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Gastronomia

Tecnológico

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Modalidade

Presencial

CAMPUS

Shop. Cidade Jardim

DURAÇÃO

4 Semestres

HORÁRIOS

MANHÃ, das 7h30 às 12h50
NOITE, das 18h30 às 23h00

Avaliação do MEC

Sobre

O CURSO

Valores

Cursos de Graduação

Parcelas Mensais e Consecutivas
ManhãR$ 3.412,50*
NoiteR$ 2.620,80*
*Valores sem desconto referente a 2024/1
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–

Gastronomia na Belas Artes: Comida e bebida com arte, cultura e ciência

Gastronomia não é apenas a arte de cozinhar ou produzir alimentos e bebidas, mas também a arte de produzi-las contextualizando culturalmente, respeitando aspectos históricos e geográficos e despertando os sentidos humanos. Na Belas Artes, a gastronomia é, também, um a manifestação artística e cultural.

Combinar ingredientes de forma acurada oferece às pessoas experiências que vão além da simples degustação. A gastronomia envolve descobertas, experiências, pesquisas, compreensão da nutrição humana e registro da preparação dos alimentos e bebidas.

De forma geral, todas as ciências humanas se unem à gastronomia a partir dos contextos humanos e culturais de criação e das tradições. É necessário compreender as interações físicas e químicas, a origem dos alimentos produzidos e consumidos, além de entender e saber lidar com os riscos de utilização dos mesmos.

Assim como a preparação, a apresentação do alimento é fundamental! O entendimento dos ingredientes utilizados, suas características – como cores, texturas e sabores – é essencial para o que chamamos de “Design Food”.

Chefs de Cozinha, Gastrônomos e todos os profissionais que trabalham com o manuseio alimentos devem ter em mente o tempo e o momento da sociedade em que estão inseridos, assim, estarão ainda mais preparados para entregar experiências que vão além da alimentação como nutrição do corpo, provocando experiências sensoriais completas.

Considerando todos esses aspectos, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo criou um curso de Gastronomia com uma abordagem ampla, que carrega o grande diferencial de uma instituição que há quase 100 anos proporciona a seus alunos o desenvolvimento e aplicação da criatividade. Criar é transformar ideias em realidade, é a capacidade de perceber o mundo de novas formas, de encontrar padrões, de fazer ligações e gerar soluções.

O curso que formará profissionais capazes de resolver questões e desafios do dia a dia, aplicando conhecimentos gerais e específicos das áreas da gastronomia. Também serão capazes de inovar e desenvolver produtos de acordo com os padrões industriais e tendências gastronômicas, aplicando competências gerenciais, analíticas e organizacionais.

Manipular matérias-primas de qualidade, identificar e explorar tecnicamente uma ampla variedade de ingredientes;
Preparar pratos e receitas com um olhar apurado, levando em consideração conceitos sobre arte, design e propriedades sensoriais que envolvem o alimento;
Atuar com ampla visão da realidade, das tendências do mercado e das técnicas, pautados pela criatividade e inovação;
Planejar, organizar, gerenciar e liderar equipes em ambientes da área de alimentos e bebidas;
Pensar e agir de forma criativa e colaborativa para a solução de problemas;
Agir de forma ética e transparente, colaborando ativamente para a necessária transformação da sociedade.

Como é nossa

Matriz Curricular

BASES DA GASTRONOMIA

DISCIPLINASHORAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I40
CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL40
CIÊNCIA DOS ALIMENTOS40
COZINHA DE CARNES E AVES80
CRIATIVIDADE E GASTRONOMIA40
GARDE MANGER80
HIGIENE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS40
HISTÓRIA E CULTURA DA GASTRONOMIA40
PRINCIPIOS TÉCNICOS DA GASTRONOMIA40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 1 – BASES DA GASTRONOMIA
60
SUBTOTAL540

GESTÃO DE NEGÓCIOS E AMBIENTES GASTRONÔMICOS

DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II40
BEBIDAS80
COZINHA DA AMÉRICAS40
COZINHA DE PESCADOS E FRUTOS DO MAR80
COZINHA FUNCIONAL40
DESIGN DE AMBIENTES GASTRONÔMICOS40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I80
GESTÃO DE PROJETOS40
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS40
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE CARDÁPIO40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 2 – GESTÃO DE NEGÓCIOS E AMBIENTES GASTRONÔMICOS
60
SERVIÇOS DE BUFFET E EVENTOS40
SUBTOTAL620

TENDÊNCIAS EM GASTRONOMIA

DISCIPLINASHORAS
ANÁLISE SENSORIAL E HARMONIZAÇÃO40
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III40
COZINHA FRANCESA40
COZINHA IBÉRICA40
COZINHA ITALIANA40
COZINHA MEDITERRÂNEA40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II80
OPTATIVA I40
PANIFICAÇÃO80
PATISSERIE80
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 3 – TENDÊNCIAS EM GASTRONOMIA
60
SUBTOTAL580

NEGÓCIOS E PROCESSOS CRIATIVOS NA GASTRONOMIA

DISCIPLINASHORAS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV40
COZINHA ASIÁTICA40
COZINHA BRASILEIRA DE RAIZ80
COZINHA INTERNACIONAL80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III80
FOOD DESIGN40
FOTOGRAFIA E IMAGENS NA GASTRONOMIA40
GESTÃO E CUSTOS EM A&B40
MARKETING DIGITAL40
OPTATIVA II40
PLANO DE NEGÓCIOS EM A&B40
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 4 – PROCESSOS CRIATIVOS NA GASTRONOMIA
60
SUBTOTAL620

TOTAL

2.360 Horas
4 Semestres
2 Anos

O aluno deverá cursar 40 h/a de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além da disciplina de Libras, também por disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno deverá realizar a escolha da disciplina optativa via portal acadêmico, conforme prazos previamente divulgados no calendário escolar, de cada período letivo. A carga horária de disciplinas optativas deverá ser cumprida até o último semestre do curso.

PROF. MS. ROBERT FALCK

Coordenador do curso

Doutorando em Hospitalidade – Universidade Anhembi Morumbi (2020 – em andamento), possui mestrado em Hospitalidade – Universidade Anhembi Morumbi (2020), especialização em Gestão de Negócios em Hotelaria – Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (2001), e graduação no Curso Superior em Hotelaria – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC SP (1996). Atualmente, é professor dos cursos de Gastronomia do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e do Centro Universitário Estácio de São Paulo. Desenvolve treinamentos e cursos no SESC-SP, além de consultorias diversas. Tem experiência na área de Turismo e Educação, com ênfase em GASTRONOMIA.

Exclusividades
para o

#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
NEI
BA creative collectibles
Nota máxima MEC
logo STB - student travel bureal, exclusividade Belas Artes

COMO É

O MERCADO DE TRABALHO
ícone media salarial
Em 2020, quando o rendimento médio do mercado de trabalho foi de R$ 2.924,00, o salário médio dos profissionais criativos foi de R$ 6.926,00.
ícone tecnologia e consumo
As áreas de Consumo e Tecnologia são as que mais se destacam no crescimento, com taxas de expansão de 20% e 12,8% entre 2017 e 2020, respectivamente.

935 mil

É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
ícone pib criativo
2020 Também foi o ano onde o PIB criativo totalizou R$217,4 Bilhões – Valor comparável à produção total do setor de construção civil
ícone crescimento pib criativo
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%

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