CGI

Centro

Gestor da Informação

O CGI – Centro Gestor da Informação é um órgão vinculado à Reitoria, e gerencia o sistema de bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Com uma centralização administrativa técnica, coordena todas as atividades relacionadas aos seus processos e desta forma, prioriza seus recursos humanos, informacionais, infraestrutura e, seus serviços para a excelência no atendimento dos usuários.

É regido pelo regulamento que disciplina o funcionamento das Bibliotecas Luciano Octávio Ferreira Gomes Cardim (Unidade I), Biblioteca do Núcleo de Design (Unidade Shop. Cidade Jardim), Biblioteca de Obras Raras Paulo Antônio Gomes Cardim, Biblioteca de Obras Especiais Aluísio Azevedo e Midiateca Dr. Paulo Gomes Cardim (Unidade I) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e tem por objetivo assegurar a prestatividade dos serviços.

Equipe técnica

Leila Rabello de Oliveira (CRB-8/4037)
Chefe do Centro Gestor da Informação
leila.rabello@belasartes.br

Juliana Ferreira de Araújo (CRB-8/9567)
Bibliotecária
juliana.araujo@belasartes.br

Kelly dos Santos (CRB-8/9108)
Bibliotecária
kelly.santos@belasartes.br

Edna de Oliveira
Assistente
edna.oliveira@belasartes.br

Jamille Lopes de Oliveira Gama
Assistente
jamile.gama@belasartes.br

Ana Carolina Mariane Pereira
Auxiliar
ana.pereira@belasartes.br

Augusto Rocha Reis
Auxiliar
augusto.reis@belasartes.br

Camila Sousa Leal
Auxiliar
camila.leal@belasartes.br

Felipe Cabral de Almeida
Auxiliar
felipe.almeida@belasartes.br

Prêmios e imprensa

Biblioteca Cidadã
(Menção Honrosa)

Prêmio Cidadania sem fronteiras
Dezembro de 2009

Biblioteca Comunitária de Heliópolis
(Menção Honrosa)

Prêmio Cidadania sem fronteiras
Julho de 2009

Biblioteca Comunitária de Heliópolis

Prêmio Laura Russo
Março de 2010

ESTRUTURA

Sistemas de Bibliotecas

A biblioteca foi fundada em 1932 por iniciativa de um grupo de alunas e atualmente contempla um acervo de aproximadamente 140 mil itens e está inserida em um moderno Centro Gestor da Informação com Certificação ISO 9001, desde dezembro de 2004.

O Sistema de Bibliotecas caracteriza-se como bibliotecas universitárias especializadas e oferecem suporte ao desenvolvimento acadêmico, contínuo e atualizado, de sua comunidade e centraliza a gestão da seleção, aquisição e tratamento técnico da informação. Desta forma, prioriza seus recursos informacionais, sua infraestrutura e seus serviços para a excelência no atendimento de seus usuários. Os usuários têm livre acesso ao acervo da Biblioteca e Midiateca para consulta e pesquisa; além de catálogos on-line e recursos de multimídia.

 

Biblioteca Central

A Biblioteca Central Luciano Octávio Ferreira Gomes Cardim, está situada na Unidade I do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seu acervo é composto, prioritariamente por livros pertinentes às áreas de Comunicação; Arquitetura; Artes Visuais; Relações Internacionais; Cursos de Pós-Graduação, Cursos Tecnológicos, além de material referencial para os cursos livros da Instituição, e também por obras multidisciplinares, como filosofia, educação, direito e literatura.

Midiateca

A Midiateca Paulo Gomes Cardim, está localizada na Unidade I, junto à Biblioteca Central, e aloca o acervo de periódicos, DVDs, VHS e CD-ROM do Sistema de Bibliotecas. O acervo contempla as diversas áreas do conhecimento do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e conta com as principais publicações do mercado, bem como DVDS solicitados pela comunidade acadêmica com foco nos cursos promovidos pela Instituição. A Midiateca mantém na Biblioteca Setorial de Design Benedito Calixto, uma parte do acervo com publicações pertinentes às disciplinas dos cursos do Núcleo de Design Belas Artes.

Obras Raras

A Coleção da Biblioteca de Obras Raras Dr. Paulo Antonio Gomes Cardim, localizada na Biblioteca Central, possui cerca de 600 títulos e está constituída por obras publicadas do século XVIII ao XXI, abrangendo todas as áreas do conhecimento e pode ser utilizada por toda a comunidade acadêmica para consulta local e mediante agendamento.

