menu

Rádio, TV e Internet

Bacharelado

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

Presencial

CAMPUS

Paraíso

DURAÇÃO

8 Semestres

HORÁRIOS

MANHÃ, das 7h30 às 12h50

Avaliação do MEC

Sobre

O CURSO

Valores

Cursos de Graduação

Parcelas Mensais e Consecutivas
ManhãR$ 3.188,99*
*Valores sem desconto referente a 2024/1
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–
A expansão das redes sociais, a convergência de mídias e a necessidade de projetos audiovisuais fazem com que surjam constantemente novas possibilidades para o profissional de Rádio, TV e Internet. A prova é que ele é o profissional que:
Trabalhos práticos de alunos premiados em concursos como o Expocom Sudeste 2021 da Intercom nas categorias “roteiro de filme de ficção” e “videoclipe”.
Disciplinas que se relacionam com outras áreas de Comunicação propiciando uma formação mais completa como “Produção publicitária audiovisual”, “Jornalismo sonoro e radiojornalismo” e “Jornalismo audiovisual e telejornalismo”.
Matérias inovadoras como “Games, realidade virtual e experiências imersivas” e “Inovação audiovisual para formatos digitais, móveis e em rede”.
Organização de acervos e preservação da memória audiovisual no “Núcleo de Estudos em Teledramaturgia” e no “Museu da TV, Rádio & Cinema”.
Diante destas possibilidades, você fica cheio de ideias na cabeça – e a Belas Artes quer que você coloque todas em ação! Por isso, nosso curso de Rádio e TV – avaliado com nota máxima no MEC – tem um grande diferencial: já no primeiro semestre, você realizará exercícios práticos com câmera na mão, e editará vídeos e peças sonoras em espaços e experiências como:

Como é nossa

Matriz Curricular

DISCIPLINASHORAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL40
CULTURA MUSICAL E LINGUAGEM SONORA80
FILOSOFIA40
FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO RÁDIO E DA TV40
HISTÓRIA DA ARTE: DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX40
HISTÓRIA DO RÁDIO, DA TV E DA INTERNET40
METODOLOGIA DE PESQUISA40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA I – TEORIA E HISTÓRIA60
REDAÇÃO E ROTEIRO PARA FORMATOS AUDIOVISUAIS80
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO40
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA40
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO40
INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO40
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA40
LINGUAGENS E ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS40
LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA II – LINGUAGEM E PRODUÇÃO60
PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO80
SOCIOLOGIA40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I40
CAPTAÇÃO DE IMAGEM E DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA80
COMUNICAÇÃO VISUAL40
CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO40
EDIÇÃO DE VÍDEO80
INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO40
JORNALISMO SONORO E RADIOJORNALISMO40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA III – CAPTAÇÃO E EDIÇÃO60
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO40
REDES SOCIAIS E INFLUENCIADORES DIGITAIS: ESTRATÉGIAS40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II40
DESIGN THINKING40
DIREÇÃO DE ARTE NO AUDIOVISUAL40
DIREÇÃO DE ATORES, PRODUÇÃO DE ELENCO E DUBLAGEM80
DRAMATURGIA EM RÁDIO, TV E STREAMING40
OPTATIVA I40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA IV – PRODUÇÃO FICCIONAL60
ROTEIRO DE FICÇÃO AUDIOVISUAL80
STORYTELLING40
TRILHA SONORA E PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III40
FUNDAMENTOS DE MARKETING40
GESTÃO AUDIOVISUAL E PRODUÇÃO EXECUTIVA40
JORNALISMO AUDIOVISUAL E TELEJORNALISMO80
MÍDIAS SOCIAIS: MONITORAMENTO40
OPTATIVA II40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA V – INFORMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO60
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS ESPORTIVOS40
PROGRAMAÇÃO, AUDIÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO EM RÁDIO E TV40
VINHETAS, ANIMAÇÕES E EFEITOS VISUAIS80
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV40
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL40
DOCUMENTÁRIO E GRANDE REPORTAGEM80
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO40
ESTRATÉGIAS E CONTEÚDOS PARA INTERNET40
GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS40
OPTATIVA III40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA VI – INOVAÇÃO E SEGMENTAÇÃO60
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIOVISUAL80
VIDEOCLIPE, VIDEOARTE E POÉTICAS DO AUDIOVISUAL40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V40
AUDIOVISUAL, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE40
BRANDING40
CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA40
DIREÇÃO EM RÁDIO E MÍDIAS SONORAS80
DIREÇÃO EM TV E MÍDIAS AUDIOVISUAIS80
LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM RÁDIO, TV E INTERNET40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA VII – DIREÇÃO60
PROJETOS CULTURAIS, EDITAIS E LEIS DE INCENTIVO40
TCC: PRÉ-PROJETO, METODOLOGIA E REFERÊNCIAS40
SUBTOTAL500
DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI40
CURADORIA E CRÍTICA DO AUDIOVISUAL40
ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA E PRODUÇÃO MULTIPLATAFORMA40
FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS40
FORMATOS E ADAPTAÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)40
SUBTOTAL280

TOTAL

3.780 Horas
8 Semestres
4 Anos

O aluno deverá cursar 120 horas de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído por LIBRAS e por outras disciplinas ofertadas pelos cursos EAD da Instituição.

Prof. Dr. Dirceu Lemos da Silva

Coordenador do curso

Doutor em Comunicação Social, jornalista e radialista graduado, com especializações em Comunicação e Produção Executiva. Foi produtor de televisão por 19 anos, tendo experiência na direção e produção de documentários e curtas metragens, na produção executiva de filmes publicitários e na produção de RTVC em agência publicitária. Desde 2004, é docente e atualmente leciona na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Exclusividades
para o

#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
NEI
BA creative collectibles
Nota máxima MEC
logo STB - student travel bureal, exclusividade Belas Artes

COMO É

O MERCADO DE TRABALHO
É responsável pela direção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos.
ícone media salarial
Em 2020, quando o rendimento médio do mercado de trabalho foi de R$ 2.924,00, o salário médio dos profissionais criativos foi de R$ 6.926,00.
ícone tecnologia e consumo
As áreas de Consumo e Tecnologia são as que mais se destacam no crescimento, com taxas de expansão de 20% e 12,8% entre 2017 e 2020, respectivamente.

935 mil

É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
ícone pib criativo
2020 Também foi o ano onde o PIB criativo totalizou R$217,4 Bilhões – Valor comparável à produção total do setor de construção civil
ícone crescimento pib criativo
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%

Inscreva-se agora no curso

Rádio, TV e Internet

E faça parte do nosso time de mentes criativas

edital

Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.