrativo, a fim de que todos os envolvidos tenham grande interação com os negócios e através de um processo avaliativo contínuo, a CPA possa aprimorar as ações estratégicas, em busca de resultados eficientes no contexto em que atua.

A CPA – Comissão Própria de Avaliação é composta por representantes da comunidade universitária (corpo discente, corpo docente e corpo técnico-administrativo e representante da sociedade civil) que avalia a prestação de serviços à comunidade, bem como o atendimento do Art. 11 da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004 criada pelo MEC – Ministério da Educação, que retrata a criação e implantação da CPA no âmbito da educação superior.

Quem faz parte da CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é composta pelos seguintes colaboradores:

Profa. Ma. Valeska Fonseca Nakad | Presidente

Prof. Me. Ricardo Basílio Gonçalves | Vice-Presidente

Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero | Representante da Reitoria

Profa. Dra. Leila Rabello de Oliveira | Representante da Mantenedora

Prof. Dr. Rodolfo Pereira das Chagas, Prof. Dr. Marcos Giannotti e Profa. Ma. Juliana Pirani | Representantes das Coordenações de Curso

Profa. Dra. Ana Carolina Lopes Melchert, Profa. Ms. Elisabeth Cristina do Amaral Ecker e Prof. Dr. Tadeu Rodrigues Iuama | Representantes do Corpo Docente

Sra. Raquel Alves Patucci, Sra. Jamile Lopes de Oliveira Gama e Sra. Cristina Martins Leão | Representantes Técnico-Administrativo

Sr. Antonio Duarte Pinto, Sra. Maria Carolina Baroni do Nascimento e Sra. Nathana Bruna de Oliveira Lima de Alcantara | Representantes da Comunidade

Sr. Luiz Fernando Invernizzi Rosa e Sra. Juliana Bernardo Ferreira | Representantes da Equipe Multidisciplinar

Sra. Nathália Cristina Oliveira de Souza, Sr. Pedro Otávio Queiroz Ferreira Jacob e Sr. Matheus de Moraes Camargo | Representantes do Corpo Discente

Relatórios de Avaliação Institucional

Acesse os relatórios com os detalhes sobre a metodologia e as ações promovidas pela CPA – Comissão Própria de Avaliação, referentes aos anos de 2015, 2016 e 2017

Pesquisa CPA

Confira os resultados da Pesquisas CPA realizada com o corpo discente, docente e técnico-administrativo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Avaliações MEC

Confira os relatórios com os pareceres das últimas avaliações realizadas pelo MEC no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Relato Institucional

Os Relatos Institucionais apresentam de que forma as avaliações internas e externas interferem positivamente nas estratégias e nos processos de gestão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Acesse o relatório referente aos anos.

Colegiado

Instâncias consultivas e

de deliberação

Órgão superior, de natureza deliberativa e normativa e de instância final para todos os assuntos acadêmico-administrativos, tem sua composição, suas atribuições e competências regulamentadas no Estatuto do Centro Universitário.

Órgão central de supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, possui atribuições deliberativas, normativas e consultivas. Sua composição, atribuições e competências estão dispostas no Estatuto do Centro Universitário.

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Composição

O Conselho Universitário (CONSU) é composto por representantes da direção, coordenação de cursos, corpo docente, corpo discente, corpo técnico-administrativo, mantenedora e da comunidade, com mandato de dois anos, com direito a recondução, exceto a representação discente, cujo mandato será de 1 ano.

Competências

I – Formular o planejamento, as diretrizes, políticas e normas gerais do Centro Universitário;

II – Criar, desmembrar, fundir ou extinguir unidades acadêmicas, administrativas ou suplementares, ouvidos o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e demais órgãos interessados, respeitado o que dispõe este Estatuto;

III – Alterar ou reformar este Estatuto, o Regimento Geral e aprovar os regimentos e regulamentos das unidades acadêmicas ou administrativas, na forma prevista neste Estatuto;

IV – Designar comissão para apurar responsabilidade de dirigentes do Centro Universitário, quando, por omissão ou tolerância, permitirem ou favorecerem o não cumprimento da legislação de ensino, deste Estatuto, do Regimento Geral ou de normas complementares;

V – Instituir a concessão de títulos honoríficos e concessão de prêmios, obedecido o que prevê o plano anual de atividades e seu orçamento base;

VI – Deliberar sobre representações ou recursos que lhe forem encaminhados pela Reitoria;

VII – Deliberar sobre intervenção nos demais órgãos do Centro Universitário, esgotadas as vias ordinárias, bem como avocar as atribuições a eles conferidas;

VIII – Determinar o recesso parcial ou total das atividades acadêmicas de cada curso ou de todos, ouvido o CONSEPE;

IX – Deliberar sobre a sistemática e o processo de avaliação institucional;

X – Deliberar sobre o plano anual de atividades e sobre a proposta orçamentária anual;

XI – Exercer o poder disciplinar, originariamente ou em grau de recurso, como instância superior;

XII – Aprovar o regimento que disciplina o seu funcionamento;

XIII – Exercer as demais atribuições de sua competência, por força de lei e deste Estatuto.

