Rádio e TV

Valores

VALORES

Valores dos Cursos de Graduação
 Parcelas Mensais e Consecutivas
ManhãR$ 3.543,33*

O CURSO

A expansão das redes sociais, a convergência de mídias e a necessidade de projetos audiovisuais fazem com que surjam constantemente novas possibilidades para o profissional de rádio e TV. A prova é que ele é o profissional que:

Trabalhos práticos de alunos premiados em concursos como o Expocom Sudeste 2021 da Intercom nas categorias “roteiro de filme de ficção” e “videoclipe”.

Disciplinas que se relacionam com outras áreas de Comunicação propiciando uma formação mais completa como “Produção publicitária audiovisual”, “Jornalismo sonoro e radiojornalismo” e “Jornalismo audiovisual e telejornalismo”.

Matérias inovadoras como “Games, realidade virtual e experiências imersivas” e “Inovação audiovisual para formatos digitais, móveis e em rede”.

Organização de acervos e preservação da memória audiovisual no “Núcleo de Estudos em Teledramaturgia” e no “Museu da TV, Rádio & Cinema”.

Cria programas e projetos, faz a gestão de conteúdos de diferentes gêneros como: informativo, entretenimento, educativo-cultural, reality, videoclipes e variedades. Escreve roteiros, planeja a execução e organiza as etapas de produção. Capta som e imagem com qualidade técnica e artística, edita e finaliza produtos de áudio e vídeo, além de programas de rádio e TV.

Coordena equipes e exerce a direção geral de atores, de arte (cenografia e figurino) e de fotografia (iluminação, planos e movimentos de câmera). Elabora e controla orçamentos na produção executiva.

Gerencia a programação radiofônica e televisiva de emissoras. Monitora audiência. Elabora propostas de produções independentes e autorais. Acompanha as instâncias de comercialização e distribuição de programas e projetos em áudio e vídeo.

Diante destas possibilidades, você fica cheio de ideias na cabeça – e a Belas Artes quer que você coloque todas em ação! Por isso, nosso curso de Rádio e TV – avaliado com nota máxima no MEC – tem um grande diferencial: já no primeiro semestre, você realizará exercícios práticos com câmera na mão, e editará vídeos e peças sonoras em espaços e experiências como:

A MATRIZ

  • Disciplinas
  • Horas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • CULTURA MUSICAL E LINGUAGEM SONORA
  • 80
  • FILOSOFIA
  • 40
  • FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO RÁDIO E DA TV
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DO RÁDIO, DA TV E DA INTERNET
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PIME – PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 1 – TEORIA E HISTÓRIA
  • 60
  • REDAÇÃO E ROTEIRO PARA FORMATOS AUDIOVISUAIS
  • 80
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 500
  • Disciplinas
  • Horas
  • GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • LINGUAGENS E ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS
  • 40
  • LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO
  • 80
  • PIME – PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 2 – LINGUAGEM E PRODUÇÃO
  • 60
  • PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO
  • 80
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 500
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1
  • 40
  • CAPTAÇÃO DE IMAGEM E DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
  • 80
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO
  • 40
  • EDIÇÃO DE VÍDEO
  • 80
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • JORNALISMO SONORO E RADIOJORNALISMO
  • 40
  • PIME – PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 3 – CAPTAÇÃO E EDIÇÃO
  • 60
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDES SOCIAIS E INFLUENCIADORES DIGITAIS: ESTRATÉGIAS
  • 40
  • Subtotal
  • 500
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2
  • 40
  • DESIGN THINKING
  • 40
  • DIREÇÃO DE ARTE NO AUDIOVISUAL
  • 40
  • DIREÇÃO DE ATORES, PRODUÇÃO DE ELENCO E DUBLAGEM
  • 80
  • DRAMATURGIA EM RÁDIO, TV E STREAMING
  • 40
  • OPTATIVA 1
  • 40
  • PIME – PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 4 – PRODUÇÃO FICCIONAL
  • 60
  • ROTEIRO DE FICÇÃO AUDIOVISUAL
  • 80
  • STORYTELLING
  • 40
  • TRILHA SONORA E PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO
  • 40
  • Subtotal
  • 500
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 3
  • 40
  • FUNDAMENTOS DE MARKETING
  • 40
  • GESTÃO AUDIOVISUAL E PRODUÇÃO EXECUTIVA
  • 40
  • JORNALISMO AUDIOVISUAL E TELEJORNALISMO
  • 80
  • MÍDIAS SOCIAIS: MONITORAMENTO
  • 40
  • OPTATIVA 2
  • 40
  • PIME – PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 5 – INFORMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
  • 60
  • PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS ESPORTIVOS
  • 40
  • PROGRAMAÇÃO, AUDIÊNCIA E COMERCIALIZAÇÃO EM RÁDIO E TV
  • 40
  • VINHETAS, ANIMAÇÕES E EFEITOS VISUAIS
  • 80
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 4
  • 40
  • COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
  • 40
  • DOCUMENTÁRIO E GRANDE REPORTAGEM
  • 80
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • ESTRATÉGIAS E CONTEÚDOS PARA INTERNET
  • 40
  • GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 40
  • OPTATIVA 3
  • 40
  • PIME – PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 6 – INOVAÇÃO E SEGMENTAÇÃO
  • 60
  • PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIOVISUAL
  • 80
  • VIDEOCLIPE, VIDEOARTE E POÉTICAS DO AUDIOVISUAL
  • 40
  • Subtotal
  • 500
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5
  • 40
  • AUDIOVISUAL, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
  • 40
  • BRANDING
  • 40
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • DIREÇÃO EM RÁDIO E MÍDIAS SONORAS
  • 80
  • DIREÇÃO EM TV E MÍDIAS AUDIOVISUAIS
  • 80
  • LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM RÁDIO, TV E INTERNET
  • 40
  • PIME – PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 7 – DIREÇÃO
  • 60
  • PROJETOS CULTURAIS, EDITAIS E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • TCC: PRÉ-PROJETO, METODOLOGIA E REFERÊNCIAS
  • 40
  • Subtotal
  • 500
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 6
  • 40
  • CURADORIA E CRÍTICA DO AUDIOVISUAL
  • 40
  • ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA E PRODUÇÃO MULTIPLATAFORMA
  • 40
  • FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
  • 40
  • FORMATOS E ADAPTAÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS
  • 80
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
  • 40
  • Subtotal
  • 280

