Museologia, colecionismo e curadoria

Profissionais graduados de diversas áreas do conhecimento, que trabalham ou que pretendem trabalhar com a produção audiovisual.

08/08

Início da próxima turma
SEG e QUA

Valores

VALORES*

Valores* dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – São Paulo
Valor* do curso de R$ 32.659,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser paga*Valor Final*
A36R$ 975,08R$ 35.102,88
B30R$ 1.153,74R$ 34.612,33
C24R$ 1.339,96R$ 32.158,93
D18R$ 1.786,61R$ 32.159,00
EÀ vistaR$ 27.252,47R$ 27.252,47

Por que fazer esse curso?

Torne-se um profissional especializado em museologia e curadoria, tendo como base conhecimentos fundamentais do setor como o trabalho com coleções públicas e privadas, a preservação patrimonial por meio de exposições e curadorias e uma compreensão ampla sobre o sistema de arte.
A Pós-Graduação em “Museologia, Colecionismo e Curadoria” oferece tanto aspectos teóricos quanto práticas curatoriais e preservacionistas, promovendo um amplo conhecimento sobre os processos de mediação cultural.
Os museus, galerias de arte, institutos de pesquisa, centros culturais, coleções privadas, entre outras instituições afins à museologia e às curadorias de arte têm exigido relações cada vez mais profissionalizadas, o que estimula a abertura contínua de novos postos de trabalho.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

A disciplina é voltada para o estudo da educação em museus a partir de seus aspectos teóricos e práticos, evidenciando o papel da educação na concepção de exposições e no funcionamento das instituições museológicas. Destacaremos, por meio de estudos de caso e da bibliografia mais relevante e recente da área, a importância do estabelecimento de processos educacionais em museus e exposições, tendo como base o desenvolvimento de parcerias com diferentes tipologias de público.

Abordará o processo de desenvolvimento de projetos expositivos em museus com diferentes tipologias de coleções desde conceito gerador, planejamento técnico, cronograma, discurso expositivo, recursos expográficos, linguagem de apoio, seleção de acervo, incluindo, também, seus aspectos históricos.

Apresenta noções básicas sobre a conservação preventiva de acervos a partir da análise da composição material das obras de arte e da influência dos diversos agentes ambientais e antrópicos responsáveis por sua degradação. Aborda ainda a aplicação de métodos de controle das condições ambientais responsáveis pela degradação dessas obras, como também de métodos de diagnóstico do ambiente e da edificação responsável pela salvaguarda dos acervos. Apresenta ainda as melhores formas de proceder a embalagem e transporte das obras, manuseio das coleções, tipos de mobiliário e reserva técnica. Perpassa ainda pela história da preservação.

A disciplina propõe pensar os novos moldes da crítica contemporânea relacionada à arte e, mais especificamente, às exposições de arte. Serão indicadas leituras fundantes sobre a importância da reflexão sobre os modos de exibir e de articular conceitos por meio de obras.

A disciplina discute, por meio de textos e estudos de caso, tipologias curatoriais, a relação da disciplina com a história da arte, aspectos éticos da profissão e metodologias de trabalho.

Serão pensados projetos expositivos, associados a curadorias, apontando as especificidades dos processos de montagem de exposições utilizando acervos tombados ou privados. Serão mostrados recursos expográficos tais como circuitos, utilização de painéis, comunicação visual, dentre outros.

A disciplina irá focar em alguns princípios de produção de imagens para registro de acervos, coleções e montagem de exposições abordando a especificidade da linguagem fotográfica aplicada às necessidades de cada tipologia de coleção.

Por meio do método da Documentação Museológica, os alunos serão introduzidos no universo da gestão de coleções, exigência de qualquer realidade institucional baseada no princípio do colecionismo e focado na Salvaguarda Patrimonial. Serão abordados os métodos e procedimentos de responsabilidade do museólogo documentalista, tais como a gestão de risco, a implantação de sistemas informatizados e os bancos de dados e imagens digitais.

Será apresentado um panorama das exposições consideradas exemplares que vêm reorganizando tanto a maneira de expor como da própria apreciação da arte.

Será apresentado um panorama das exposições consideradas exemplares que vêm reorganizando tanto a maneira de expor como da própria apreciação da arte.

Conceituar e discutir a iluminação em museus. Explorar os fundamentos da iluminação relacionados aos espaços de exibição de obras de arte, técnicas de iluminação, efeitos e aplicações. Proteção dos objetos expostos. Estudo de casos do uso da iluminação em museus nacionais e internacionais.

A disciplina propõe analisar o conceito de Gestão Cultural visando a sua aplicação no Planejamento Institucional e na elaboração de projetos culturais. Discutir o papel da cultura nas ações de comunicação e marketing na sociedade contemporânea. Desenvolver uma visão crítica de projetos culturais. Apresentar os modelos de recursos públicos disponíveis para investimentos na área da cultura e, em especial, as Leis de Incentivo e de Fomento. Conhecer práticas de legislação patrimonial e modelos de financiamento.

A disciplina apresenta algumas das principais linhas teóricas que estruturam o pensamento museológico, dando destaque para o desenvolvimento de um raciocínio teórico que tem, no Brasil, uma grande repercussão em nível mundial que levou à ideia de museologia participante e social. A teoria de museus acompanha sua história, as diferentes formas de organização de seus acervos e relacionamento com seus públicos. Com base em questões teóricas apresentadas a priori, a disciplina abordará a metodologia do sistema de ações museológicas.

Propõe a capacitação e o aprimoramento profissional na área da produção executiva como atividade de fundamental importância para a viabilização do projeto curatorial. Possibilita o entendimento de todas as etapas que fazem parte da produção de uma exposição: contratos, empréstimos de obras, seguro, transporte, montagem, entre outros.

Serão feitas visitas técnicas em museus, galerias e coleções públicas e privadas acompanhadas de especialistas focando no aprofundamento e troca de experiências relativas aos processos e métodos da preservação e divulgação da arte institucionalizada.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

marilucia.botallo@belasartes.br

Currículo Lattes

Marilúcia Bottallo é Museóloga especializada em Gestão de Informações e em Gestão institucional. Doutora em Ciências da Informação e Mestre em Artes ambos pela ECA/USP. Diretora Técnica do Instituto de Arte Contemporânea. Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autora, entre outros, do Livro Patrimônio da Humanidade no Brasil: suas riquezas culturais e naturais editado pela Unesco Publishing e do Livro Festas no Brasil publicado pela Editora Brasileira. Membro da Diretoria do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM/BR). Membro da Comissão Científica e Editorial da Coleção Gestão e Documentação de acervos: textos de referência. Docente das disciplinas Museologia e História dos Museus; Gestão de Coleções Públicas e Privadas, Ética e Gestão Patrimonial, entre outras.

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