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Composiçã 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é composto por representantes da direção, coordenação de cursos, corpo docente e corpo discente, com mandato de dois anos, com direito a recondução, exceto a representação discente, cujo mandato será de 1 ano. 

Competências 

I – Criação, expansão, modificação e extinção de cursos; 

II – Ampliação, redistribuição e diminuição de vagas; 

III – Elaboração da programação dos cursos; 

IV – Programação das pesquisas e das atividades de extensão; 

V – Normas sobre as relações dos professores com o Centro Universitário, com os colegas e com os estudantes; 

VI – Normas que visem ao aperfeiçoamento dos processos de aferição do rendimento escolar; 

VII – Propostas de alteração deste Estatuto e do Regimento Geral; 

VIII – Qualquer matéria de sua competência, em primeira instância, ou em grau de recurso; 

IX – Propostas de avaliação institucional; 

X – O regimento que disciplina o seu funcionamento; 

XI – Os cursos seqüenciais, o ensino à distância e não presencial, na forma da legislação e normas vigentes; 

XII – Os currículos dos cursos de graduação, em conformidade com as diretrizes gerais, fixadas pelo MEC; 

XIII – O conteúdo e a duração dos cursos de pós-graduação, em níveis de doutorado, mestrado, especialização; 

XIV – O conteúdo e a duração dos cursos de aperfeiçoamento, extensão e atualização; 

XV – As normas gerais dos processos de seleção para matrícula em todos os seus cursos e programas; 

XVI – O calendário acadêmico anual, os turnos e o horário de funcionamento dos cursos e programas; 

XVII – As normas acadêmicas complementares às do Regimento Geral, em especial as relativas a programas de ensino, matrículas e outras, transferências, trancamentos de matrícula, reopções de curso, adaptações, avaliação do processo ensino-aprendizagem, processo seletivo aos diversos cursos, aproveitamento, aceleração ou recuperação de estudos e outras, que se incluem no âmbito de sua competência; 

XVIII – O poder disciplinar, no âmbito de suas funções; 

XIX – A constituição de comissões; 

XX – As demais atribuições que, por sua natureza, lhe estejam afetas. 

Órgão superior, de natureza deliberativa e normativa e de instância final para todos os assuntos acadêmico-administrativos, tem sua composição, suas atribuições e competências regulamentadas no Estatuto do Centro Universitário.

Órgão central de supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, possui atribuições deliberativas, normativas e consultivas. Sua composição, atribuições e competências estão dispostas no Estatuto do Centro Universitário.

Órgão consultivo, ligado diretamente à reitoria, responsável pela condução e articulação dos processos de avaliação internos da instituição, pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Órgão consultivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e por sua implantação.

Propor os PPCs, novos e alterações, a serem submetidos à aprovação do CONSEPE, além de avaliar o andamento dos projetos e do curso.

Órgãos de apoio, reponsáveis pela verificação, registro, guarda da documentação de toda a vida acadêmica do estudantes, desde seu ingresso até a conclusão do curso e a expedição do diploma ou certificado.

Órgão responsável por supervisionar, coordenar, assessorar, orientar e executar ações relacionadas aos processos avaliativos e regulatórios do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Colegiado

Instâncias executivas

Órgão executivo da administração superior do Centro Universitário, é exercida pelo Reitor, escolhido e designado pela Entidade Mantenedora, com mandato de quatro anos, podendo ser reconduzido ao cargo e com as suas atribuições e competências dispostas no Estatuto do Centro Universitário.

Responsável pela gestão institucional e por conectar todas as áreas de liderança.

Responsável por gerenciar e coordenar toas as atividades acadêmicas da instituição, ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Responsável por gerenciar e coordenar as atividades financeiras e departamentos administrativos e financeiros da instituição.

Responsável pelas áreas de marketing, novos negócios, relacionamento e parcerias, captação e relacionamento com estudantes.

Responsável por gerenciar e coordenar as atividades relacionadas com soluções e recursos de computação.

Planejar, definir, acompanhar e avaliar as políticas e ações para o desenvolvimento das atividades de gestão da execução orçamentária financeira e patrimonial relativas às áreas acadêmicas.

Planejar, executar e acompanhar as políticas de ensino de graduação.

Responsável pela gestão do curso, para todos os efeitos acadêmico-administrativos.

Normas e Regimentos

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