Obras Especiais

A Biblioteca de Obras Especiais Aloisio Magalhaes é composta por livros com formatos e produção gráfica diferenciados, de alta qualidade, coleções e edições limitadas. Contemplando também obras em Braille.

Biblioteca Infantil

A Biblioteca Infantil The Children Library é uma iniciativa da artista plástica e jornalista Duda Porto de Souza e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Está vinculada ao Centro Gestor da Informação CGI e faz parte do Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo contribuindo com hábitos de leitura e na formação educacional, cultural e intelectual de crianças, jovens e adultos no Brasil.

O acervo contempla as áreas de arte e literatura, obras em diversos idiomas e gêneros para o público infantil e juvenil, tais como: livros, e-books, dvds, áudio-livros, brinquedos, gibis, revistas e jornais específicos. 

Centro de Conhecimento - Shop. Cidade Jardim

É uma unidade informação e caracteriza-se como biblioteca universitária especializada; oferece suporte ao desenvolvimento acadêmico, contínuo e atualizado de sua comunidade. Possui todos os processos de gestão, seleção, aquisição e tratamento técnico da informação e prioriza os seus recursos informacionais, sua infraestrutura e seus serviços para a excelência no atendimento aos seus usuários.

Os usuários têm livre acesso ao acervo da Biblioteca e aos seus espaços para consulta e pesquisa; além de catálogos on-line, recursos de multimídia, bases de dados e periódicos digitais. É aberta a comunidade e buscará parcerias com as instituições de ensino do entorno para os empréstimos entre-bibliotecas.

Biblioteca BA-Z

Localizada no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Shopping Cidade Jardim  , a biblioteca Material BA-Z é um laboratório de educação, desenvolvimento e pesquisa de materiais com ênfase na cultura brasileira e latino-americana, em suas ancestralidades, tradições, valores materiais e imateriais, assim como nos biomas do Brasil.

A Material BA-Z apresenta uma área de exposição e valorização de materiais emergentes, principalmente aqueles desenvolvidos por alunos e professores da Belas Artes, que são exibidos por um período antes de serem incorporados ao acervo.

Com base nos mais altos princípios éticos, as atividades desenvolvidas na Material BA-Z sempre buscam estar de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e respeitar a legislação brasileira em matéria de pesquisa.

Biblioteca Darcy Ribeiro (Votorantim)

Com área total 143 m2, a Biblioteca é formado por vários ambientes adequados (quadro 1) às atividades específicas, dentro dos padrões utilizados para o fluxo de pessoas e acesso a deficiente físico. O ar condicionado possui temperatura controlada em 22° C, para a preservação documental e conforto dos seus usuários.  

É uma unidade informação e caracteriza-se como biblioteca universitária especializada; oferece suporte ao desenvolvimento acadêmico, contínuo e atualizado de sua comunidade. Possui todos os processos de gestão, seleção, aquisição e tratamento técnico da informação e prioriza os seus recursos informacionais, sua infraestrutura e seus serviços para a excelência no atendimento aos seus usuários.  

Os usuários têm livre acesso ao acervo da Biblioteca e aos seus espaços para consulta e pesquisa; além de catálogos on-line, recursos de multimídia, bases de dados e periódicos (revistas e jornais). É aberta a comunidade e buscará parcerias com as instituições de ensino do entorno para os empréstimos entre-bibliotecas. 

Serviços

Base de Dados

O Sistema de Bibliotecas disponibiliza as seguintes bases de dados para o complemento de acervo de publicações em meio eletrônico.

Para visualizá-las, basta acessar o Catálogo on-line, fazer o login, com seu usuário e senha e aproveitar mais estes recursos.

A grande coleção de bases de dados de pesquisa da EBSCO traz conteúdo de texto completo para usuários de todos os interesses e níveis de habilidade. Nossas bases de dados atendem as necessidades de pesquisa de usuários em universidades, instituições médicas, empresas e governo, bibliotecas públicas e escolares. O conteúdo das bases de dados pode ser pesquisado no EBSCOhost, a nossa plataforma de pesquisa proprietária e intuitiva. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia/

é a maior base de dados para pesquisa da arte em texto completo que cobre arte fina, decorativa e comercial, bem como arquitetura e projeto arquitetônico. Com forte cobertura internacional, oferece centenas de periódicos de arte, revistas e livros, além de indexação detalhada, resumos e milhares de imagens.

oferece a solução de pesquisa mais completa e de qualidade em áreas relacionadas a comunicação e meios de comunicação em massa. O CMMC inclui o conteúdo do CommSearch (anteriormente produzido pela National Communication Association) e do Mass Media Articles (anteriormente produzido por Penn State) juntamente com inúmeras revistas sobre comunicação, mídia de massa e outros campos de estudo relacionados, a fim de criar uma fonte de pesquisa e referência de um campo sem precedentes e que englobe a totalidade das disciplinas de comunicação. O CMMC oferece um índice completo (“central”) e resumos de mais de 570 revistas e cobertura (“prioridade”) selecionada de mais 200 revistas, para uma cobertura combinada de mais de 770 títulos. Além disso, essa base de dados inclui texto completo para mais de 450 periódicos. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia/

Instituições acadêmicas no mundo inteiro contam com essa base de dados como seu recurso principal de informações acadêmicas. O Academic Search Elite contém texto completo de mais de 2.100 revistas especializadas. Praticamente 150 periódicos têm imagens PDF que remontam a 1985. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia/

é uma coleção em rápida expansão de mais de 130 periódicos acadêmicos do Brasil e de Portugal. Todas as principais áreas de assuntos são abordadas, com ênfase específica em Agricultura, Ciências Biológicas, Economia, História, Direito, Literatura, Medicina, Filosofia, Psicologia, Administração Pública, Religião e Sociologia. É uma ferramenta indispensável de escopo excepcional, desenvolvida para tornar a pesquisa acadêmica prontamente acessível em formato PDF. A base de dados é atualizada semanalmente. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia/

É uma plataforma de livros e textos eletrônicos, com mais de 130 mil títulos. O acesso é remoto por meio de notebook, tablet ou celular. Permite o download completo das obras, assim como impressão de trechos. Possui ferramenta de marcação, anotação e vinculação a conteúdos externos. Acervo completo para os cursos de graduação e pós-graduação.

contém mais de 2,4 milhões de registros de mais de 2.200 títulos nacionais e internacionais que remontam aos anos 1888 (incluindo 1.350 títulos principais ativos), além de mais de 190 monografias. A base de dados também contém texto completo de 920 periódicos científicos. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia/

recurso e publicação diária on-line para profissionais de política externa e leitores com um interesse sério em política internacional e assuntos estrangeiros. Seus artigos originais são escritos por uma rede de mais de 400 colaboradores de todo o mundo, incluindo especialistas em jornalismo, organizações de pesquisa, universidades, governo e outros. Essa base de dados tem atualmente milhares de artigos em seus arquivos e produz mais de 75 mil palavras de conteúdo original por mês. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia/

Essa base de dados de negócios fornece o texto completo de aproximadamente 1.000 publicações de negócios. A variada coleção de títulos contida no Business Source Elite fornece informações que remontam a 1985. Mais de 10.100 perfis de empresas significativas de Datamonitor também estão incluídos. Essa base de dados é atualizada diariamente através do EBSCOhost. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia

Essa base de dados fornece cobertura abrangente de texto completo de publicações regionais da área de negócios. O Regional Business News incorpora mais de 80 publicações de negócios regionais cobrindo todas as áreas urbanas e rurais nos EUA. Clique aqui para obter uma lista completa de títulos. Clique aqui para obter mais informações. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia/

reúne um acervo completo de livros digitais, formada por mais de 12 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 15 selos editoriais, por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos. Disponível em: https://ead.belasartes.br/acessar/

É uma plataforma que possui uma variedade de revistas e jornais de mais de 120 países. Disponível em: http://extranet2.belasartes.br/sophia/

O Target GEDWeb é um sistema especialista no campo da normalização que, há mais de 28 anos, vem evoluindo sob a égide do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, certificado nacional e internacionalmente pela DNV-GL Business Assurance (INMETRO / RVA) conforme as normas ISO 9001:2015, EN ISO 9001:2015, BS EN ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 9001:2015. Pelo fato de atender plenamente aos requisitos do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, o GEDWeb é a solução adotada pela Target e pelas maiores empresas do Brasil para implantação do SGQ e gestão de riscos regulamentares.

o Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br

mecanismo online para Referências: é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Disponível em: http://novo.more.ufsc.br/inicio

é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X.” Disponível em: https://orcid.org/

é um periódico multidisciplinar de Acesso Aberto, aceitamos pesquisas cientificamente rigorosas, independentemente da novidade. O amplo escopo da OSJ fornece uma plataforma para publicar pesquisas originais em todas as áreas das Ciências, Ciências Sociais, Humanidades, incluindo estudos interdisciplinares e de replicação, além de resultados negativos. Disponível em: https://osjournal.org/index.html

ferramenta do Google específica para trabalhos científicos e acadêmicos. Nada melhor do que ter um dos melhores mecanismos de busca à sua disposição. Disponível em: https://scholar.google.com.br/

é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e com revisão por pares. DOAJ é independente. Todo o financiamento é via doações, 22% das quais são de patrocinadores e 78% de membros e editores. Disponível em: https://www.doaj.org/

Ótimo recurso possível para encontrar teses e dissertações de pós-graduação de acesso aberto publicadas em todo o mundo. https://oatd.org/

é um sistema de informação acadêmico, consulta gratuita, especializado em periódicos científicos. http://www.latindex.unam.mx/latindex/inicio

A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. http://lattes.cnpq.br/

é o maior banco de dados de resumos e citações da literatura revisada por pares: revistas científicas, livros e anais de congressos. Oferecendo uma visão abrangente da produção mundial de pesquisa nas áreas de Ciência, Tecnologia, Medicina, Ciências Sociais e Artes e Humanidades, a Scopus apresenta ferramentas inteligentes para rastrear, analisar e visualizar pesquisas.O Scopus oferece recursos gratuitos para usuários não inscritos e está disponível no Scopus Preview. https://www.scopus.com/

publicações, métricas de citação, revisões por pares e edição de periódicos, em um só lugar. https://publons.com/

Circulação

Circulação

Cada usuário poderá retirar, sob sua responsabilidade, materiais das Bibliotecas conforme prazo de empréstimo e número de itens relacionados, realizando login com seu RM e a senha cadastrada nos balcões de atendimento.

Empréstimo

Empréstimo entre bibliotecas

O sistema de Bibliotecas oferece o serviço ao usuário, possibilitando o empréstimo de obras de outras instituições conveniadas. O processo é realizado mediante a apresentação de formulário específico que deve ser solicitado às Bibliotecárias, e encaminhado para a Instituição indicada pelo usuário. O usuário obedecerá às normas e procedimentos da biblioteca fornecedora, ficando passível em arcar com despesas e/ ou sanções que esta prever em seu regulamento interno.

Empréstimos em atraso

Verifique se os materiais retirados estão em atraso e o prazo para devolução no Catálogo Online

Devolução

O Sistema de Bibliotecas envia automaticamente uma mensagem por email aos seus usuários, comunicando o vencimento de seus empréstimos 48 horas antes da data de devolução. Aproveite mais este serviço, atualize ou cadastre seu email em dos balcões de atendimento.

Previsão de devolução

Consulte a data de devolução dos materiais retirados pelo Catálogo Online.

Renovação

Para renovação dos materiais emprestados, utilize o Catálogo Online, e faça seu login, utilizando o número de seu RM e a senha cadastrada na Biblioteca, ou compareça em um dos balcões de atendimento.

Reserva

A obra que você precisa não está disponível nas Bibliotecas? Faça a reserva de um exemplar, mediante login no Catálogo Online, ou compareça em dos balcões de atendimento em uma das unidades.

Consulta local

Obras de referência (dicionários/enciclopédias), TCC / TGI / TFG, Trabalhos de Iniciação Científica, e exemplares retidos ou de uso local, bem como periódicos publicados na semana / mês / quinzena vigente, poderão ser consultados no ambiente do Sistema de Bibliotecas. Estes itens podem ser consultados por usuários do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, por visitantes, pesquisadores e alunos de outras Instituições de Ensino Superior.

Avisos por e-mail ou sms

O Sistema de Bibliotecas fornece serviços de envio por email ou SMS de notificações pertinentes a processos de empréstimo, renovação e reserva, ao usuário que mantiver seu e-mail atualizado, e no caso de informações por SMS, solicitar a liberação deste serviço.

Programas especiais

Docente

O Programa Livro do Professor consiste na aquisição subsidiada de obras, nacionais e importadas, de valor acadêmico que contribuirão para a pesquisa e o desenvolvimento contínuo dos nossos docentes. Iniciou-se em 04 de outubro de 2010, nas festividades dos 85 anos do Centro universitário Belas Artes de São Paulo com o objetivo de aprimorar e ampliar o universo cultural, intelectual e técnico dos nossos docentes.

O projeto “Biblioteca do Professor”, implantado em 2004 e promovido pelo Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, tem como intuito principal, incentivar a pesquisa e a leitura, bem como a atualização do corpo docente da Instituição. O serviço, diferenciado e personalizado, proporciona ao docente a possibilidade de desenvolver melhores práticas pedagógicas e também amplia sua capacidade de difusão do conhecimento e da informação.

Esse serviço, que integra o Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e possui o intuito de promover o habito da leitura diária junto ao docente.

A Biblioteca passa por aqui. Aqui, no caso, é a Sala dos Professores onde a biblioteca reforça o elo existente entre o departamento e o professor, permanentemente configurado em duas dimensões: o incentivo à leitura e o compromisso com a pesquisa. É uma pequena extensão dos serviços biblioteconômicos, que se instala na Sala dos Professores, com a disponibilização de jornais e revistas, propiciando aos docentes momentos de entretenimento e conhecimento imediato dos fatos que ocorrem no Brasil e no mundo.

Comunidade

O Livro Livre é uma iniciativa do Jornal de Debates (TV Cultura – SP) que visa a difundir o hábito da leitura e formar novos leitores. O conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e na Europa, que disponibiliza livros, gratuitamente, em locais públicos. A ação já conta com mais de 600 mil participantes, entre cidadãos e instituições, em cerca de 130 países. A Belas Artes abraçou imediatamente a ideia e mais de 200 livros já foram liberados pela Belas Artes desde 2008.

Na Biblioteca da Belas Artes, os livros arrecadados para o projeto levam na capa a seguinte etiqueta: “Este livro não é um presente! Independentemente de como este livro chegou às suas mãos, ele não é seu, nem de ninguém. Ele é livre. Leia-o, diga-nos o que achou, e passe-o adiante. Deixe-o na universidade, ou vá a um shopping Center, escola, café ou outro lugar público e liberte-o. Deixe-o onde possa ser encontrado pelo próximo leitor. Aproveite para alforriar também os seus próprios livros, aqueles esquecidos no fundo da prateleira e que há tempos não são lidos. Lugar de livro é nas mãos de quem vai saber aproveitá-los, e não na estante acumulando poeira. Boa Leitura!”

Trabalhos acadêmicos

Listas bibliográficas

Serviço destinado aos alunos e colaboradores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Possui como atividade principal, recuperar informações existentes, sobre determinado assunto na base de dados local e de outras Instituições, na Internet e em Livrarias. O relatório é apresentado em forma de referências bibliográficas (NBR6033) e é enviado via e-mail ou retirado pessoalmente pelo solicitante. Para qualquer informação entre em contato com os Bibliotecários.

Orientação bibliográfica

Com base nas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, auxilia e orienta os usuários sobre normalização, padronização e apresentação dos trabalhos científicos.

As normas utilizadas são:
NBR6023 (Referências – Elaboração);
NBR6024 (Numeração Progressiva das Seções de um Documento Escrito – Apresentação);
NBR6027 (Sumário – Apresentação);
NBR6028 (Resumo – Apresentação);
NBR6034 (Preparação de Índice para Publicações);
NBR10521 (Numeração Internacional para Livros – ISBN);
NBR10525 (Numeração Internacional para Publicações Seriadas – ISSN);
NBR10719 (Apresentação de Relatórios Técnico-Científicos);
NBR10520 (Citação em Documentos – Apresentação).

Realiza a catalogação na fonte e a elaboração de fichas catalográficas de publicações institucionais e trabalhos de autoria de colaboradores e alunos, obedecendo aos padrões de catalogação e controle de palavras-chave pré-estabelecidos.

Para estes serviços, o interessado deverá agendar previamente com os Bibliotecários, entre em contato por email.

Utilidades

Bibliobag

Com a intenção de promover entre os usuários a cultura da reciclagem e a responsabilidade ambiental, o Sistema de Bibliotecas, adquiriu junto à ONG Planeta 21, 200 sacolas produzidas através da reciclagem de embalagem Treta Pak, para empréstimos à comunidade acadêmica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Quick Drop

Certificação ISO 9001:2000 (ABNT e INMETRO) no Sistema de bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas, sempre se preocupou com a qualidade no atendimento e Melhoria contínua dos seus serviços, visto que sempre atendeu seus diversos usuários de forma personalizada e atenciosa. É nesse cenário que a biblioteca universitária se insere como lugar específico para servir de alicerce ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, tendo como resultado o amplo acesso ao conhecimento.

