A expansão das redes sociais, a convergência de mídias e a necessidade de projetos audiovisuais fazem com que surjam constantemente novas possibilidades para o profissional de rádio e TV. A prova é que ele é o profissional que:

É responsável pela criação e gestão de conteúdos informativos e de entretenimento e pela produção de roteiros, planejamento e execução, captação, direção e edição de imagem e som de todos os formatos e programas em rádio, TV e vídeo para os meios broadcastings, a cabo e web.

Gerencia a programação radiofônica e televisiva de emissoras, ou produções independentes e autorais.

Pode atuar nas áreas de sonoplastia, produção executiva, direção geral, de atores, de arte (cenografia e figurino) e de fotografia, bem como na comercialização e difusão de produtos em áudio e vídeo.

Diante destas possibilidades, você fica cheio de ideias na cabeça – e a Belas Artes quer que você coloque todas em ação! Por isso, nosso curso de Rádio e TV – avaliado com nota máxima no MEC – tem um grande diferencial: já no primeiro semestre, você realizará exercícios práticos com câmera na mão, e editará vídeos e peças sonoras em espaços e experiências como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO RÁDIO E TV
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • LINGUAGEM SONORA
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • OFICINAS DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO SONORO E AUDIOVISUAL
  • 80
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EDIÇÃO DE SOM E IMAGEM
  • 80
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • DRAMATURGIA EM RTV E VÍDEO
  • 80
  • EXPRESSÃO, CORPO E VOZ
  • 40
  • FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO EM TV
  • 60
  • PLANEJAMENTO DE RÁDIO
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE TV
  • 40
  • ROTEIRO EM RTV - FICÇÃO
  • 40
  • SONOPLASTIA E DESIGN DE SOM
  • 40
  • TÓPICOS EM RTV - PROJETOS
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • DIREÇÃO DE ARTE
  • 40
  • LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO EM RTV
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PRODUÇÃO DE RÁDIO
  • 40
  • PRODUÇÃO DE TV
  • 40
  • PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RTV
  • 40
  • RADIOJORNALISMO
  • 60
  • TELEJORNALISMO
  • 80
  • TÓPICOS EM RTV- PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ADAPTAÇÃO DE OBRAS PARA TV
  • 60
  • DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM
  • 80
  • GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 40
  • INOVAÇÃO AUDIOVISUAL P/ FORMATOS DIGITAIS, MÓVEIS E EM REDE
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • POÉTICAS DA IMAGEM E SOM
  • 40
  • SONOPLASTIA E CULTURA MUSICAL
  • 40
  • TÓPICOS EM RTV - METODOLOGIAS
  • 40
  • VINHETAS, ANIMAÇÕES E EFEITOS EM RTV
  • 40
  • Subtotal
  • 420

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • AUDIOVISUAL, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA
  • 40
  • AUDIOVISUAL, WEB E EDUCAÇÃO - TECNOLOGIAS E PROJETOS
  • 40
  • BRANDING
  • 40
  • DIREÇÃO DE ATORES E PREPARAÇÃO DE ELENCOS
  • 60
  • DIREÇÃO DE RÁDIO
  • 40
  • DIREÇÃO DE TV
  • 80
  • GESTÃO DE RÁDIOS E TVS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS EM RTV
  • 40
  • TÓPICOS EM RTV - PLANEJAMENTO
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 180
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 360

Carga Horária Total do Curso

4 anos - 3240 Horas/Aulas


Mercado

No Brasil, o último Mapeamento da Indústria Criativa indica que, entre as profissões da área de Mídia, os profissionais de Rádio e TV ocupam o:

entre as profissões mais empregadas

lugar entre as profissões com melhor salário

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

E entre todas as possibilidades de trabalho para os formados em Rádio e TV, as principais áreas de atuação deste profissional são:

Emissoras de rádio e TV, produtoras de áudio e música, cinema e vídeo

Portais de comunicação e agências de publicidade

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Como os nossos alunos são avaliados:

Já conhece os 9 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

5 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

6 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

7 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

8 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

9 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 9 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

5 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

6 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

7 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

8 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

9 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Acontece

Vestibular Belas Artes 2019/2 está chegando!

Leia Mais

Roda de conversa debate moradia e os espaços de vivência na cidade

Leia Mais

Professora da Belas Artes é indicada a Prêmio Amigos do Mercado

Leia Mais

Professor do curso de Música, Tecnologia e Inovação promove encontro para apreciação de equipamentos

Leia Mais