Internacionalização, Arte e Cultura

Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que desejam articular o campo interdisciplinar das Relações Internacionais, da Cultura e da Arte, desenvolver políticas e projetos para a internacionalização de bens artísticos e culturais e empreender projetos culturais de cunho social e privado.
Valores SÃO PAULO

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu São Paulo
Valor do curso de R$ 32.659,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor final
A36R$ 975,08*R$ 35.102,88*
B30R$ 1.153,74*R$ 34.612,33*
C24R$ 1.339,96*R$ 32.158,93*
D18R$ 1.786,61*R$ 32.159,00*
EÀ vistaR$ 27.252,47*R$ 27.252,47*
 

Por que fazer esse curso?

O curso aborda as relações internacionais contemporâneas nos campos da Arte e Cultura e como as políticas públicas, a diplomacia cultural e as forças de mercado e políticas atuam e interagem.
A Pós-Graduação em Internacionalização, Arte e Cultura apresenta as técnicas de formulação, elaboração e avaliação de projetos culturais com o objetivo principal da internacionalização de bens e produtos artísticos e culturais, e como os incentivos fiscais, a captação de recursos, e as regras tributárias e internacionais são agregadas aos projetos.
O aluno do curso tem a chance de aplicar os conhecimentos dos eixos estruturante e executivo, além do eixo institucional e optativo, em um trabalho de conclusão de curso (TCC) necessariamente voltado para a elaboração de um projeto de internacionalização cultural.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

Identificação de oportunidades e modelos empresariais modernos. Modelos empresariais de startup nos setores da economia criativa. Métodos de pesquisa e resolução de problemas em segmentos criativos. Como desenvolver novos empreendimentos nos padrões concorrenciais atuais.
Apresentação e discussão dos principais aspectos da diplomacia nacional e internacional envolvendo a arte e a cultura. Panorama das ações promovidas pelas diplomacias em que a arte e a cultura sejam estratégicas.
Conceitos e princípios do Direito Tributário Internacional. Tratados contra a Dupla Tributação. Tributação Internacional de Pessoas Jurídicas e Físicas. Estabelecimento Permanente. Tributação internacional da renda, ganho de capital, lucros, dividendos, juros, royalties e capital. Planejamento Tributário Internacional. Análise de casos práticos envolvendo a tributação internacional.
Esta disciplina envolve estudos de casos selecionados em novos negócios e design de empresas ou de projetos. Os estudos serão previamente distribuídos e as discussões ocorrerão presencialmente. A ênfase será nas políticas, diplomacias, negócios e empreendedorismo relacionados com a arte e a cultura e que tenham escala internacional.
Apresentação da estrutura de um projeto e suas articulações. Análise das partes de um projeto e das técnicas para a sua elaboração. Estudo de mercado, tamanho, orçamento, investimento, financiamento e viabilidade econômico-financeira. Estratégias de implantação.
Planejamento estratégico de marketing. Estudo das novas mídias e sua aplicação em negócios no Brasil e no exterior. Custos, riscos, problemas e alcance. Segmentação e públicos-alvo. Mensuração do mercado e projeção. Experiências internacionais de marketing estratégico aplicados à economia criativa, notadamente em arte e cultura.
Apresentação e discussão do panorama da arte e cultura no mundo contemporâneo. Riscos e desafios para a manutenção dos patrimônios da humanidade. Formas de expressão e a pós-modernidade. Perspectivas e proposições para uma agenda internacional humanística.
Técnicas de pesquisa de mercado utilizando a nova abordagem científica de análise e tratamento de dados e sua transformação em informação segundo o objeto de pesquisa. Aplicação prática de pesquisa a ser formulada segundo a área de interesse do participante. Apresentação e discussão dos resultados estatísticos da pesquisa.
Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

rodolfo.chagas@belasartes.br

Currículo Lattes

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2017), com mestrado (2007) e graduação em Geografia (2004) na mesma instituição. Possui graduação em Letras Português-espanhol pelo Centro Universitário de Santo André (2008) e especialização em Ensino de espanhol para brasileiros (2012) pela PUC-SP e em Direitos Humanos, pela PUC-PR (2020). Atualmente é docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, atuando nos cursos de Relações Internacionais e Comunicação Social. Também é coordenador da graduação em Relações Internacionais da Belas Artes. Tem experiência na área de Relações Internacionais, Geografia, Educação, Comunicação Social e Turismo, tanto na modalidade presencial, como na modalidade de ensino à distância, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolítica, relações interculturais, integração regional, antropologia, política internacional, jornalismo internacional e político, língua espanhola e produção de textos.

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