Artistas cênicos, jornalistas, radialistas, comunicólogos e demais interessados na história e na criação da teledramaturgia.
Valor* do curso de R$ 16.830,00* Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido | |||
Opção | Parcelas Mensais e Consecutivas | Parcela a ser paga* | Valor Final* |
A | 36 | R$ 495,82 | R$ 17.849,36 |
B | 30 | R$ 586,54 | R$ 17.596,06 |
C | 24 | R$ 680,42 | R$ 16.330,13 |
D | 18 | R$ 907,22 | R$ 16.330,00 |
E | À vista | R$ 13.880,54 | R$ 13.880,54 |
Princípios da direção audiovisual. Aplicação e uso dos conceitos de linguagem cinematográfica e televisual. Noções de tipos de plano e movimentos de câmera. Explicações sobre o roteiro decupado. E exemplos práticos de direção.
A direção de arte como ferramenta para a criação do universo visual de uma obra audiovisual de ficção – filme e série. A construção da realidade narrativa sensorial e plástica, a partir da premissa do roteiro. A relação entre a direção de arte e os outros departamentos constituintes de uma equipe.
Teoria e prática da Direção de Atores e Atrizes, bem como dos instrumentos e das técnicas de trabalho adequados á teledramaturgia. Exercícios de criação de personagens e cenas. Principais teorias e metodologias de criação e preparação de elenco nos diferentes formatos ficcionais. Atmosfera criativa em ambientes de produção teledramatúrgica e seus meios de veiculação.
A direção de fotografia como ferramenta para a criação do universo visual de uma obra audiovisual de ficção – filme e série. A importância da fotografia para a criação da linguagem audiovisual. Noções básicas de iluminação. As principais funções, estratégias estéticas e técnicas aplicadas pelo departamento de fotografia.
A relação entre a edição e a pós-produção dentro de uma obra/produto audiovisual. Panorama histórico da montagem no cinema. Os principais conceitos e teorias da montagem cinematográfica. A construção de sentidos e emoções durante o processo de edição e montagem. Linguagens e procedimentos de edição e montagem. Introdução à prática da edição e da pós-produção digital.
Processos criativos e principais etapas de sonorização de um produto audiovisual, da chegada do material até o produto final. A relação do editor de som com a equipe de criação da produção audiovisual, principalmente com roteiristas, diretores e editores de imagem. As principais funções na equipe de som de uma produção audiovisual.
As origens da teledramaturgia brasileira. Os processos e etapas de realização de uma telenovela. A relação das principais telenovelas com o contexto em que foram realizadas. O impacto das mudanças tecnológicas. As principais emissoras que produziram telenovelas. Intercâmbio com o mercado estrangeiro.
As principais telenovelas realizadas dos anos 1990 a 2020. Os processos e etapas atuais de realização de uma telenovela. A cultura da convergência e a transmídia. Os números de audiência. A guerra com os canais de streaming. Canal Viva, Globoplay e o novo interesse pelas obras do passado.
As principais séries, minisséries e seriados brasileiros desde o nascimento da televisão até os dias atuais, com os canais de streaming. A adaptação dos grandes clássicos da literatura brasileira e as temáticas mais complexas. As novas estruturas narrativas com as séries em streaming.
Das TVs regionais às TVs nacionais, a teledramaturgia (telenovelas, séries, episódios, etc.) como capítulo importante da História Cultural do Brasil nos séculos XX e XXI, no estabelecimento de diversos níveis de representações de nossa sociedade, especialmente no que se refere à construção de uma identidade nacional. Confronto da perspectiva única com a diversidadecultural do país, presente em prosódias, valores, comportamentos e práticas sociais, o que evidencia a historicidade dessas produções artísticas. Visibilidade das diferentes identidades e novas demandas do mundo contemporâneo como questões étnico-raciais e de gênero. No âmbito das representações e do mercado de bens simbólicos, discussão das inúmeras estratégias adotadas, em nível estético e narrativo, pela teledramaturgia brasileira, com as identidades que compõem esse mosaico chamado Brasil.
Características e especificidades de emissoras de televisão e plataformas de streaming. Modelos de negócio e formatos comerciais para dramaturgia audiovisual. Conceitos de veiculação, publicação e divulgação de produtos ficcionais para TV e internet.
Princípios da produção audiovisual em seus variados aspectos. O mercado audiovisual e suas políticas com enfoque no modelo contemporâneo, passando pela elaboração e gestão de projetos direcionados a diversos produtos audiovisuais.
A criação do roteiro de teledramaturgia. O papel de autores, colaboradores, showrunner e sala de roteiristas. A relação do autor com o diretor. O papel do Arco Narrativo e do gancho narrativo. Storyline, sinopse, escaleta, roteiro literário e roteiro decupado. Storytelling.
Relação das obras de teledramaturgia com o contexto em que são criadas. O papel e os principais exemplos do merchandising social. O quanto a telenovela interfere na sociedade e o quanto a sociedade interfere na telenovela. O papel da mídia, principalmente televisão e streaming, utilizando o marketing para causas sociais e a necessidade do público, beneficiando a sociedade com campanhas e demais iniciativas que buscam a melhoria do cotidiano brasileiro.
Os principais processos de criação e as etapas de realização de uma trilha musical para uma obra audiovisual. Os exemplos mais bem-sucedidos ao longo da história, tanto em termos de criatividade quanto de repercussão popular e de vendas. A Indústria Fonográfica e as Telenovelas. O caso Som Livre. As trilhas musicais especialmente criadas para as telenovelas.
É professor dos cursos de graduação de Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Artes Visuais e Produção Fonográfica e de pós-graduação em Direção de Arte e Cinema e Vídeo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Além disso, é diretor, roteirista e pesquisador da série 100 anos de samba, exibida pelo Canal Brasil, diretor e roteirista da série Os anos 80 estão de volta, exibida pelos canais Curta! e Viva, e professor de Introdução à História do Videoclipe, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. É doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Comunicação e Cultura pela ECA-USP. Também é autor do livro Teletema – a história da música popular através da teledramaturgia brasileira, da editora Dash, com Vincent Villari, e do Quem tem um sonho não dança – cultura jovem brasileira nos anos 80, editora Record. Foi chefe de Jornalismo da Rádio Brasil 2000 FM e subeditor da revista Cult, com textos publicados em jornais e revistas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: videoclipe, cultura brasileira, televisão, cinema e música.
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