A expansão das redes sociais, a convergência de mídias e a necessidade de projetos audiovisuais fazem com que surjam constantemente novas possibilidades para o profissional de rádio e TV. A prova é que ele é o profissional que:

É responsável pela criação e gestão de conteúdos informativos e de entretenimento e pela produção de roteiros, planejamento e execução, captação, direção e edição de imagem e som de todos os formatos e programas em rádio, TV e vídeo para os meios broadcastings, a cabo e web.

Gerencia a programação radiofônica e televisiva de emissoras, ou produções independentes e autorais.

Pode atuar nas áreas de sonoplastia, produção executiva, direção geral, de atores, de arte (cenografia e figurino) e de fotografia, bem como na comercialização e difusão de produtos em áudio e vídeo.

Diante destas possibilidades, você fica cheio de ideias na cabeça – e a Belas Artes quer que você coloque todas em ação! Por isso, nosso curso de Rádio e TV – avaliado com nota máxima no MEC – tem um grande diferencial: já no primeiro semestre, você realizará exercícios práticos com câmera na mão, e editará vídeos e peças sonoras em espaços e experiências como:

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio, locais onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamentos, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.

CRIAR+

Agência Experimental de Comunicação nas áreas de produção jornalística e audiovisual, eventos, pesquisa e diagnósticos de tendências, criação publicitária, planejamento de comunicação e campanha, comunicação digital e assessoria de imprensa.

Semana Integrada de Comunicação

Evento que conta com palestras, exibição de filmes e gincanas para apresentar as novidades e os debates atuais, além de tratar dos desafios em comum para os profissionais da área.

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 40
  • ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
  • 40
  • FILOSOFIA
  • 40
  • FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO RÁDIO E TV
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SEC. XIX
  • 40
  • HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • 40
  • LINGUAGEM SONORA
  • 40
  • SOCIOLOGIA
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • 40
  • CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO
  • 40
  • ESTÉTICA E FELICIDADE
  • 40
  • HISTÓRIA DA MÍDIA
  • 40
  • NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO
  • 40
  • OFICINAS DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO SONORO E AUDIOVISUAL
  • 80
  • PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • 40
  • Subtotal
  • 400
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING
  • 40
  • EDIÇÃO DE SOM E IMAGEM
  • 80
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • 40
  • GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
  • 40
  • INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS
  • 40
  • LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL
  • 40
  • LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
  • 40
  • ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • SEMIÓTICA
  • 40
  • Subtotal
  • 400

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA
  • 40
  • DRAMATURGIA EM RTV E VÍDEO
  • 80
  • EXPRESSÃO, CORPO E VOZ
  • 40
  • FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO EM TV
  • 60
  • PLANEJAMENTO DE RÁDIO
  • 40
  • PLANEJAMENTO DE TV
  • 40
  • ROTEIRO EM RTV - FICÇÃO
  • 40
  • SONOPLASTIA E DESIGN DE SOM
  • 40
  • TÓPICOS EM RTV - PROJETOS
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • DIREÇÃO DE ARTE
  • 40
  • LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO EM RTV
  • 40
  • METODOLOGIA DE PESQUISA
  • 40
  • PRODUÇÃO DE RÁDIO
  • 40
  • PRODUÇÃO DE TV
  • 40
  • PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RTV
  • 40
  • RADIOJORNALISMO
  • 60
  • TELEJORNALISMO
  • 80
  • TÓPICOS EM RTV- PESQUISA
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ADAPTAÇÃO DE OBRAS PARA TV
  • 60
  • DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM
  • 80
  • GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
  • 40
  • INOVAÇÃO AUDIOVISUAL P/ FORMATOS DIGITAIS, MÓVEIS E EM REDE
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM
  • 40
  • POÉTICAS DA IMAGEM E SOM
  • 40
  • SONOPLASTIA E CULTURA MUSICAL
  • 40
  • TÓPICOS EM RTV - METODOLOGIAS
  • 40
  • VINHETAS, ANIMAÇÕES E EFEITOS EM RTV
  • 40
  • Subtotal
  • 420

  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • AUDIOVISUAL, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA
  • 40
  • AUDIOVISUAL, WEB E EDUCAÇÃO - TECNOLOGIAS E PROJETOS
  • 40
  • BRANDING
  • 40
  • DIREÇÃO DE ATORES E PREPARAÇÃO DE ELENCOS
  • 60
  • DIREÇÃO DE RÁDIO
  • 40
  • DIREÇÃO DE TV
  • 80
  • GESTÃO DE RÁDIOS E TVS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS
  • 40
  • LEGISLAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS EM RTV
  • 40
  • TÓPICOS EM RTV - PLANEJAMENTO
  • 40
  • Subtotal
  • 420
  • Disciplinas
  • Horas/Aulas
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • 180
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • 120
  • TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO
  • 40
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
  • 20
  • Subtotal
  • 360

Carga Horária Total do Curso

4 anos - 3240 Horas/Aulas


Mercado

No Brasil, o último Mapeamento da Indústria Criativa indica que, entre as profissões da área de Mídia, os profissionais de Rádio e TV ocupam o:

entre as profissões mais empregadas

lugar entre as profissões com melhor salário

Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).

E entre todas as possibilidades de trabalho para os formados em Rádio e TV, as principais áreas de atuação deste profissional são:

Emissoras de rádio e TV, produtoras de áudio e música, cinema e vídeo

Portais de comunicação e agências de publicidade

Como empreendedor, em um negócio ou serviço próprios

Como os nossos alunos são avaliados:

Já conhece os 9 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

5 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

6 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

7 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

8 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

9 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Já conhece os 9 diferenciais pra quem é aluno do #TimeBelasArtes? Confira!

1 - Processo seletivo

Processo seletivo inovador, que estimula competências socioemocionais e permite que os candidatos utilizem um aplicativo de smartphone para realizar a prova.

SAIBA MAIS

2 - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Departamento que oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

SAIBA MAIS

3 - Localização

Unidades bem localizadas próximas a estações do metrô (Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana) e a um importante circuito cultural da cidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

4 - International Office by STB

Departamento que firma parcerias internacionais e oferece cursos e experiências nas melhores universidades estrangeiras.

SAIBA MAIS

5 - Infraestrutura

Espaços que permitem o acesso a oficinas e equipamentos de última tecnologia, como os Laboratórios de Realidade Virtual e de impressão 3D e a biblioteca de materiais Material BA-Z.

SAIBA MAIS

6 - Gestão de Carreiras

Departamento que realiza workshops e palestras sobre carreira e oferece sessões personalizadas de orientação profissional.

SAIBA MAIS

7 - Eventos internacionais

Instituição que apresenta o trabalho de alunos e professores em grandes eventos internacionais, como a SP-Arte, a London Fashion Week, o SXSW e o Salão Satélite de Milão

8 - English For Creative People

Curso de inglês online e gratuito que promove a prática do idioma a partir de um conteúdo atual e personalizado.

9 - Economia Criativa

Instituição com mais de 90 anos de pioneirismo no ensino e na pesquisa da Economia Criativa, área que, anualmente, gera mais de 155 bilhões de riquezas no Brasil.

SAIBA MAIS

Acontece

Volta às aulas do Time Belas Artes

Leia Mais

Vestibular Belas Artes 2019/2 está chegando!

Leia Mais

Time Belas Artes ganha 6º edição do Concurso Nacional de Paisagismo da ANP - Associação Nacional de Paisagismo

Leia Mais

Semana de Fotografia promove palestras e workshops

Leia Mais