Carga Horária Total do Curso

4 anos - 4.536 Horas/Aulas

O aluno deverá cursar 120 h/a de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além da disciplina de Libras, também por disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno deverá realizar a escolha da disciplina optativa via portal acadêmico, conforme prazos previamente divulgados no calendário escolar, de cada período letivo. A carga horária de disciplinas optativas deverá ser cumprida até o último semestre do curso.

O MECADO

A função “diretor de programa de televisão” é a profissão mais bem remunerada na área de mídias, segundo o “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado em 2019 pela Firjan. No Brasil, a televisão aberta obtém mais de 50% da verba do mercado publicitário, ou seja, as redes de TV faturam sozinhas mais do que todos os outros segmentos de comunicação somados.

7

horas diárias de consumo médio televisivo no Brasil, em 2020. O tempo médio de consumo de televisão no Brasil aumenta a cada ano. De 2015 para 2019, o brasileiro consumiu, em média, 34 minutos a mais de TV diariamente. O brasileiro assistiu, em 2019, a 6 horas e 17 minutos de televisão por dia.

642

milhões de assinantes de plataformas de vídeo on demand/streaming no mundo, no final de 2019. A Digital TV Research publicou um estudo, em 2020, que prevê crescimento das plataformas de vídeo on-line que poderá atingir cerca de 1,16 bilhão de assinantes em 2025.

7

horas diárias de consumo médio televisivo no Brasil, em 2020. O tempo médio de consumo de televisão no Brasil aumenta a cada ano. De 2015 para 2019, o brasileiro consumiu, em média, 34 minutos a mais de TV diariamente. O brasileiro assistiu, em 2019, a 6 horas e 17 minutos de televisão por dia.

642

milhões de assinantes de plataformas de vídeo on demand/streaming no mundo, no final de 2019. A Digital TV Research publicou um estudo, em 2020, que prevê crescimento das plataformas de vídeo on-line que poderá atingir cerca de 1,16 bilhão de assinantes em 2025.

13 bilhões

de horas de conteúdos sonoros (rádio online, webrádio, música e podcast) são consumidos por mês no Brasil em serviços de streaming.
Fonte: Comscore

99%

dos internautas brasileiros assistem a vídeos online em diferentes telas e dispositivos. Fonte: Kantar Ibope Media

E entre todas as possibilidades de trabalho para os formados em Rádio e TV, as principais áreas de atuação deste profissional são:

Emissoras de rádio e TV, programadoras, agências de publicidade, produtoras de áudio, música, vídeo, TV e cinema

Sites, portais, redes sociais, canais on-line de vídeo, plataformas de podcast e de streaming de vídeo

Como freelancer, prestador de serviço autônomo ou empreendedor, dono de empresa produtora de conteúdo

Exclusividades para o #TimeBelasArtes

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades