menu

User Experience

Pós-Graduação

Edit Content

Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

EAD

CAMPUS

Vila Mariana

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

SEXTA-FEIRAS, DAS 19H00 ÀS 22H40
E SÁBADOS, DAS 08H00 ÀS 11H40 | 13h30 ÀS 17h10

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

A pós-graduação em User Experience traz uma abordagem do mundo contemporâneo com todos os desafios que estamos vivendo, ofertando aos alunos teorias, metodologias e práticas alinhadas às demandas do mercado. Especialmente agrega valores e direcionamentos para aqueles que buscam uma ascensão profissional nas áreas de Negócios Digitais, Gestão de Produtos, Experiência do Cliente e Consumidor e Marketing com foco digital.
Para tal, percorremos algumas metodologias aplicadas para a solução de problemas, como Design Thinking e UX Research, para o desenvolvimento de habilidades analíticas em nossos alunos, bem como para ampliar a visão e o tratamento de dados. Com este enfoque, sabemos que traçar métricas e encontrar norteamentos de gestão tornam-se centrais na vida dos profissionais que se dedicarão a este universo.
O curso se dedica àqueles que têm por objetivo aprender mais sobre os processos de criação e gestão de novos produtos, especialmente líderes, consultores e coordenadores da área de UX, em empresas de diversos portes e segmentos diversos, inclusive dando referências para um olhar mais criterioso e aprofundado para startups.

VALORES

Valores

Cursos de Pós-Graduação

Edit Content

Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$ 16.065,00*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 471,27*R$ 16.965,85*
B30R$ 557,74*R$ 16.732,38*
C24R$ 648,54*R$ 15.565,00*
D18R$ 864,72*R$ 15.565,00*
EÀ vistaR$ 13.230,25*R$ 13.230,25*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas referente as conexões entre a humanidade e a tecnologia. Compreende as mudanças de hábitos e comportamentos da sociedade, alinhado as ciências sociais e a evolução tecnológica considerando os ambientes digitais como espaços em que as pessoas vivem socialmente.
Fundamentos de arquitetura da informação, organização de conteúdo e componentes estruturais de produtos digitas. Tendo como base o agrupamento de componentes em categorias significativas e distintas, criando contextos assertivos e visando o entendimento e a facilidade dos usuários ao navegarem em ambientes digitais.
Conhecimento de medidas quantificáveis e de desempenho, usadas para analisar o resultado de um processo. Habilidades de como mensurar, monitorar e avaliar o comportamento de usuários e do sistema em produtos digitais, assim como a construção e projeção de sucesso para estratégias de negócio.
Compreensão do design de interação que está diretamente envolvido na execução e conclusão de tarefas. Tem como principal escopo o design e a comunicação, e compreende os fatores humanos e a interação homem-computador. Gamificação diz respeito a aplicação de mecânicas, estética e pensamento de games, que se utiliza para engajar os usuários e ajudá-los a resolver problemas em produtos digitais.
Introdução a ciência cognitiva e estrutura do cérebro. Conhecimento de projetos de design com foco na emoção e com a intenção de proporcionar experiências agradáveis ao usuário.
Conhecimentos de métodos ágeis e desenvolvimento de sistemas dinâmicos. Introdução a métodos como design Thinking, Lean, Scrum e Sprint. Conhecimento de metodologias que promovem a inspeção e adaptação de projetos para produtos digitais, a auto-organização, a comunicação frequente, o foco no cliente, trabalho em equipe e a entrega de valor.
Entendimento da informação específica de produtos digitais, das maneiras de navegar, de se mover pelo espaço informacional e hipertextual e da construção de caminhos da informação, de atalhos e de conexões com o objetivo de permitir o acesso rápido e intuitivo da informação ao usuário.
Compreensão e concepção de pesquisa e análise de dados etnográficos, buscando o entendimento integral da experiência do usuário em seu contexto. A análise dos dados coletados se dá através de metodologias específicas, permitindo a inovação, intervenção e redesign de produtos digitais. O estudo etnográfico é feito através da observação concentrada nas pessoas, em seu ambiente, interações e artefatos em produtos digitais.
Conhecimento do universo de produtos digitais e sua história. Princípios básicos do design aplicados ao desenvolvimento de produtos físicos e digitais. Análise do universo geral de experiências do usuário e seus contextos. Conhecimentos do design centrado no usuário e de design Thinking.
Concepção e montagem de wireframes de alta fidelidade para produtos digitais, através de ferramentas de prototipação a partir de uma perspectiva centrada no usuário. Criando o fluxo de tarefas para a melhor experiência do usuário, antevendo recursos de usabilidade, navegabilidade e acessibilidade, existentes em produtos finais.
Parâmetros e procedimentos para a pesquisa em humanidades; Características da metodologia científica nas humanidades; Técnicas e perspectivas de pesquisa; Diferentes tipos de narrativas.
Processo sistêmico que permite definir estratégias e planejamento para empresas. Mapeamento de definição de metas e objetivos, plano de ação, mensuração e acompanhamento de resultados de uma organização.
Fundamentos da lei da Gestalt e da sintaxe da linguagem visual, por meio do estudo da forma, dos símbolos e ícones. Compreensão de princípios de design que estabelecem conforto visual e estético a elementos conceituais visuais e relacionais de produtos digitais centrados no usuário.
Abordagem colaborativa e pragmática para inovação, melhoria dos serviços e das ofertas feitas pelas organizações. Apresenta uma mentalidade em que gera processos e conjuntos de ferramentas com uma linguagem interdisciplinar, incluindo engenharia de sistemas, marketing e branding, gerenciamento de operações, atendimento ao cliente e a organização. Aplica-se a produtos físicos e digitais, bem como serviços intangíveis.
Fundamentos e coleta de pesquisa generativa, avaliativas e pesquisas de campo, a partir de observações e estudos diários, que levam a insights para enquadrar problemas em produtos digitais, de novas maneiras que estimulam o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Escrita estratégica para UX, usando ferramentas fundamentais para criar peças digitais com foco no texto, interface do usuário e estratégia de voz de UX. Conteúdos estratégicos para converter, engajar, apoiar e atrair novos usuários. Estruturas e padrões para conteúdo, métodos para medir a eficácia do conteúdo e processos para criação e elaboração de textos para produtos digitais.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Professores do curso

User Experience

Profa. Dra. Valéria Cilene Barbosa

Coordenadora do curso
A profa. Valéria Cilene é Doutora em Design e Mestre em Design. Graduou-se em Desenho Industrial no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 1995. É Pós-Graduada em Artes e Educação e técnica em Artes Gráficas pela Escola SENAI Theobaldo De Nigris. É professora de Graduação da Belas Artes nos campi Paraíso e Votorantim.

Inscreva-se agora no curso

User Experience

E faça parte do nosso time de mentes criativas

Edit Content

Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Próxima Turma em Breve

Aproveite a oportunidade de turbinar sua carreira e alcançar seus objetivos! Inscreva-se agora para ser um dos primeiros a ser avisado quando nosso curso abrir.