Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede

Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais

Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas

Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária

O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil inovador, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade. Essa formação só é possível porque, aqui, você terá acesso a espaços e experiências como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PRÁTICAS CRIATIVAS
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • MÍDIAS, NEGÓCIOS E PÚBLICOS - PROSPECÇÕES E ESTRATÉGICAS
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO E MERCADO
  • 40
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA AUDIOVISUAL
  • 40
  • CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA RÁDIO
  • 40
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • ECONOMIA E CADEIAS PRODUTIVAS
  • 60
  • FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
  • 80
  • MARKETING - PRODUTOS E SERVIÇOS
  • 80
  • SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E DA MÍDIA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PROJETOS
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
  • 40
  • COMUNICAÇÃO, DISCURSO E PERSUASÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • EVENTOS E RELAÇÕES COM A IMPRENSA
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
  • 60
  • PLANEJAMENTO DE MARKETING
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE MÍDIA
  • 80
  • PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - METODOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE
  • 60
  • ESTATÍSTICA APLICADA À PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • ESTUDOS GRÁFICOS - PRODUTOS E POÉTICAS
  • 40
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • PRODUÇÃO GRÁFICA
  • 40
  • REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • 80
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 420

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • BRANDING
  • 40
  • COMUNICAÇÃO E CRÍTICA CONTEMPORÂNEA - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • GESTÃO DE WEB E REDES SOCIAIS - PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
  • 40
  • INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
  • 40
  • MARKETING DIGITAL
  • 60
  • MONITORAMENTO E METRIFICAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO DIGITAL
  • 40
  • PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO
  • 80
  • SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 40
  • TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PLANEJAMENTO
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 180
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 360

Carga Horária Total do Curso

4 anos - 3240 Horas/Aulas


Mercado

Segundo o último Mapeamento da Indústria Criativa, o número de empregos na área de publicidade cresceu, em 2015:

8,9%

em relação a 2013

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

E as oportunidades de trabalho para os publicitários não se concentram em uma única atividade. O formado em Publicidade e Propaganda pode atuar em:

Agências de publicidade e propaganda e/ou de comunicação, produtoras de eventos e de criação (impressa, audiovisual e web)

Departamentos de comunicação e marketing de empresas privadas, públicas e do terceiro setor

Consultorias de comunicação e empresas de pesquisa, em projetos e empreendimentos autorais

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Já conhece os diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

A Belas Artes é referência no ensino de excelência e pioneira na área da Economia Criativa em todos os segmentos de cursos nos quais atua como: Graduação, Pós-Graduação, Cursos Livres, tanto na modalidade presencial quanto online/digital.

A modalidade de Educação Digital da Belas Artes tem encantado e impactado os estudantes, principalmente porque se apropria tanto da criatividade quanto da tecnologia. Diferenciais característicos estão contemplados nas aulas, conhecimentos e nas experiências oferecidas.

Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 15 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - TECNOLOGIA

Os cursos na Educação Digital modalidade online/digital contam com recursos de tecnologia educacional eficientes. Utilizamos inclusive realidade aumentada na busca de estímulos para experiências inovadoras, material de suporte interativo, com design responsivo e acessível, e materiais de apoio (artigos e ebooks). Assim, os estudantes conseguem estudar no tempo e espaço que lhes seja conveniente.

SAIBA MAIS

2 - PROFESSORES E TUTORES

Com um time formado por doutores em quase sua totalidade, nossos docentes são experts em suas áreas, com larga experiência profissional. Possuem capacitação contínua para atuação na educação digital, são apaixonados por isso, e know-how na utilização de diversas plataformas e ferramentas de aprendizagem para o uso de tecnologia que permita a educação oferecida remotamente.

SAIBA MAIS

3 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

4 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

5 - MÓDULOS

Os cursos são modulares, temáticos e semestralmente são desenvolvidos projetos (PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar) que garantem que os conhecimentos sejam integrados e consolidados.

SAIBA MAIS

6 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

7 - ISO 9001

Entre tantos diferenciais, a Belas Artes também é a única instituição de ensino da América do Sul a ter o selo de qualidade ISO 9001 em Educação Digital.

SAIBA MAIS

8 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

9 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

10 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

11 - EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

A Belas Artes tem o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem dos estudantes mais criativa, prazerosa e, principalmente, mais efetiva. Os trabalhos são desafiadores para que o aluno possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos e seja capaz de desenvolver competências pessoais e profissionais relevantes.

SAIBA MAIS

12 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

13 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

14 - DNA BELAS ARTES

Há quase 100 anos dedicando-se ao ensino superior, temos a missão de valorizar a cultura, a brasilidade, o propósito e o autoconhecimento. Nossa persistência pela excelência resultou em uma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) diferenciado que proporciona o sentimento de pertencimento do #TimeBelasArtes.

SAIBA MAIS

15 - ATENDIMENTO

Os cursos EAD da Belas Artes oferecem canais de atendimento exclusivos como chat e e-mail garantindo um atendimento personalizado, tanto sobre a parte técnica quanto de ordem acadêmica. Além de ser uma proposta de educação online/digital mais próxima e engajada, tem foco na educação de excelência.

SAIBA MAIS

Acontece

Volta às aulas do Time Belas Artes

Leia Mais

Time Belas Artes ganha 6º edição do Concurso Nacional de Paisagismo da ANP - Associação Nacional de Paisagismo

Leia Mais

Superintendente acadêmica da Belas Artes fala sobre o próximo semestre a alunos e candidatos

Leia Mais

Startup de alunos da Belas Artes vence prêmio na maior feira de criatividade da América Latina

Leia Mais