Comunicação e Retórica

A Pós-graduação Comunicação e Retórica é destinada aos profissionais das áreas de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas, Ciências Jurídicas e Ciências Sociais em geral. Além disso, os profissionais da área de Educação também encontrarão repertório e técnicas capazes de expandir sua atuação profissional.

Valores SÃO PAULO

VALORES

Valores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – São Paulo
Valor do curso de R$ 31.174,50*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 930,07*R$ 33.482,49*
B30R$ 1.100,49*R$ 33.014,70*
C24R$ 1.278,10*R$ 30.674,40*
D18R$ 1.704,14*R$ 30.674,52*
EÀ vistaR$ 25.994,46*R$ 25.994,46*
 

Por que fazer esse curso?

A pós-graduação em Comunicação e Retórica é destinada ao público interessado em aprimorar e ampliar seus conhecimentos em expressão oral, escrita, técnicas de apresentação visual bem como potencializar seu potencial como influenciadores comunicacionais.
O curso oferece uma específica capacitação em teorias e técnicas discursivas e argumentativas além de habilitar o aluno a aprofundar os conhecimentos em negociação e mediação de conflitos tão necessários no contexto contemporâneo.
A pós-graduação Comunicação e Retórica solidifica, por fim, as competências do profissional para sua performance no mercado de trabalho seja ele corporativo ou mesmo autônomo.

A MATRIZ

Disciplinas

HORAS

Fundamentos da comunicação. Comunicação e oralidade. Cultura oral. Identidade e memória. Escrita e oralidade. Técnicas de comunicação oral.
O que é cultura? A cultura na organização. Comportamento Organizacional: conceito. Mudança nas organizações. Os grupos na organização: formação, características, hierarquia, normas, papéis, coesão e objetivos.
Criação e criatividade. Criatividade na comunicação. Texto e criatividade. Técnicas de escrita e gêneros literários. Análise de textos criativos.
O que é um projeto? A pesquisa, o problema e a solução. Como elaborar um projeto social, cultural, empresarial ou de pesquisa. Análise de caso.

Diagnóstico e análise de cenários organizacionais que geram crises com a opinião pública. Gestão estratégica para a prevenção de crises e gerenciamento para implementação de planos de resposta para emergências.

A natureza do signo linguístico. Signo e ideologia. Teorias da comunicação: influência e manipulação. Tipos de discurso. Coesão e coerência textuais. Parágrafos narrativos, descritivos e dissertativos.

Tipos de conflitos. Métodos alternativos de solução de conflitos. Negociação e conciliação. Técnicas utilizadas em mediação: comunicação e negociação. Ética em negociação. Métodos de solução de conflitos empresariais transnacionais. Mediação entre fornecedores, consumidores, colaboradores e administradores.

Natureza e formação da opinião pública. Redes teóricas da comunicação no contexto da opinião pública. Análise dos mecanismos de controle da opinião pública, seus movimentos, expressão, articulação e impacto na gestão das relações públicas.

Linguagem, escrita e texto. Comunicação dirigida e comunicação de massa: conceitos, características e adequação. A utilização dos meios de comunicação para públicos específicos. A linguagem escrita na comunicação interna e externa das empresas. Exercícios de escrita dirigida.
Teorias funcionalistas. Teoria Crítica. Teoria da Persuasão. Estudos Aplicados de comunicação e audiência.
Teorias antropológicas da cultura. Teorias sociológicas da cultura. Cultura e comportamento. História e cultura.
Estudo sobre o projeto de Pesquisa. Análise de modelos de projetos. Estrutura do Projeto de Pesquisa.

Total

366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.
** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

OS PROFESSORES

COORDENAÇÃO

ronaldo.mathias@belasartes.br

Currículo Lattes

Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Graduação Teorias da Comunicação, Antropologia e História da Arte e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Coordenador da Pós em História da Arte. Autor do livro Antropologia e Arte (2014) pela Editora Claridade (Nova Alexandria) e Antropologia Visual (2016), pela Nova Alexandria.

TOUR 360

Já vai embora?

Insira suas informações abaixo e receba nossas novidades