Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede

Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais

Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas

Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária

O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil inovador, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade. Essa formação só é possível porque, aqui, você terá acesso a espaços e experiências como:

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
  • 80
  • HISTÓRIA DA ARTE
  • 80
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, ARTE, CULTURA E SOCIEDADE
  • 60
  • COMUNICAÇÃO, MERCADO E PÚBLICOS
  • 80
  • COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 60
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ESTÉTICA E SEMIÓTICA
  • 80
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 80
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 80
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS E REDES: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
  • 80
  • MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS
  • 60
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 20
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • LINGUAGEM AUDIOVISUAL
  • 80
  • INTERFACES GRÁFICAS E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
  • 80
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 60
  • GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 60
  • CINEMA E FILME PUBLICITÁRIO
  • 60
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 20
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • TRATAMENTO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA
  • 60
  • AUDIOVISUAL, ROTEIRO E STORYTELLING
  • 80
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 80
  • BRANDING
  • 60
  • FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA, CORPORATIVA E DE EVENTOS
  • 80
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO E CULTURA VISUAL
  • 80
  • PLANEJAMENTO DE MÍDIA
  • 80
  • PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
  • 80
  • INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA
  • 60
  • REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 60
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • OPTATIVA I
  • 80
  • ESTUDOS CULTURAIS E SOCIOLOGIA DA MÍDIA
  • 80
  • ASSESSORIA E PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
  • 80
  • ESTATÍSTICA APLICADA À PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 60
  • REDAÇÃO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 60
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • OPTATIVA II
  • 80
  • CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE - PROJETOS
  • 60
  • INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
  • 60
  • PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO
  • 60
  • MONITORAMENTO E METRIFICAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL
  • 60
  • METODOLOGIA DE PROJETOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ORIENTAÇÃO
  • 20
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 180
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • 200
  • Subtotal
  • 400

Carga Horária Total do Curso

3200 Horas/Aulas


Mercado

Segundo o último Mapeamento da Indústria Criativa, o número de empregos na área de publicidade cresceu, em 2015:

8,9%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

E as oportunidades de trabalho para os publicitários não se concentram em uma única atividade. O formado em Publicidade e Propaganda pode atuar em:

Agências de publicidade e propaganda e/ou de comunicação, produtoras de eventos e de criação (impressa, audiovisual e web)

Departamentos de comunicação e marketing de empresas privadas, públicas e do terceiro setor

Consultorias de comunicação e empresas de pesquisa, em projetos e empreendimentos autorais

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Como os nossos alunos são avaliados:

Já conhece os diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

2 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

3 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

4 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

5 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

6 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 6 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

2 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

3 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

4 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

5 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

6 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Acontece

Vestibular Belas Artes 2019/2 está chegando!

Leia Mais

Professora da Belas Artes é indicada a Prêmio Amigos do Mercado

Leia Mais

Professor do curso de Música, Tecnologia e Inovação promove encontro para apreciação de equipamentos

Leia Mais

Passo a passo: Boleto de rematrícula

Leia Mais