Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede

Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais

Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas

Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária

O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil inovador, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade. Essa formação só é possível porque, aqui, você terá acesso a espaços e experiências como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas
  • ARTE CLÁSSICA
  • 40
  • FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • FUNDAMENTOS DE MARKETING
  • 40
  • GESTÃO DA PROPAGANDA
  • 40
  • HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
  • 40
  • INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • LABORATÓRIO DE PROPAGANDA - PRÁTICAS DE CRIAÇÃO
  • 80
  • OFICINA TEXTUAL
  • 40
  • PESQUISA DE CAMPO: ETNOGRAFIA
  • 80
  • PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR (PIM) - INSPIRAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA PROPAGANDA
  • 40
  • Subtotal
  • 520
  • Disciplinas
  • Horas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • ARTE MODERNA
  • 40
  • COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
  • 40
  • ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS
  • 40
  • FUNDAMENTOS DA IMAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • LABORATÓRIO DE PROPAGANDA - PESQUISA E PLANEJAMENTO COMUNICACIONAL
  • 80
  • PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA
  • 80
  • PRODUCT DISCOVERY
  • 40
  • PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR (PIM) - CAPACITAÇÃO
  • 40
  • PUBLICIDADE DIGITAL
  • 40
  • TEORIAS CRÍTICAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 520
  • Disciplinas
  • Horas
  • ANÁLISE DE DADOS
  • 40
  • ARTE CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1
  • 40
  • COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
  • 40
  • FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
  • 40
  • INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
  • 40
  • LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS
  • 80
  • LABORATÓRIO DE PROPAGANDA - PRODUÇÃO TRANSMÍDIA
  • 80
  • PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR (PIM) - DESENVOLVIMENTO
  • 40
  • PSICOLOGIA E CONSUMO
  • 40
  • TRADE MARKETING
  • 40
  • Subtotal
  • 520

  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2
  • 40
  • CULTURA AFROAMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • EVENTOS E EXPERIÊNCIAS DE MARCAS
  • 40
  • FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
  • 40
  • LABORATÓRIO DE PROPAGANDA - LINGUAGENS DIGITAIS
  • 80
  • OPTATIVA 1
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
  • 40
  • PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
  • 80
  • PRODUÇÃO GRÁFICA
  • 40
  • PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR (PIM) - EXPLORAÇÃO
  • 40
  • ROTEIRO DE FICÇÃO: ESTRUTURAS NARRATIVAS
  • 40
  • Subtotal
  • 520
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 3
  • 40
  • COMUNICAÇÃO INTEGRADA
  • 40
  • CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 40
  • DIREÇÃO DE ARTE
  • 40
  • ESTATÍSTICA
  • 40
  • LABORATÓRIO DE PROPAGANDA - PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS
  • 80
  • MARKETING DIGITAL
  • 80
  • OPTATIVA 2
  • 40
  • PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR (PIM) - CONEXÃO
  • 40
  • REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 80
  • Subtotal
  • 520
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 4
  • 40
  • COCRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 80
  • DIREÇÃO DE ARTE: DESIGN
  • 80
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 40
  • LABORATÓRIO DE PROPAGANDA - MÉTRICAS E MONITORAMENTO
  • 80
  • OPTATIVA 3
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE MÍDIA
  • 40
  • PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR (PIM) - TENDÊNCIAS
  • 40
  • SOCIAL MEDIA
  • 40
  • STORYTELLING
  • 40
  • Subtotal
  • 520

  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5
  • 40
  • PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: MÍDIA
  • 80
  • PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: PESQUISA
  • 80
  • PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: PLANEJAMENTO
  • 80
  • TÓPICOS - FORMAÇÃO GERAL
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: METODOLOGIA
  • 40
  • USER EXPERIENCE
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES 6
  • 40
  • PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: CRIAÇÃO
  • 80
  • PROJETO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: PRODUÇÃO
  • 80
  • TÓPICOS - TENDÊNCIAS DO MERCADO PUBLICITÁRIO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PITCH DE NEGÓCIOS
  • 40
  • Subtotal
  • 280

Carga Horária Total do Curso

4 anos - 3800 Horas


Mercado

Segundo o último Mapeamento da Indústria Criativa, o número de empregos na área de publicidade cresceu, em 2015:

8,9%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

E as oportunidades de trabalho para os publicitários não se concentram em uma única atividade. O formado em Publicidade e Propaganda pode atuar em:

Agências de publicidade e propaganda e/ou de comunicação, produtoras de eventos e de criação (impressa, audiovisual e web)

Departamentos de comunicação e marketing de empresas privadas, públicas e do terceiro setor

Consultorias de comunicação e empresas de pesquisa, em projetos e empreendimentos autorais

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Já conhece os diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

A Belas Artes é referência no ensino de excelência e pioneira na área da Economia Criativa em todos os segmentos de cursos nos quais atua como: Graduação, Pós-Graduação, Cursos Livres, tanto na modalidade presencial quanto online/digital.

A modalidade de Educação Digital da Belas Artes tem encantado e impactado os estudantes, principalmente porque se apropria tanto da criatividade quanto da tecnologia. Diferenciais característicos estão contemplados nas aulas, conhecimentos e nas experiências oferecidas.

Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 15 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - TECNOLOGIA

Os cursos na Educação Digital modalidade online/digital contam com recursos de tecnologia educacional eficientes. Utilizamos inclusive realidade aumentada na busca de estímulos para experiências inovadoras, material de suporte interativo, com design responsivo e acessível, e materiais de apoio (artigos e ebooks). Assim, os estudantes conseguem estudar no tempo e espaço que lhes seja conveniente.

SAIBA MAIS

2 - PROFESSORES E TUTORES

Com um time formado por doutores em quase sua totalidade, nossos docentes são experts em suas áreas, com larga experiência profissional. Possuem capacitação contínua para atuação na educação digital, são apaixonados por isso, e know-how na utilização de diversas plataformas e ferramentas de aprendizagem para o uso de tecnologia que permita a educação oferecida remotamente.

SAIBA MAIS

3 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

4 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

5 - MÓDULOS

Os cursos são modulares, temáticos e semestralmente são desenvolvidos projetos (PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar) que garantem que os conhecimentos sejam integrados e consolidados.

SAIBA MAIS

6 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

7 - ISO 9001

Entre tantos diferenciais, a Belas Artes também é a única instituição de ensino da América do Sul a ter o selo de qualidade ISO 9001 em Educação Digital.

SAIBA MAIS

8 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

9 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

10 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

11 - EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

A Belas Artes tem o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem dos estudantes mais criativa, prazerosa e, principalmente, mais efetiva. Os trabalhos são desafiadores para que o aluno possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos e seja capaz de desenvolver competências pessoais e profissionais relevantes.

SAIBA MAIS

12 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

13 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

14 - DNA BELAS ARTES

Há quase 100 anos dedicando-se ao ensino superior, temos a missão de valorizar a cultura, a brasilidade, o propósito e o autoconhecimento. Nossa persistência pela excelência resultou em uma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) diferenciado que proporciona o sentimento de pertencimento do #TimeBelasArtes.

SAIBA MAIS

15 - ATENDIMENTO

Os cursos EAD da Belas Artes oferecem canais de atendimento exclusivos como chat e e-mail garantindo um atendimento personalizado, tanto sobre a parte técnica quanto de ordem acadêmica. Além de ser uma proposta de educação online/digital mais próxima e engajada, tem foco na educação de excelência.

SAIBA MAIS

Acontece

Yohana Oizumi, criativa da Belas Artes, é finalista no Prêmio Dasartes 2021

Leia Mais

Yohana Oizumi, artista visual formada na Belas Artes, é eleita artista do mês pela ArtConnect Magazine

Leia Mais

XX Congresso de Iniciação Científica da Belas Artes acontece no dia 24 de outubro

Leia Mais

Volta às aulas do Time Belas Artes

Leia Mais