Em dezembro de 2004, após auditoria realizada por auditores da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foi concedido ao Sistema de Bibliotecas o “Certificado de conformidade de Sistema de Gestão da Qualidade”, implementado para as atividades de bibliotecas para nível superior.

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a otimização de processos dentro da organização e a melhoria contínua dos produtos e serviços fornecidos.

Nessa perspectiva, e com a implantação do Sistema ISO 9001:2008, que o Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, hoje é parte fundamental nos processos educativos presta serviços com excelência aos seus usuários.

Responsabilidade Social

Programa Biblioteca Cidadã

O Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, trabalha com ações relacionadas à cidadania desde 1994. Assim sendo, são 28 anos de ações que promovem e democratizam o acesso à leitura por meio de doação de livros para o desenvolvimento do hábito de leitura, doação de materiais escolares e alimentos, auxílio às festas sazonais, como entrega de chocolates na páscoa, prendas e alimentos juninos, brinquedos no dia da criança e natal. Contempla, também, o atendimento a pessoas com necessidades especiais [físicas e sensoriais] e realização de campanhas contributivas em prol das necessidades das instituições parceiras atendidas (em torno de 60 instituições).

Em 2002, o projeto foi repensado e reestruturado com um novo conceito: Biblioteca Cidadã que visa não só a arrecadação e distribuição de materiais para as instituições de assistência social, mas também o intuito de despertar na comunidade acadêmica e seus parceiros a importância da responsabilidade social.

A Biblioteca Cidadã é uma iniciativa que têm como finalidade fornecer apoio a entidades assistenciais, comunidades e escolas, por meio de treinamento e capacitação de profissionais para a implantação, atendimento e formação de acervos. Realiza também ações internas de mobilização entre os corpos discente, docente e administrativo, arrecadando, por meio de doações: livros, materiais escolares, brinquedos, alimentos, entre outros.

Neste contexto, o Sistema de Bibliotecas, por meio da Biblioteca Cidadã, também gerencia a Sala de Leitura Aprendiz Belas Artes, localizada no Projeto Aprendiz, sito à Rua Padre João Gonçalves, nº 100 – Vila Madalena. Com acervo de aproximadamente 2.000 obras; atende diariamente 80 pessoas, entre crianças e adolescentes. E ainda, a Biblioteca Comunitária UNAS/Heliópolis – acervo com aproximadamente 9.000 obras. Público em potencial, 130 mil pessoas. Localizada na Rua da Mina, 52A – Heliópolis – SP

Deficientes visuais

Projeto de Acessibilidade e inclusão digital aos deficientes

Projeto inaugurado em 02/10/2008 durante o evento Ações Inclusivas – 60 anos de Direitos Humanos, foi desenvolvido para atender pessoas com deficiência visual, auditiva e restrições de mobilidade, sejam elas alunos, funcionários da entidade ou membros da comunidade. O objetivo principal é permitir que tenham acesso ao acervo bem como ao ambiente de internet e recursos de informática existentes nas Bibliotecas do Centro Gestor da Informação.

Para adaptação de móveis, acessos e recursos destinados aos alunos com deformidades físicas ou mobilidade reduzida, é possível realizar acompanhamento com um terapeuta ocupacional que indicará as adequações necessárias específicas de cada um.

Atualmente temos os seguintes recursos já disponibilizados.

Equipamentos

Máquina de escrever em Braille – máquina que perfura o papel de acordo com a codificação Braille. Utilizada pelos cegos.

Merlin Plus – Equipamento de magnificação de imagem possibilita a ampliação de livros, revistas, etc. Também possui recursos que podem ser utilizados por disléxicos e daltônicos.

Softwares

Jaws – Software de leitura de tela, utilizado pelos cegos para navegar na internet e auxiliar na utilização de outros softwares tais como Word, Excel, etc.

Magic – Software de magnificação de imagem, amplia a tela do computador para permitir que pessoas com baixa visão possam utilizar os recursos disponíveis

Open Book – Software de digitalização que possibilita transformar uma pagina digitalizada em voz, utilizado para geração de audiolivro.

Onde estamos

Campus VILA MARIANA

Aqui você tem acesso à Biblioteca Central Luciano Octávio Ferreira Gomes Cardim (Midiateca, Obras Raras e Obras Especiais) e Biblioteca Infantil

Campus Shop. CIDADE JARDIM

Aqui você tem acesso à Biblioteca BAZ e ao Centro de Conhecimento – Shop.Cidade Jardim.

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades