Mercado da Música
BA Online (EAD)

Músicos, comunicólogos, profissionais do audiovisual e demais interessados em atuar no atual mercado da música brasileira.

Valores EAD

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – EAD
Valor do curso de R$ 16.830,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser paga*Valor Final*
A36R$ 495,82R$ 17.849,36
B30R$ 586,54R$ 17.596,06
C24R$ 680,42R$ 16.330,13
18R$ 907,22R$ 16.330,00
EÀ vistaR$ 13.880,54R$ 13.880,54
 

Por que fazer esse curso?

A Pós-Graduação em Mercado de Música apresenta todas as possíveis áreas de atuação no atual mercado de música brasileiro, incluindo criação de trilha sonora musical para cinema e televisão, music e sound branding, direitos autorais, portais de streaming e muito mais.
O curso é direcionado para músicos, comunicólogos, profissionais do audiovisual e demais interessados em atuar no mercado de música.
O especialista formado estará apto para desenvolvimento de projetos em apresentações ao vivo e on-line, formatação de projetos culturais em música, trilhas sonoras para diferentes produções, editais e questões de direitos autorais.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

A relação da direção artística com músicos, espaços e estilos musicais. A relação da criação de cenários e figurinos com a projeção de imagens. O papel da apresentação ao vivo dos vídeos jockeys (V.J.s). A criação visual para espetáculos musicais.

O que são os direitos autorais e as principais sociedades arrecadadoras no Brasil. Direitos morais e patrimoniais. Os diferentes modelos de direitos autorais e as obras de domínio público. Os direitos morais e patrimoniais. Os direitos conexos e a utilização da música em obras audiovisuais e espaços públicos.

A relação entre a edição e a pós-produção dentro de uma obra/produto audiovisual. Panorama histórico da montagem no cinema. Os principais conceitos e teorias da montagem cinematográfica. A construção de sentidos e emoções durante o processo de edição e montagem. Linguagens e procedimentos de edição e montagem. Introdução à prática da edição e da pós-produção digital.

Processos criativos e principais etapas de sonorização de um produto audiovisual, da chegada do material até o produto final. A relação do editor de som com a equipe de criação da produção audiovisual, principalmente com roteiristas, diretores e editores de imagem. As principais funções na equipe de som de uma produção audiovisual.

Como criar e elaborar novos negócios da música para artistas, empreendedores, produtores e investidores. De que modo utilizar as plataformas digitais, redes sociais, ações com marcas, ciência de dados, o live commerce, NFT (non-fungible token), dentre outros, para gerir projetos musicais. Como é possível se diferenciar e se destacar no atual mercado da música.

A relação da imagem-música nas produções fonográficas e audiovisuais. O surgimento e a história dos videoclipes no Brasil e no mundo, e sua relação com Cinema e Televisão. A importância da Music Television (MTV) e do Youtube. A relevância dos videoclipes nas décadas de 1980 e 1990, e no atual mercado da música. Processos criativos de realização de videoclipes. As principais referências, estéticas e estilos.

O processo de criação musical para jingles e spots publicitários. A relação desenvolvida entre os músicos e a equipe de criação publicitária. A atual relevância dos podcasts no mercado da música e as diferenças com relação ao papel exercido pelo rádio. A presença da música nos videogames.

O papel estratégico e a diferença entre lives, shows e performances no atual mercado da música. As estratégias de realização, promoção e divulgação das apresentações musicais ao vivo. Performance do músico em apresentações ao vivo. Breve panorama das funções, etapas e profissionais envolvidos nestas apresentações.

Características e especificidades de emissoras de televisão e plataformas de streaming. Modelos de negócio e formatos comerciais para dramaturgia audiovisual. Conceitos de veiculação, publicação e divulgação de produtos ficcionais para TV e internet.

O papel estratégico e a diferença entre lives, shows e performances no atual mercado da música. As estratégias de realização, promoção e divulgação das apresentações musicais ao vivo. Performance do músico em apresentações ao vivo. Breve panorama das funções, etapas e profissionais envolvidos nestas apresentações.

A relação da música com a economia criativa. Como a música se mostra uma das artes mais presentes no mundo atual, com diferentes modos de ser aplicada e consumida. Os novos modelos de negócios musicais e a relação da música com as outras produções artísticas e comunicacionais.

Os papeis exercidos pela música e a relação dela com a Publicidade e a Propaganda. Conceitos fundamentais de branding e branding Sensorial. A relevância artística e como negócio do sound e do music branding. Exercícios práticos de criação de músicas e sons para a identidade das marcas. Os principais exemplos de sound e music branding.

Os principais processos de criação e as etapas de realização de uma trilha musical para uma obra audiovisual. Os exemplos mais bem-sucedidos ao longo da história, tanto em termos de criatividade quanto de repercussão popular e de vendas. A Indústria Fonográfica e as Telenovelas. O caso Som Livre. As trilhas musicais especialmente criadas para as telenovelas.

Exposição, reflexão e discussão dos procedimentos estéticos e técnicos de composição musical vinculada à produção audiovisual pelo exame da produção dos compositores de trilhas musicais para o cinema.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

guilherme.bryan@belasartes.br

Currículo Lattes

É professor dos cursos de graduação de Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Artes Visuais e Produção Fonográfica e de pós-graduação em Direção de Arte e Cinema e Vídeo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Além disso, é diretor, roteirista e pesquisador da série 100 anos de samba, exibida pelo Canal Brasil, diretor e roteirista da série Os anos 80 estão de volta, exibida pelos canais Curta! e Viva, e professor de Introdução à História do Videoclipe, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. É doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Comunicação e Cultura pela ECA-USP. Também é autor do livro Teletema – a história da música popular através da teledramaturgia brasileira, da editora Dash, com Vincent Villari, e do Quem tem um sonho não dança – cultura jovem brasileira nos anos 80, editora Record. Foi chefe de Jornalismo da Rádio Brasil 2000 FM e subeditor da revista Cult, com textos publicados em jornais e revistas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: videoclipe, cultura brasileira, televisão, cinema e música.

TOUR 360

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