Teatro e Performance
BA ONLINE (EAD)

Profissionais portadores de diploma, educadores, comunicadores, artistas, psicólogos, fonoaudiólogos, linguistas, profissionais liberais e interessados em aprofundar os conhecimentos nas artes cênicas e performance.

08/08

Início da próxima turma
SEG e QUA

Valores EAD

VALORES*

Valores* dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – EAD
Valor* do curso de R$ 16.830,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser paga*Valor Final*
A36R$ 495,82R$ 17.849,36
B30R$ 586,54R$ 17.596,06
C24R$ 680,42R$ 16.330,13
18R$ 907,22R$ 16.330,00
EÀ vistaR$ 13.880,54R$ 13.880,54


Por que fazer esse curso?

A Pós-Graduação em Teatro e Performance apresenta um panorama geral da arte teatral nacional e internacional, além das vertentes artísticas, educacionais e experimentais do teatro. O aluno desenvolverá competências em teorias teatrais, metodologias de encenação, atuação e processos criativos da linguagem teatral e da performance.
O curso é direcionado aos educadores, comunicadores, artistas, psicólogos, fonoaudiólogos, linguistas, profissionais liberais e interessados na capacitação teórica e prática do teatro.
O especialista formado no curso estará apto para atuação, direção e produção teatral com repertório crítico e criativo.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

Antropologia, cultura e comportamento. Corpo numa visão antropológica. Ritual e performance para os antropólogos. Olhos e rostos na visão antropológica. O estudo do comportamento cênico pré-expressivo que se encontra na base dos diferentes gêneros dramáticos.

Potencializar a criação de repertórios para desenho arquitetônico da cena. Desenvolvimento conceitual e prático da direção de arte para o espaço cênico. Processos de produção e organização para construção de identidade visual. A luz, objetos de cena, a sonorização e a composição de elementos como efeitos de sentidos para a criação da espacialidade cênica.

Reflexão teórica associada aos processos de montagem teatral e procedimentos de suporte ao trabalho de montagem; dramaturgia do espetáculo teatral. Estudos dos principais períodos e obras. Conceituações: dramaturgo, dramaturgia, dramaturgo de gabinete e o drama.

Processo de criação de figurino e adereços. Estudo da caracterização visual do personagem. Compreensão da teatralidade e da diferenciação simbólica e expressiva da indumentária teatral em relação à roupa do dia a dia.

O teatro como instrumento pedagógico a ser desenvolvido e aplicado em todas as disciplinas da grade curricular. O drama criativo e a prática da imaginação para a criação de jogos dirigidos. Os fundamentos dos jogos teatrais, da ludicidade humana e da improvisação como fator de desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial.

Fundamentos da produção vocal: postura e relaxamento, respiração, ressonância, articulação. Exercícios e jogos vocais. Aspectos da fonação. Voz falada e voz cantada. Conscientização da relação corpo-mente-voz. Espaço interior para a produção vocal.

Projetos culturais: definição, elaboração, apresentação e análise. Legislação e políticas de incentivo à cultura. Criação de propostas para políticas de fomento à cultura com incentivos fiscais ou estatais.

Jogos dramáticos. Improvisação livre. Objetos. Estímulos: plásticos, verbais e sonoros. Prontidão e resposta.

Fomentar a discussão sobre as práticas, metodologias da pedagogia no ensino aprendizagem do teatro. Fundamentos da Arte na Educação. O binômio teatro educação. Os princípios gerais da educação. Correntes educacionais. Perspectivas do teatro e da sala de aula na ocupação de outros espaços de mediação do saber.

Estudo teórico-prático da arte de performance. A linguagem da performance como campo de conhecimento, transdisciplinar, transcultural e multivocal. Performance cultural, arte da performance e performance do quotidiano.

Desenvolver projetos de processo de criação e apresentação de montagem de peça teatral na condição de diretor/diretora e/ou ator/atriz. Mapear os principais grupos, encenações, diretores e experimentações contemporâneas.

Percepção e consciência do corpo em movimento. Desenvolvimento das potencialidades expressivas. Elementos e qualidades do movimento. Observação e análise do movimento na cena. Improvisação.

História da maquiagem. Elaborar projetos de maquiagem e máscaras para o teatro. Diferentes técnicas para a execução dos projetos caracterização. Pesquisa e uso de materiais para a confecção dos projetos.

Grandes Diretores e Encenadores. A função do diretor, escolha e análise do texto, ou ideia a ser encenada. Concepção do espetáculo.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Grandes Diretores e Encenadores. A função do diretor, escolha e análise do texto, ou ideia a ser encenada. Concepção do espetáculo.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Estudo sobre o projeto de Pesquisa.
Análise de modelos de projetos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

josenilde.souza@belasartes.br

Currículo Lattes

Graduada em Comunicação Social pela UNIFACS, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação e Styling de Moda pelo SENAC, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris e Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson, da Style Works of Union Square New York. Coordena e leciona no curso de Pós-Graduação em Consultoria de Imagem do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordena e leciona nos cursos de Pós-Graduação de Criação e Styling, Negócios da Moda e Modelagem & Moulage do Senac. Leciona na Graduação da Belas Artes (Relações Públicas, Moda, Publicidade) e no curso de Personal Stylist da Escola Panamericana-SP. Atua, também, como palestrante e consultora de imagem. Associada a ABEPEM e Colaboradora do grupo Sociossemióticas – PUC-CPS- SP. Proprietária da Galeria do Conhecimento. Atua na área de inovação, criatividade, fotografia de moda.

TOUR 360

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