Rádio e TV

08/08

Início das aulas 2º semestre 2022

Valores

VALORES*

Valores* dos Cursos de Graduação
 Parcelas Mensais e Consecutivas
ManhãR$ 3.081,15*

 

O CURSO

A expansão das redes sociais, a convergência de mídias e a necessidade de projetos audiovisuais fazem com que surjam constantemente novas possibilidades para o profissional de rádio e TV. A prova é que ele é o profissional que:

Cria programas e projetos, faz a gestão de conteúdos de diferentes gêneros como: informativo, entretenimento, educativo-cultural, reality, videoclipes e variedades. Escreve roteiros, planeja a execução e organiza as etapas de produção. Capta som e imagem com qualidade técnica e artística, edita e finaliza produtos de áudio e vídeo, além de programas de rádio e TV.

Coordena equipes e exerce a direção geral de atores, de arte (cenografia e figurino) e de fotografia (iluminação, planos e movimentos de câmera). Elabora e controla orçamentos na produção executiva.

Gerencia a programação radiofônica e televisiva de emissoras. Monitora audiência. Elabora propostas de produções independentes e autorais. Acompanha as instâncias de comercialização e distribuição de programas e projetos em áudio e vídeo.

Diante destas possibilidades, você fica cheio de ideias na cabeça – e a Belas Artes quer que você coloque todas em ação! Por isso, nosso curso de Rádio e TV – avaliado com nota máxima no MEC – tem um grande diferencial: já no primeiro semestre, você realizará exercícios práticos com câmera na mão, e editará vídeos e peças sonoras em espaços e experiências como:

A MATRIZ

  • Disciplinas
  • Horas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO RÁDIO E TV
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • LINGUAGEM SONORA
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • OFICINAS DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO SONORO E AUDIOVISUAL
  • 80
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EDIÇÃO DE SOM E IMAGEM
  • 80
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • DRAMATURGIA EM RTV E VÍDEO
  • 80
  • EXPRESSÃO, CORPO E VOZ
  • 40
  • FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO EM TV
  • 60
  • PLANEJAMENTO DE RÁDIO
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE TV
  • 40
  • ROTEIRO EM RTV – FICÇÃO
  • 40
  • SONOPLASTIA E DESIGN DE SOM
  • 40
  • TÓPICOS EM RTV – PROJETOS
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas
  • DIREÇÃO DE ARTE
  • 40
  • LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO EM RTV
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PRODUÇÃO DE RÁDIO
  • 40
  • PRODUÇÃO DE TV
  • 40
  • PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RTV
  • 40
  • RADIOJORNALISMO
  • 60
  • TELEJORNALISMO
  • 80
  • TÓPICOS EM RTV- PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas
  • ADAPTAÇÃO DE OBRAS PARA TV
  • 60
  • DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM
  • 80
  • GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 40
  • INOVAÇÃO AUDIOVISUAL P/ FORMATOS DIGITAIS, MÓVEIS E EM REDE
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • POÉTICAS DA IMAGEM E SOM
  • 40
  • SONOPLASTIA E CULTURA MUSICAL
  • 40
  • TÓPICOS EM RTV – METODOLOGIAS
  • 40
  • VINHETAS, ANIMAÇÕES E EFEITOS EM RTV
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas
  • AUDIOVISUAL, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA
  • 40
  • BRANDING
  • 40
  • DIREÇÃO DE ATORES E PREPARAÇÃO DE ELENCOS
  • 60
  • DIREÇÃO EM RÁDIO E MÍDIAS SONORAS
  • 40
  • DIREÇÃO EM TV E MÍDIAS AUDIOVISUAIS
  • 80
  • LEGISLAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS EM RTV
  • 40
  • PROJETOS EDUCATIVOS EM MULTIPLATAFORMAS
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC I
  • 80
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 180
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 360

Carga Horária Total do Curso

4 anos - 3.240 Horas/Aulas

O aluno deverá cursar 120 h/a de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além da disciplina de Libras, também por disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno deverá realizar a escolha da disciplina optativa via portal acadêmico, conforme prazos previamente divulgados no calendário escolar, de cada período letivo. A carga horária de disciplinas optativas deverá ser cumprida até o último semestre do curso.

O MECADO

A função “diretor de programa de televisão” é a profissão mais bem remunerada na área de mídias, segundo o “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado em 2019 pela Firjan. No Brasil, a televisão aberta obtém mais de 50% da verba do mercado publicitário, ou seja, as redes de TV faturam sozinhas mais do que todos os outros segmentos de comunicação somados.

7

horas diárias de consumo médio televisivo no Brasil, em 2020. O tempo médio de consumo de televisão no Brasil aumenta a cada ano. De 2015 para 2019, o brasileiro consumiu, em média, 34 minutos a mais de TV diariamente. O brasileiro assistiu, em 2019, a 6 horas e 17 minutos de televisão por dia.

642

milhões de assinantes de plataformas de vídeo on demand/streaming no mundo, no final de 2019. A Digital TV Research publicou um estudo, em 2020, que prevê crescimento das plataformas de vídeo on-line que poderá atingir cerca de 1,16 bilhão de assinantes em 2025.

13 bilhões

de horas de conteúdos sonoros (rádio online, webrádio, música e podcast) são consumidos por mês no Brasil em serviços de streaming.
Fonte: Comscore

99%

dos internautas brasileiros assistem a vídeos online em diferentes telas e dispositivos. Fonte: Kantar Ibope Media

E entre todas as possibilidades de trabalho para os formados em Rádio e TV, as principais áreas de atuação deste profissional são:

Emissoras de rádio e TV, programadoras, agências de publicidade, produtoras de áudio, música, vídeo, TV e cinema

Sites, portais, redes sociais, canais on-line de vídeo, plataformas de podcast e de streaming de vídeo

Como freelancer, prestador de serviço autônomo ou empreendedor, dono de empresa produtora de conteúdo

Exclusividades para o #TimeBelasArtes

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades