Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo (BA ONLINE)

Valores EAD

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – EAD
Valor do curso de R$ 16.830,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser paga*Valor Final*
A36R$ 495,82R$ 17.849,36
B30R$ 586,54R$ 17.596,06
C24R$ 680,42R$ 16.330,13
D &nbsp18R$ 907,22R$ 16.330,00
E &nbsp &nbspÀ vistaR$ 13.880,54R$ 13.880,54
 

Por que fazer esse curso?

A pós-graduação em Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo propõe uma formação sólida e diversificada em produção cultural e curadoria de conteúdo visando alcançar as práticas culturais contemporâneas de entretenimento e consumo, em espaços reais e virtuais. Estabelece como marco teórico prático uma formação em arte e cultura bem como em produção e negócios tendo como fundamento reflexão e prática.
Busca instigar os alunos a desenvolver novos formatos de produção cultural e curadoria de conteúdos atendendo a uma procura cada vez maior por negócios digitais em arte e cultura, estando alinhada à criatividade de formatos e ineditismo de conteúdos.
A área de Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo está larga expansão a partir das demandas da Economia Criativa. O profissional será capacitado a produzir conteúdo e negócios, eventos e assessoria para marcas e personalidades em geral. Além disso será capacitado a construir, elaborar e avaliar projetos e conteúdos culturais em contextos dinâmicos e de alta complexidade. Para isso, valerá de informações e conhecimento de áreas como antropologia, legislação, comunicação e arte.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

Arte hoje. Arte Ocidental e não ocidental. Patrimônio Cultural material e imaterial. Tombamento, registro e preservação de bens patrimoniais.

Comunicação integrada e formatos de AI. Plano de Assessoria e avaliação. Atendimento a demandas de veículos jornalísticos e relação com os agentes da imprensa. Técnicas jornalísticas aplicadas à comunicação das organizações.

Comportamento do consumidor na área de marketing. Segmentação de mercado. Fatores de influência do comportamento. Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O processo de decisão de compra e a Jornada de Compra. Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença e atitude.

Conteúdo e informação. Perfil das redes sociais. Entretenimento e informação. Calendário editorial: estruturação, perfil e montagem.

Criação visual: características e fundamentos. Representação gráfica dos objetos de multimídia de base: texto, som, imagem, vídeo. Produção de mídia para a internet

Conceito de cultura. Etnografia: características. Pesquisa de cultura on line. Coleta e análise de dados.

O conceito de Eventos e compreensão de seus elementos básicos. Estudos sobre a produção e montagem de eventos culturais. Tipos de eventos e suas características.

Criatividade e arte. Estruturação e gestão de carreira artística. Projetos Criativos e etnografia. Produção de conteúdo para projetos de arte e cultura. equipes multidisciplinares, flexíveis e proativas.

Conceitos básicos da linguagem e das estruturas gráficas. Desenvolvimento do raciocínio visual. Representação de imagens digitais. Fundamentos da Imagem Gráfica e Digital. Técnicas de Realce de Imagens

Estudo e aplicação de ferramentas de marketing cultural para divulgação e interface com o mercado de bens culturais. Fontes de financiamento de projetos culturais. Tendências atuais do marketing cultural.

O valor da obra de arte. O mercado de arte e suas instituições. A precificação da obra. Arte e marketing.

Aplicação prática das métricas de mídias sociais na avaliação de resultados de estratégias digitais de marcas e negócios. Métricas de Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Ferramentas nativas de Analytics das mídias sociais. Métodos e técnicas de monitoramento e análise para redes e mídias sociais.

Aplicação prática das métricas de mídias sociais na avaliação de resultados de estratégias digitais de marcas e negócios. Métricas de Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Ferramentas nativas de Analytics das mídias sociais. Métodos e técnicas de monitoramento e análise para redes e mídias sociais.

Análise de Ambiente e Mercado de Cultura. Planejamento e Processo Decisório. Elementos de um plano de negócios. Branding de marcas. Estratégia de portfolio de marcas.

Os enquadramentos de projetos nas leis de incentivo culturais, municipais, estaduais e federais. Direito autoral, contratação dos serviços culturais e normas relativas à realização de eventos culturais.

Indústria cultural e perspectiva crítica. Estudos culturais. Economia criativa. Arte e questões contemporâneas: questões de gênero e étnico-raciais. Instituições culturais e hegemonia: museus, galerias e casas de cultura

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

ronaldo.mathias@belasartes.br
Currículo Lattes

Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Graduação Teorias da Comunicação, Antropologia e História da Arte e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Coordenador da Pós em História da Arte. Autor do livro Antropologia e Arte (2014) pela Editora Claridade (Nova Alexandria) e Antropologia Visual (2016), pela Nova Alexandria.

TOUR 360

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades