Mercado de Moda e Consumo

Profissionais, empresários e pesquisadores que visam adquirir uma ampla compreensão do mercado de moda em âmbito global; que se tornem capazes de formatar estratégias criativas e propor soluções inovadoras para as novas demandas de consumo e desafios diários enfrentados na gestão de moda contemporânea. Como exemplos, graduados em Comunicação Social, Ciências Humanas, Psicologia, Educação, Arquitetura, Design, Moda e demais áreas afins.
Valores

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu 
Valor do curso de R$ 29.690,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser paga*Valor Final*
A36R$ 885,06R$ 31.862,09
B30R$ 1.047,23R$ 31.416,84
C24R$ 1.216,25R$ 29.189,94
D18R$ 1.621,67R$ 29.190,00
EÀ vistaR$ 24.736,45R$ 24.736,45

Por que fazer esse curso?

Prepare-se para conhecer profundamente o mercado de moda em uma perspectiva global: os modelos de negócios emergentes, as transformações nos modos de produção, comunicação e distribuição, os nichos de mercado, as tendências de consumo, além dos principais desafios enfrentados.
Os consumidores de hoje dialogam com a indústria, engajando-se em inúmeras contestações ao mercado de moda, principalmente no que diz respeito às relações de trabalho e limitações em numerações, corpos e etnias. Em resposta, novos movimentos de consumo como o slow fashion e a moda plus size despontam neste cenário. A Pós-Graduação em “Mercado de Moda e Consumo” está atenta a isso, abrangendo um extenso aparato teórico-prático, com disciplinas que vão desde a Moda em Mercados Internacionais até o Consumo de Moda em Mercados da Diversidade, preparando os egressos a desenvolverem uma postura inovadora e inclusiva no mercado.
O profissional egresso da Pós-Graduação em “Mercado de Moda e Consumo” será preparado para assumir posições estratégicas e de liderança no mercado de moda, podendo trabalhar dentro e fora do Brasil, em áreas como gestão de produto, marketing e varejo nas cadeias de lojas de departamento, e em laboratórios e agências de consultoria de imagem e pesquisa de moda etc.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

A disciplina aborda o fenômeno do consumo por diferentes prismas teóricos, privilegiando, entretanto, a perspectiva antropológica e suas implicações no universo da moda, no ambiente profissional, e no cotidiano como um todo, destacando os valores e os sistemas culturais, a função da moda, da publicidade e do design nesses sistemas e os rituais e práticas de consumo.
Os públicos da diversidade podem ser entendidos como aqueles que fogem ao padrão de consumo considerado normativo no que diz respeito ao corpo, ao gênero, a orientação sexual, a etnia, a idade e a religião. Nos últimos anos, esses grupos estão crescendo bastante, assim como sua demanda por consumo, o que tem levado as organizações a enxergarem a necessidade de inclui-los em suas estratégias. Assim, o objetivo desta disciplina é discutir a recente inclusão de novos públicos na Moda e a segmentação de diversos nichos de mercado: Moda Evangélica, Gestante, Plus Size, Deficiente, agênero, popular, gay, multicultural, asiática etc. Busca-se compreender as especificidades e necessidades de cada público para produzir uma comunicação adequada e inclusiva.

Estudo da cultura do consumo a partir da revolução digital. Interconexões entre as práticas sociais, a produção cultural e os modos de comunicar e interagir. Análise das mídias sociais em tempos globais e um olhar sobre a moda, por meio dos estudos culturais e da análise do imaginário social.

O curso será um laboratório que observa essa tendência e conhecimento prático de mercado propiciando articulações desafiadoras e pioneiras: implementação criativa de moda para consumidores até então excluídos pelo mercado. Será privilegiada, assim, a dedicação aos novos sujeitos. Apresentação e compartilhamento de projetos.
Investiga-se, nesta disciplina, a moda enquanto mediadora das relações sociais e o fenômeno de estetização do cotidiano promovido desde o nascimento do pret-à-porter e/ou ready to wear, e sua intensificação na contemporaneidade, com a formação de uma cultura de moda global. Desse modo, serão abordadas discussões em torno dos estudos culturais e sua relação com a moda e a produção cultural, estilos de vida e consumo de marcas, práticas sociais, consumo e sociabilidades.
A disciplina visa fornecer ao aluno os conhecimentos práticos da produção de imagem de moda e styling, desenvolvendo a sua capacidade de executar projetos de várias envergaduras e modalidades, envolvendo os processos de produção de moda para editoriais, catálogos e fashion filmes em novas mídias. Estudo das mediações nas imagens de moda, produzindo conhecimento, processos criativos, culturais e técnicos na imagem de moda para as passarelas, publicidade, editoriais e fashion films.

Debateremos, nesta disciplina, a hibridização da economia e extensão do conceito de inovação na produção e nos negócios de moda. Assim, alguns tópicos a serem investigados dizem respeito ao conceito de Indústria Criativa, estratégias e sistemas produtivos emergentes, sustentabilidade, tecnologia, serviços e novos modelos de negócios na indústria da moda.

Introduzir as novas abordagens multidisciplinares em pesquisa de comportamento do consumidor a partir da técnica de Fashion Forecasting, que possibilita desenvolver habilidades específicas para interpretar e classificar os sinais que prenunciam novas tendências em moda e consumo.

A disciplina faz uma abordagem teórico-prática nas áreas de Ética, Comunicação e Moda. Os alunos estarão aptos a atuarem no mercado dominando técnicas textuais, análises texto-visuais, compreensão de públicos e mídias e capacitados a elaborar projetos.
Entender o significado e o impacto da internet e mídias sociais na comunicação e economia global, especialmente na divulgação de artigos de moda. Serão investigados cases de marcas que usam com sucesso as mídias sócias como ferramenta de comunicação, além de bloggers e influenciadores digitais (do facebook ao instagram), com foco na elaboração de estratégias e ações de comunicação, planejamento e marketing por meio de mídias sociais.
Na contemporaneidade, a estética perpassa todas as esferas da vida em sociedade, tornando-se uma lógica que parece ordenar o sistema cultural, econômico e social, instigando a tudo e a todos para passarem por investimentos estéticos. Esta disciplina estuda a transestetização do cotidiano, caracterizada pelo colapso do encadeamento ordenado de significantes, pelas mudanças percebidas nas experiências culturais e nos modos de significação. Por meio do fluxo veloz de signos e imagens que saturam a trama da vida cotidiana na sociedade contemporânea e, especialmente, no ambiente digital.
O principal objetivo dessa disciplina é compreender a nova conformação das estruturas de oferta e demanda em mercados fashion mundiais, por meio da participação de bens e serviços de moda na economia contemporânea. Buscaremos compreender as características específicas de cada ambiente internacional no que diz respeito ao mercado de moda e ao comportamento de consumo.
Apresentar e colocar em prática os princípios teóricos e metodológicos da semiótica visual. A partir de análises concretas de objetos de diferente natureza – moda, artes plásticas, cinema, televisão, mídia impressa e digital etc. –, o aluno irá aprender a ler e interpretar o significado e o papel das imagens e das linguagens visuais no mundo contemporâneo. Mais especificamente, com base nas proposições de autores franceses.
Apresentar a importância da comunicação do significado das marcas de moda no espaço físico das lojas, por meio de ações e estratégias de visual merchandising. Compreensão, organização e concepção do espaço de varejo de moda para uma comunicação adequada entre arquitetura, produto e consumidor. Design de interiores fashion: organização e percepção: setorização, circulação, cores e iluminação. Vitrinas e exposição de mercadorias.
Essa disciplina estuda como a tecnologia móvel pode ser inserida em diferentes acessórios, seja como uma fonte de informação, comunicação ou entretenimento para os seus utilizadores, por meio dos dispositivos weareables, constituindo um ambiente em que a tecnologia passa a estar presente no dia-a-dia das pessoas.
Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

josenilde.souza@belasartes.br

Currículo Lattes

Graduada em Comunicação Social pela UNIFACS, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação e Styling de Moda pelo SENAC, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris e Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson, da Style Works of Union Square New York. Coordena e leciona no curso de Pós-Graduação em Consultoria de Imagem do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordena e leciona nos cursos de Pós-Graduação de Criação e Styling, Negócios da Moda e Modelagem & Moulage do Senac. Leciona na Graduação da Belas Artes (Relações Públicas, Moda, Publicidade) e no curso de Personal Stylist da Escola Panamericana-SP. Atua, também, como palestrante e consultora de imagem. Associada a ABEPEM e Colaboradora do grupo Sociossemióticas – PUC-CPS- SP. Proprietária da Galeria do Conhecimento. Atua na área de inovação, criatividade, fotografia de moda.

TOUR 360

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